Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de janeiro de 2020, 21h36

Castells aceita indicação e será o novo ministro da Educação Superior da Espanha

O sociólogo vai integrar o gabinete formado pela coalizão de esquerda PSOE-Unidas Podemos

Reprodução: FGV

O sociólogo e economista Manuel Castells aceitou neste domingo (5) o desafio de assumir o Ministério da Educação Superior no novo governo da Espanha, formado pela coalização entre PSOE e Unidas Podemos. A informação foi confirmada pelo ex-ministro Tarso Genro, que comanda um instituto no qual Castells atua como conselheiro.

“O sociólogo e economista Manuel Castells, conselheiro do Instituto Novos Paradigmas, confirmou esta tarde em conversa com o presidente do conselho do INP, Tarso Genro, que aceitou o convite para ser o Ministro da Educação Superior, indicado pelo Podemos, para o novo Governo de coalizão na Espanha”, diz nota publicada pelo Instituto Novos Paradigmas (INP).

O aceite do pesquisador, referência em estudos de redes, reforça a equipe que está sendo montada pelo premiê Pedro Sánchez e pelo futuro vice-premiê Pablo Iglesias. “Castells justifica o aceite porque entende que deve colaborar com a nova experiência democrática em seu país”, diz ainda a nota.

Em entrevista dada em julho do ano passado, o sociólogo comentou sobre o governo de Jair Bolsonaro e o caracterizou como uma “nova ditadura”. “Vocês estão vivendo um novo tipo de ditadura. As instituições estão preservadas, mas se manipulam tanto por poderes econômicos, quanto por poderes ideológicos”, declarou.

Segundo ele, as táticas das novas formas de ditadura perpassam a informação e a educação. “[Para anular a democracia] é preciso atacar a educação, atacar os professores, as universidades, as humanidades e as ciências sociais, que são áreas que nos permitem pensar. Tudo o que significa pensar é perigoso. Por isso, digo que é uma ditadura, ainda que de novo tipo. É uma ditadura da era da informação”, disse ainda.

O sociólogo e economista Manuel Castells, conselheiro do Instituto Novos Paradigmas, confirmou esta tarde em conversa…

Posted by Instituto Novos Paradigmas on Sunday, January 5, 2020

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum