Com carro e telão, ativistas confrontam Bolsonaro em Nova York: “Criminoso”; veja vídeo

Presidente foi alvo de escracho em desembarque para atividade à noite

Ativistas não têm deixado vida fácil para o presidente Jair Bolsonaro em Nova York. O mandatário chegou à cidade estadunidense no domingo (19) para participar da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (21), e tem enfrentado protestos. Nesta segunda-feira (20), manifestantes rodaram a cidade com um telão pedindo a prisão do presidente e chegaram a se encontrar com ele.

Notícias relacionadas

À noite, o grupo Democracy Brazil, autor da ação, protestou contra o presidente durante desembarque dele para uma atividade sob gritos de “genocida”, “Fora Bolsonaro” e “assassino”. Bolsonaro acenou para o grupo de manifestantes.

O carro com telão trazia frases como “Prendam Bolsonaro”, “Amazônia ou Bolsonaro e Bolsonaro” e “Criminoso Climático”, todas em inglês.

Em manifesto, os ativistas apontam que “a mera presença de Bolsonaro na Assembléia Geral das Nações Unidas demanda resposta” em razão da emergência climática mundial.

“Ele é o único chefe de Estado não vacinado. É o homem que desmontou os instrumentos de fiscalização do desmatamento em seu país. Ele é o líder que autoriza e anistia o aumento recorde na destruição da Amazônia e de outros biomas. Ele preside sobre um dos maiores ataques aos povos indígenas do Brasil. E infelizmente essa não é uma tragédia apenas brasileira”, afirmam.

“A Amazônia já está cruzando a linha do ponto de não retorno. Sua preservação é uma condição fundamental em nossa luta contra as mudanças climáticas. Assim, nossa ação visa denunciar Bolsonaro ao maior número possível de cidadãos e lideranças. Nenhum chefe de Estado, nenhuma liderança comprometida com o meio ambiente, direitos humanos e democracia deve confiar em uma só palavra que Bolsonaro tenha a dizer, nem recebê-lo ou tê-lo como aliado. Pois Bolsonaro não é apenas um presidente extremista, mas uma ameaça real ao futuro de todos nós”, dizem ainda.

Veja vídeos:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR