O que o brasileiro pensa?
25 de junho de 2020, 21h43

Ativista do Black Lives Matter: “Se os EUA não mudarem, queimaremos este sistema”

Em entrevista, Hawk Newsome afirmou que sua postura não é violenta: “os EUA foram construídos sobre a violência. Violência é o que nós sofremos durante séculos. Quem nos acusa de violentos é extremamente hipócrita”

Hawk Newsome discursando na sede de Nova York do Black Lives Matter (foto: Countable.us)

Se os protestos contra a morte de George Floyd por um policial em Minneapolis não produzirem nenhuma mudança importante no sistema dos Estados Unidos, o movimento Black Lives Matter “queimará esse sistema e o substituirá”. Foi isso o que disse nesta quarta-feira (24) o ativista Hawk Newsome, um dos líderes desse movimento em Nova York.

“Se este país não nos der o que queremos, queimaremos esse sistema e o substituiremos. Querem pagar para ver? Se eu estou falando no sentido figurado ou literalmente é uma questão de interpretação, pense o que você quiser”, disse Newsome, em uma reportagem do programa “The Story”, do canal Fox News.

Segundo o ativista, sua postura não é violenta. “Os Estados Unidos foram construídos sobre a violência. Violência é o que nós sofremos durante todos esses séculos. Qualquer um que nos acusa de violentos é extremamente hipócrita”, respondeu Newsome.

Ele também descreveu o Black Lives Matter como um movimento “dedicado a salvar vidas que sempre foram descartadas pelo sistema. As vidas negras com as quais o sistema nunca se importou, e agora nós dizemos que elas importam, ou então vamos lutar por um novo sistema onde elas importem”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum