'Bolsonaro tem grande responsabilidade pelo número de mortos', diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu

Para a alemã Anna Cavazzini, o Brasil caminha "rumo ao precipício de olhos bem abertos"

Anna Cavazzini (Foto: Greens EFA/Divulgação)
Escrito en GLOBAL el

A eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, Anna Cavazzini, o presidente Jair Bolsonaro tem grande responsabilidade pelo número de mortos e infectados pela Covid-19 na pandemia. Segundo ela, o mandatário agravou a crise sanitária no país ao minimizar a doença.

Em entrevista a Luis Barrucho, da BBC, Cavazzini diz que Bolsonaro "não levou a doença a sério, incentivou as pessoas a se reunirem em grandes aglomerações, manteve-se cético no início em relação à vacinação e obstruiu os serviços de imunização em cidades e Estados do Brasil".

A eurodeputada afirma ainda que, apesar de muitos países também terem dificuldade de lidar com o vírus, a situação no Brasil "realmente se destaca".

"Devo dizer que nenhum país é perfeito. Muitos governos estão lutando pelas melhores práticas. Por exemplo, em meu país, a Alemanha, também temos uma discussão muito crítica sobre se o governo está fazendo a coisa certa. Mas acho que a situação no Brasil realmente se destaca", diz ela.

"É um nível completamente diferente de desastre, má gestão governamental, negação política, basicamente é como se o Brasil estivesse 'caminhando rumo ao precipício de olhos bem abertos', acrescenta.

Na quinta-feira (15), Cavazzini participou de uma reunião de duas horas sobre o Brasil no Parlamento Europeu. O tema do encontro foi a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus. O chefe da Missão do Brasil junto à União Europeia, embaixador Marcos Galvão, foi chamado para participar.