O que o brasileiro pensa?
10 de fevereiro de 2020, 20h16

Buttigieg é considerado o pior democrata para enfrentar Trump, aponta pesquisa

Bernie Sanders aparece liderando a corrida democrata pela primeira vez em levantamento da Universidade de Quinnipiac

Reprodução/Instagram

Pesquisa revelada pela Universidade de Quinnipiac nesta segunda-feira (10) mostra que o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttgieg, é o pré-candidato do Partido Democrata com o pior desempenho em um confronto direto com o presidente Donald Trump. O senador Bernie Sanders ainda apareceu pela primeira vez como líder do levantamento nacional da universidade.

Segundo a Quinnipiac, socialista Sanders lidera a corrida democrata com 25% das intenções de voto. Logo atrás aparece o ex-vice-presidente Joe Biden, que liderava a pesquisa anterior, com 17%. O bilionário Mike Bloomberg vem atrás com 15%, seguido da senadora Elizabeth Warren, com 14%, Pete Buttigieg, com 10% e Amy Klobuchar, com 4%.

O crescimento de Sanders (+4 pp.) e a queda de Biden (- 9pp.) com relação às projeções de Janeiro estão diretamente relacionados com os resultados do caucus de Iowa, que colocou Sanders como o mais votado. O líder provisório no número de delegados, Buttigieg também cresceu (+4pp.), mas não tanto quando Bloomberg, que quase dobrou a porcentagem (+7pp.).

Em um confronto direto com Trump, é Bloomberg quem se dá melhor. O bilionário democrata venceria o republicano com 51% contra 42%. Sanders também registra 51% das preferências, mas vê o adversário com 43%.

Apesar de ter ganho destaque com o pleito de Iowa, Buttigieg é o pior no confronto com Trump. Ele registraria 47% contra 43% do atual mandatário. Biden e Klobuchar aparecem com 50% e 49%, respectivamente, contra 43% de Trump, enquanto Warren marcaria 48% contra 44%.

Assim como em pesquisa da CNN, Sanders aparece liderando no estado de New Hampshire, que vai às urnas na terça-feira (11).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum