Biden anuncia Kamala Harris como sua candidata a vice-presidenta dos EUA

Atual senadora pela Califórnia foi a primeira mulher e primeira pessoa afro-americana a ser procuradora-geral daquele estado, e chegou a ser pré-candidata presidencial, mas desistiu da disputa antes do início das prévias

Joe Biden e Kamala Harris (foto: CNN)
Escrito en GLOBAL el

Na tarde desta terça-feira (11), Joe Biden finalmente anunciou o nome da vice que o acompanhará na candidatura à presidência dos Estados Unidos. Se sabia que o partido buscava um perfil bem específico: uma mulher negra, e o nome escolhido, finalmente, foi o da atual senadora pelo estado da Califórnia, Kamala Harris.

“Tenho a grande honra de anunciar a escolha de Kamala Harris como minha companheira de chapa: uma destemida lutadora pelos menos favorecidos e uma das melhores servidoras públicos do país” – afirmou Biden, ao apresentá-la através de uma mensagem por Twitter.

Aos 54 anos, Kamala Harris é uma figura bastante conhecida no país, devido a algumas façanhas acumuladas em sua biografia: foi a primeira mulher e primeira pessoa afro-americana a ser procuradora-geral no estado da Califórnia, e em 2016, também foi a segunda mulher afro-americana a ser eleita senadora pelo mesmo estado.

Chegou a ser pré-candidata presidencial, mas desistiu da corrida interna do Partido Democrata durante a disputa prévias. “O futuro do nosso país depende de você e de milhões para levantar sua voz e lutar pelos valores americanos. É por isso que estou concorrendo à presidência dos Estados Unidos”, disse a senadora californiana, em uma entrevista na época da pré-candidatura.

Harris é filha de imigrantes. Seu pai nasceu na Jamaica e sua mãe nasceu na Índia. Ambos se conheceram participando do movimento pelos direitos civis, e inspiraram o ativismo da filha. Também é reconhecida por seu estilo como procuradora, especialmente por ser incisiva como interrogadora durante as audiências.

Biden também fez comentários sobre o histórico profissional de sua companheira de chapa. “Na época em que Kamala era procuradora-geral, ela trabalhava em estreita colaboração com Beau (Biden, filho de Joe, que também foi procurador-geral pelo estado de Delaware, e que faleceu em 2015, devido a um tumor cerebral). Observei enquanto eles atacavam os grandes bancos, levantavam os trabalhadores e protegiam mulheres e crianças de abusos. Eu estava orgulhoso na época, e agora estou orgulhoso de tê-la como minha parceira nesta campanha”, recordou.