Brasil fica de fora de encontro realizado por Biden sobre clima

Argentina e México participaram da reunião; Brasil ficou de fora até de conversa feita por John Kerry com países que não se reuniram com Biden

Joe Biden (Foto: White House Photo/Cameron Smith)
Escrito en GLOBAL el

Se em 2015 o Brasil foi um dos principais países na articulação das políticas definidas na Conferencia do Clima de Paris (COP-21), o país agora é excluído de fóruns internacionais sobre o meio ambiente. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deixou o Brasil de fora de reunião sobre conferencia climática diante dos desmandos do governo Jair Bolsonaro.

Segundo informações dos jornalistas Jamil Chade e Carla Araújo, do Uol, reunião realizada por Biden nesta sexta-feira (17) com objetivo de preparar preparar a próxima conferencia climática da ONU, em outubro em Glasgow, não tinha a presença de Bolsonaro ou representantes da diplomacia brasileira. Participaram os membros do Fórum Major Economies.

Comunicado da chancelaria dos Estados Unidos aponta a presença de presidentes ou primeiros-ministros de Argentina, Austrália, Bangladesh, Comissão Europeia, Conselho Europeu, Coreia do Sul, Indonésia, Itália, Japão, México e Reino Unido. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também esteve presente.

O objetivo de Biden, segundo o comunicado, é estabelecer uma meta climática rígida para 2030.

Logo após o encontro, John Kerry, secretário de Estado dos EUA, se reuniu com representantes de alguns países que não integram o Fórum. O Brasil mais uma vez ficou de fora. Alemanha, China, Índia e Rússia marcaram presença.

Bolsonaro chegou a participar de Cúpula do Clima em abril, mas sem qualquer louvor. Biden sequer esteve na sala no momento do discurso do presidente brasileiro.