Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de janeiro de 2020, 13h43

Bisneta de Gandhi diz que Bolsonaro tem completo “desrespeito à democracia”

Em viagem à Índia, presidente fará, neste sábado (25), uma visita ao Memorial de Mahatma Gandhi

Jair Bolsonaro chega à Índia para viagem oficial (Foto: Alan Santos/PR)

Em viagem à Índia, o presidente Jair Bolsonaro fará, neste sábado (25), uma visita ao Memorial de Mahatma Gandhi. A atitude, no entanto, desagrada a bisneta do líder indiano, Supriya Gandhi. Em entrevista ao Brasil de Fato, a professora da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, diz que o presidente brasileiro desrespeita a democracia e o acusa de “distorcer” o legado do bisavô.

Gandhi foi o principal líder da campanha de independência indiana na primeira metade do século 20, uma referência na prática da não-violência como método de luta contra opressões sociais. Para Supriya, a atitude de Bolsonaro de visitar o memorial e colocar flores sobre o túmulo do bisavô é uma tentativa de apropriação e distorção das ideias do líder indiano.

“Bolsonaro tem muito em comum com a liderança que está no poder na Índia, além de seu completo desrespeito às normas democráticas e à urgência da crise ambiental. Não é de surpreender que ele se junte ao governo local na apropriação de Gandhi e na distorção das ideias e do legado de Gandhi”, diz a professora.

“O governo e os grupos aliados tentam purgar os fatos sobre o assassinato de Gandhi. Eles querem um Gandhi despido de seu poder e força radical”, continua.

A visita ao memorial ocorre a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Assim como Bolsonaro, Modi é um dos principais nomes da extrema-direita no país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum