Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de dezembro de 2017, 16h49

Ativista de topless tenta arrancar estátua de Jesus de presépio no Vaticano

“Deus é mulher!”, gritava a ativista, que protestava contra a proibição dos direitos reprodutivos imposta pelo Vaticano 

Por Redação*

Nesta segunda-feira (25), em meio às comemorações e celebrações do Natal no Vaticano, uma ativista do grupo feminista Femen, com os seios à mostra, tentou arrancar a estátua que representa o menino Jesus do presépio da Praça São Pedro. Ela conseguiu furar uma barreira de seguranças e, agarrada à estátua, gritava: “Deus é mulher!”. A mesma frase estava pintada em seu corpo.

De acordo com o Femen, o objetivo do ato foi chamar a atenção para a  política do Vaticano associada à proibição do aborto e da contracepção. Para o grupo, os dogmas da igreja católica com relação aos direitos reprodutivos representam “um forte ataque medieval à liberdade das mulheres e a seus direitos naturais”.

“Uma criança não vem de um deus, mas de uma mulher”, diz um comunicado do grupo divulgado pelo Facebook.

Depois de correr por alguns metros, a ativista foi detida. O protesto ocorreu duas horas antes de o papa Francisco fazer a tradicional mensagem de Natal para cerca de 50 mil pessoas na praça.

O site do grupo Femen identificou a ativista como Alisa Vinogradova.

*Com Agência Reuters e Agência Brasil

Foto: Reprodução


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum