Seja #sóciofórum
02 de julho de 2019, 13h17

Bloomberg: “Brasil pode voltar ao autoritarismo” com “democracia endiabrada” de Bolsonaro

O texto fala em “rompantes autoritários de Bolsonaro”, e que “a democracia que renascia no Brasil pode estar em perigo, e um retorno à ditadura se torna iminente”. Também se refere ao escândalo Vaza Jato e ao documentário Democracia em Vertigem, que “sugere que a ascensão de Bolsonaro foi o golpe final de uma trama da oligarquia, que levou a democracia ao limite”

Artigo sobre governo de Bolsonaro no site Bloomberg (Foto: Reprodução)

O site norte-americano de notícias Bloomberg, de conhecida linha editorial conservadora, foi mais um a publicar, nesta segunda-feira (1), artigo com um balanço dos primeiros seis meses de Bolsonaro. O texto é assinado pelo jornalista Mac Margolis, correspondente do veículo para a América Latina.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Segundo o artigo, “graças aos rompantes autoritários de Bolsonaro, a democracia que renascia no Brasil pode estar em perigo, e um retorno à ditadura se torna iminente”.

Sobre os problemas do governo em sua relação com o Congresso nacional, o artigo diz que isso está demonstrado em sua quantidade recorde de decretos nestes primeiros meses: “mais do que uma nostalgia pela autocracia, a propensão de Bolsonaro em lançar decretos demonstra uma deficiência política. Ele passou 28 anos no banco de trás do Congresso, atraindo a atenção de lobistas de projetos de lei de pequeno porte (…) e agora tenta governar colocando o foco da sua Presidência nesses projetos, enquanto seus ministros são responsáveis pelas grandes reformas”.

“Ao evitar a política, Bolsonaro fez com que um Congresso tradicionalmente reativo ganhasse espaço de manobra, e os legisladores estão avançando com suas agendas próprias como nunca antes, fazendo com que o presidente se sinta como uma `rainha da Inglaterra´, como ele mesmo se descreveu”, continua o texto.

O texto também se refere à série de reportagens Vaza Jato e ao sucesso do documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa: “o mais recente escândalo de vazamentos mostra uma confabulação imprópria entre o ex-juiz (Sérgio Moro) e o promotor (Deltan Dallagnol) da Operação Lava Jato, e ampliou o conceito de que os interesses da elite estão instalados dentro da Justiça. E agora, vem o Netflix e nos traz um documentário perturbador, sugerindo que a ascensão de Bolsonaro foi o golpe final de uma trama da oligarquia, que levou a democracia ao limite”.

O artigo deixa no ar uma definição e um questionamento: “esses seis meses (de Bolsonaro), cheios de crises e populismo mercurial, transformaram a fantasia do poder em sua cabeça. Até aqui, a democracia constitucional do Brasil parece ter força para sobreviver a Bolsonaro. A questão é se Bolsonaro poderá conviver com a democracia”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum