Barcelona divulga guia sexual da pandemia que recomenda sexo ao ar livre

Documento produzido pela Agência de Saúde Pública da capital catalã afirma que “há menor risco de contato se o sexo for realizado em espaços abertos e bem ventilados”

Foto: Caserta Web
Escrito en GLOBAL el

O sexo em tempos de pandemia do coronavírus certamente é uma das grandes controvérsias deste estranho ano de 2020. Por isso, a Agência de Saúde Pública de Barcelona resolver intervir no debate com um documento com recomendações para que a prática sexual seja o mais segura possível.

O guia sexual de Barcelona tem uma versão online que está disponível em catalão, em formato de perguntas e respostas, com as que a agência sanitária considerou as dúvidas mais frequentes dos habitantes da cidade a respeito do tema.

A primeira questão a ser esclarecida pelo guia é sobre forma de contágio do vírus. Nesse sentido, o documento deixa claro que “não há evidências científicas, até o coronavírus possa ser transmitido através do sexo vaginal ou anal”.

Entretanto, há sim instruções para usar proteção durante o sexo oral. O texto também recomenda evitar beijos durante a relação, especialmente se a transa for entre pessoas que não moram juntas – o guia também desincentiva o sexo com parceiros não habituais.

Outro ponto curioso do documento é sobre os locais onde fazer sexo. O guia afirma que “há menor risco de contato se o sexo for realizado em espaços abertos e bem ventilados”.

O guia também sugere tomar banho antes e depois de cada relação, ou ao menos lavar as mãos com água e sabão em ambos os momentos, durante pelo menos 20 segundos. No caso de uso de brinquedos sexuais, estes também devem ser desinfectados.