Carro-bomba explode em instalação militar na Colômbia; veja vídeo

Situação acontece em meio a uma forte crise política provocada pela dura repressão do governo Duque a movimentos sociais; opositores desconfiam da explosão

Um carro-bomba explodiu na tarde desta terça-feira (15) na 30ª Brigada do Exército da Colômbia, localizada em Cúcuta, Santander. A situação está sendo acompanhada pelo governo Iván Duque e questionada por opositores.

“Vou imediatamente Cúcuta, junto com o comandante das Forças Militares verificar a situação após a explosões na 30ª Brigada do Exército e tomar as ações pertinentes diante desses graves acontecimentos”, anunciou o ministro da Defesa, Diego Molano, em seu perfil no Twitter, às 18h33 (Brasília).

Ainda não há informações oficiais sobre feridos.

A explosão acontece em meio às fortes tensões que o país vive desde o início da Greve Geral, em 28 de abril. Segundo a organização de direitos humanos Indepaz, 76 pessoas foram mortas pela violência policial promovida durante as mobilizações cidadãs.

A agitação política do país fez com que esse suposto atentado fosse colocado em dúvida por opositores políticos. “Muito estranha essa explosão na brigada de Cucutá. As Forças Armadas colombianas são tudo menos ineptas. Isso parece mais [fazer parte de] uma agenda de medo e exacerbação política. Não seria a primeira vez que isso aconteceria”, escreveu o senador Rodrigo Lara.

O Fórum América Latina desta terça-feira, 20h, vai tratar sobre a situação tensa do país, com a presença do sociólogo Paulo Limongi, pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL), do Iesp/Uerj. Assista aqui.

ASSISTA:

https://twitter.com/Rodrigo_Lara_/status/1404914186291982337
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR