Bernie Sanders defende Evo Morales, que agradece apoio no Twitter

Em entrevista para um meio estadunidense, o senador que lidera as pesquisas das prévias no Partido Democrata, falou sobre a Bolívia: “não gosto dos golpes militares”

Encontro entre Bernie Sanders e Evo Morales no Vaticano, em 2016 (foto: HispanTV)
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista recente para o programa “Meet the Press”, do canal MSNBC, o senador Bernie Sanders, candidato mais progressista nas prévias do Partido Democrata e favorito segundo muitas pesquisas, fez uma declaração favorável ao ex-presidente boliviano Evo Morales.

A entrevista aconteceu no sábado (8), antes das prévias no estado de New Hampshire, vencidas por Sanders, nesta terça-feira (11).

Ao ser perguntado sobre a situação na Bolívia, Sanders respondeu: “não gosto dos golpes militares, eles interrompem a democracia e provocam grande sofrimento ao povo”, para justificar porque é contra o setor que tomou o poder no país em novembro de 2019.

Depois, disse que apoia o ex-presidente Evo Morales, “pelo muito que fez para diminuir as desigualdades sociais em seu país”. Em seguida, ao ser perguntado sobre se achava justo Evo se candidatar a um terceiro mandato, Sanders opinou que “isso é um outro assunto, mas não justifica um golpe militar”.

Através do seu Twitter, Morales respondeu o senador democrata, agradecendo sua declaração e dizendo que “concordo com o que ele diz, que os golpes interrompem a democracia e provocam grande sofrimento ao povo”. Morales está no exílio desde que foi derrubado pelo golpe, e tenta impulsionar uma candidatura ao Senado, mesmo estando fora do país.