Biden vence outra jornada de prévias, mas vantagem sobre Sanders ainda é reversível

Apesar de vencer em 4 dos 6 estados nesta terça, o candidato da ala mais neoliberal do partido democrata tem menos de 200 delegados de vantagem, e ainda faltam mais de mil por disputar

Bernie Sanders e Joe Biden, durante debate (foto: CBS News)
Escrito en GLOBAL el

Joe Biden teve uma nova vitória nas prévias do Partido Democrata, nesta terça-feira (10). Ele venceu em 4 dos 6 estados em disputa nesta jornada, e aumentou sua vantagem sobre o Bernie Sanders.

Segundo números são da apuração online do site do New York Times, registrado às 8h desta quarta-feira (11), Biden tem 823 delegados conquistados, contra 663 de Sanders, faltando ainda mais de mil a serem disputados. Vale lembrar que é preciso ter 1991 delegados para se conquistar a nomeação como candidato presidencial do partido.

Nesta terça, Biden venceu em quatro estados. No Mississippi, ele fez teve seu triunfo mais expressivo, com 83% dos votos, enquanto Sanders ficou com apenas 15%. No Missouri, a vantagem foi menor, 60% a 35% a favor do ex vice-presidente, durante o governo de Barack Obama (2009-2017).

As disputas em Michigan e Idaho foram mais acirradas, mas também terminaram com vitória de Biden: 53% a 37% na primeira, 49% a 43% na segunda.

Ainda faltam dois estados onde a apuração ainda não terminou, e ambos mostram leve vantagem para Sanders. Em Dakota do Norte, o candidato da ala mais progressista do partido tem 49% contra 42% de Biden, com 78% do votos apurados.

Em Washington (estado da Costa Oeste, não confundir com Washington D.C.), a diferença é de menos de meio ponto: 32,9% contra 32,5% a favor de Sanders, com 67% dos votos apurados.

Seja como for o desfecho desta jornada, o fato é que Biden dá um importante passo para se consagrar como presidenciável do Partido Democrata para as eleições de novembro, mas não um passo definitivo. Passa a ser o favorito, mas sua vantagem ainda é reversível, caso Sanders consiga mudar sua estratégia e recuperar terreno nas próximas disputas estaduais.