O que o brasileiro pensa?
18 de junho de 2020, 22h31

Ativista negra representa o Brasil no 5º Encontro Latino-Americano Progressista

Mariana Janeiro participou do encontro que aconteceu de forma virtual, reunindo lideranças de esquerda de toda a região e teve como tema o renascer do conceito de “Pátria Grande” através do protagonismo de uma nova geração

A ativista Mariana Janeiro (foto: PT)

A ativista Mariana Janeiro foi uma das participantes destacadas no 5º ELAP (Encontro Latino-Americano Progressista), que aconteceu nesta quinta-feira (18). O evento foi realizado através de videoconferência virtual, devido à pandemia do novo coronavírus.

Durante sua intervenção, Mariana afirmou que “o esforço para a construção, para o renascimento de uma Pátria Grande não está perdido, não é passado e não está morto”. Ela também lembrou que, com a pandemia, a região vive um aprofundamento de diversas crises política, econômica, social e racial, que configuram um novo desafio para a esquerda latino-americana.

“A luta pela liberdade e pela integração latino-americana foi o sonho de muita gente que veio antes de nós. E afirmo: essa luta não acabou, porque a história não acabou, a história não acaba nunca e o sonho deles deve ser nosso compromisso hoje”, enfatizou a ativista e militante do movimento de mulheres negras.

Mariana é suplente de deputada federal e vice-presidenta do PT de Jundiaí, além de secretária nacional de Mobilização do partido e pré-candidata a vereadora para as eleições de 2020 em sua cidade. Ela participou de um painel junto com o ex-chanceler equatoriano Ricardo Patiño e a líder ambientalista de Honduras, Bertha Zúñiga.

O evento é organizado pela Frente Nacional de Jovens da Revolução Cidadã do Equador, e terá novas jornadas virtuais nos próximos três, dias, nos quais estão programadas as participações dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Rafael Correa (Equador) e a Cristina Kirchner (Argentina). Esta última também é a atual vice-presidenta e presidenta do Senado em seu país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum