Bolsonaro oficializa nova embaixadora venezuelana nomeada por Juan Guaidó

María Teresa Belandria Expósito é professora da Universidade Central da Venezuela, especialista em direito econômico internacional, e coordenadora do partido Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça-feira (4) a nova embaixadora da Venezuela no Brasil, a advogada María Teresa Belandria Expósito. Belandria foi nomeada não pelo presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, mas pelo autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, cujo governo é reconhecido por 50 países, incluindo Brasil e Estados Unidos. Maduro, no entanto, ainda desempenha todas as funções de presidente do país.

Belandria é professora da Universidade Central da Venezuela, especialista em direito econômico internacional, e coordenadora do partido Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado. Além dela, Bolsonaro recebeu a carta credencial de outros 7 embaixadores. A entrega das cartas é um ato protocolar junto ao Itamaraty e marca o início oficial das atividades dos embaixadores no país.

Em maio de 2016, o presidente Nicolás Maduro chamou de volta a Caracas o embaixador venezuelano no Brasil, Alberto Castelar, em protesto contra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em dezembro de 2017, já no governo de Michel Temer, o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, foi declarado “persona non grata” pelo Ministério das Relações Exteriores.

A declaração de “persona non grata” foi feita em resposta à expulsão do embaixador do Brasil na Venezuela, Ruy Carlos Pereira.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR