Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de fevereiro de 2020, 11h44

Bernie Sanders vence em New Hampshire e avisa: “este é o começo do fim para Donald Trump”

Candidato mais progressista entre os que participam das prévias democratas, Sanders vem crescendo nas pesquisas nas últimas semanas, tanto nas da eleição interna do partido quanto na disputa direta com Donald Trump pela presidência dos Estados Unidos.

Reprodução/Instagram

Com a grande maioria dos votos computados, e um resultado já irreversível, o senador Bernie Sanders, candidato da ala mais progressista do Partido Democrata, foi declarado vencedor das prévias no estado de New Hampshire, no nordeste dos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (11).

Sanders conseguiu 26% dos votos, superando Pete Buttigieg, que obteve 24%. O senador Joe Biden, outrora favorito e candidato preferido do establishment do partido, ficou em quinto lugar, com apenas 8,5%.

Em discurso após a vitória, o senador progressista disse uma frase que causou euforia no público, e também nas redes sociais: “esta vitória aqui é o começo do fim para Donald Trump”.

Com este resultado em New Hampshire, a disputa interna do Partido Democrata parece caminhar para uma polarização entre Sanders e Buttigieg (candidato de centro-direita, que venceu as prévias em Iowa, na semana passada). Segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, Sanders é o candidato mais popular do partido no momento, e vem aumentando esse favoritismo com o eleitorado ainda mais nos últimos dias.

As pesquisas de opinião mostram que Sanders é o candidato democrata preferido no país, com mais de 25% de favoritismo, segundo pesquisa da consultora Real Clear Politics (Buttigieg tem somente 10%). Também é o candidato do partido com mais chances de vencer Donald Trump: venceria o atual presidente por 51% contra 43%, segundo pesquisa da CNN.

No entanto, ter mais votos não garante a vitória na “maior democracia do mundo”, devido às complicadas regras eleitorais dos Estados Unidos, e o fato é que Pete Buttigieg parece ser o candidato que mais sabe se aproveitar dessas complicações, já que conseguiu vencer Sander em Iowa mesmo tendo menos votos, devido a que soube eleger mais delegados, e o mesmo pode acontecer em outros estados.

Uma possível vitória de Buttigieg seria um alívio para o atual presidente, já que se trata do candidato com pior desempenho contra ele numa disputa direta pela presidência: seria o único que venceria dentro da margem de erro, com 47% contra 43%, novamente segundo a CNN.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum