“Bolsonaro Chileno” perderia para líder de esquerda se eleições fossem hoje, diz pesquisa

O socialista Gabriel Boric, que prometeu levar Piñera aos tribunais se vencer, aparece disparado em levantamento divulgado neste domingo

Publicidade

Pesquisa Activa/Pulso Ciudadano sobre a corrida presidencial no Chile divulgada neste domingo (28), mostra o candidato socialista Gabriel Boric na frente de José Kast, de extrema-direita, conhecido como “Bolsonaro Chileno”.

Boric aparece com 62% contra 38% de Kast. A pesquisa foi realizada entre os dias 23-26 novembro de 2021 e ouviu 1.518 pessoas.

Publicidade

Piñera nos tribunais

Se for eleito, Boric promete levar o atual presidente chileno Sebastián Piñera aos tribunais por violações aos direitos humanos após a repressão aos protestos de 2019, que foram consideradas as maiores manifestações da História do país.

“O senhor Piñera está avisado, será processado pelas graves violações dos direitos humanos”, disse o deputado e ex-líder estudantil de 35 anos.

Publicidade
Publicidade

O segundo turno das eleições do Chile, entre Kast e Boric, acontece em 19 de dezembro. Kast encarna a herança do ex-ditador Augusto Pinochet, enquanto Boric representa os movimentos sociais que marcharam no Chile contra o neoliberalismo nos últimos anos e conseguiram uma Assembleia Constituinte.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.