Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de fevereiro de 2020, 10h20

Bolsonaro botando fogo na Amazônia é destaque de carro alegórico na Alemanha

Presidente brasileiro vem sendo alvo de protestos de foliões em carnavais de vários países da Europa, incluindo Alemanha e Portugal

O carro alegórico de Bolsonaro no Carnaval de Colônia (foto: agência DPA)

Jair Bolsonaro será um dos principais “homenageados” do carnaval de Colônia, na próxima semana. No desfile que se realizará na próxima segunda-feira (24), um dos principais carros alegóricos trará um enorme boneco do presidente do Brasil, retratando-o como o principal responsável pelos incêndios na Amazônia.

O carro mostra a figura de Bolsonaro erguendo um palito de fósforo que é, ao mesmo tempo, suporte de uma bandeira brasileira, simbolizando o seu discurso de mescla o nacionalismo por um lado, e o descaso com o meio ambiente por outro.

Atrás do boneco de Bolsonaro, o carro traz figuras que são como árvores-passistas, que representam a Floresta Amazônica, e que aparecem carbonizadas, como resultado da destruição provocada pelos recentes incêndios na região.

O diretor do desfile é o artista alemão Holger Kirsch, que não esconde o orgulho com sua obra, e ainda afirmou que ele contará com efeitos visuais. “Este é o meu carro preferido. Nós usamos sacos de café e instalamos um sistema de tubulação, para que fumegue bastante durante o desfile”, comentou.

Apesar de ser o mais criticado, Bolsonaro não estará sozinho. O desfile também trará críticas a outros líderes mundiais, como o estadunidense Donald Trump, o chinês Xi Jinping, o britânico Boris Johnson e o russo Vladimir Putin, entre outros. A chanceler alemã Angela Merkel, também não passará impune pela avenida do principal carnaval do seu país, e também será “homenageada”.

Vale lembrar que esta não é a primeira manifestação contra o presidente brasileiro nos carnavais europeus. Pelo contrário, Bolsonaro tem sido um dos mais recordados, e sempre de forma negativa.

Por exemplo, no desfile que marcou o início do carnaval de Torres Vedras, em Portugal, semanas atrás, o presidente brasileiro foi mostrado em um boneco que o retratava como um personagem maligno – um turista bolsonarista que viu o desfile chegou a fazer um vídeo para expressar sua “impugnação” com a crítica ao seu ídolo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum