Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de setembro de 2018, 14h33

Brasil do golpe tem IDH pior que o da Venezuela

O Brasil do golpe registrou um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) pior que o da Venezuela. De acordo com o ranking 2018 compilado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o País aparece estagnado na posição 79, enquanto a Venezuela aparece na 78.

Sendo assim, o Brasil foi categorizado como de “alto desenvolvimento humano”, que é o segundo escalão desse ranking. Na categoria em que o Brasil está enquadrado, podemos encontrar países como Cuba, China e Colômbia.

Nos três primeiros lugares da lista estão Noruega, Suíça e Austrália. Eles estão entre os 59 países do topo, que são considerados de “muito alto desenvolvimento humano”.

O grupo que está abaixo do Brasil é o de “médio desenvolvimento humano”, que compila as nações que estão entre a posição 113 e 151. Entre eles estão Congo, Gana e Quênia, por exemplo.

O pior índice fica com países como Nigéria, Ruanda e Etiópia, que estão no “baixo desenvolvimento humano” e ocupam da 152 posição até a 189.

No levantamento referente a 2010, último ano do governo Lula, o Brasil estava na 73ª posição entre 169 países no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum