Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de janeiro de 2020, 18h01

Chanceler venezuelano diz que Bolsonaro é cúmplice de nova tentativa fracassada de golpe contra Maduro

"O governo de Jair Bolsonaro apoiou os violentos planos de ataques armados na Venezuela, permaneceu em comunicação e coordenação com a oposição do golpe e deu refúgio aos responsáveis", tuitou Jorge Arreaza, sobre plano frustrado contra Maduro na véspera do Natal

NIcolas Maduro e Jair Bolsonaro (Montagem)

Jorge Arreaza, ministro de Relações Exteriores da Venezuela, afirmou nesta quarta-feira (1º) no Twitter que o governo de Jair Bolsonaro é cúmplice de uma nova tentativa fracassada de golpe contra Nicolás Maduro.

“Cúmplices! A mídia brasileira confirma que o governo de @jairbolsonaro apoiou os violentos planos de ataques armados na Venezuela, permaneceu em comunicação e coordenação com a oposição do golpe e deu refúgio aos responsáveis”, tuitou Arreaza, compartilhando notícia do jornal O Globo sobre a tentativa frustrada de desertores das Forças Armadas Venezuelanas promoveram um levante na véspera do Natal.

A reportagem diz que o assalto ao Batalhão de infantaria de Selva de Gran Sabana por cinco desertores do exército venezuelano, quando roubaram 120 fuzis e 9 lança-foguetes, deixando um militar morto, era parte de um novo plano para desestabilizar o governo Nicolás Maduro.

O plano era promover um levante em três bases militares na véspera do Natal. Por isso, o nome original da operação era Trilogia, e incluía ações no estado de Bolívar, na fronteira com o Brasil, em algum ponto marítimo e em um terceiro local próximo da Colômbia.

Após fracassarem na missão, os cinco militares entraram em solo brasileiro, foram capturados pelo Exército e pediram refúgio ao governo Jair Bolsonaro. Antes de serem pegos pelas Forças Armadas do Brasil, os cinco soldados passaram alguns dias escondidos na comunidade indígena Taurepang, em Roraima.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags