Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de julho de 2018, 16h10

Chile intensifica pedido de extradição de condenado por assassinato de Víctor Jara

O ex-oficial Pedro Pablo Barrientos Nuñez, que mora nos Estados Unidos, foi condenado pela morte do músico e folclorista, logo após o golpe militar n o Chile, em 1973

Foto: Wikimedia Commons

O governo chileno, por meio de sua chancelaria, intensificará o pedido de extradição do ex-oficial militar Pedro Pablo Barrientos Nuñez, que mora nos Estado Unidos desde 1989, segundo informações do G1. Ele é um dos condenados pelo assassinato do músico e folclorista Víctor Jara, em 1973, logo após o golpe militar, que colocou o general Augusto Pinochet no poder.

“É um caso de violações aos direitos humanos e, por isso, é essencial reativar esse caso que está pendente há muito tempo”, afirmou o chanceler chileno Roberto Ampuero, ao jornal “La Tercera”.

O Chile solicitou em 2014, oficialmente aos Estados Unidos, a extradição de Barrientos, mas a demanda segue sem resposta.

Em um julgamento civil, um tribunal federal norte-americano declarou, em junho de 2016, o ex-oficial chileno responsável pelo assassinato de Víctor Jara e mandou que pagasse 28 milhões de dólares em compensação a sua família.

A reativação do pedido de extradição de Barrientes segue a decisão emitida na terça-feira (3) pelo juiz chileno Miguel Vázquez, que condenou nove militares reformados pelo assassinato de Jara. Durante o governo de Pinochet, que durou até 1990, estima-se que 3.200 pessoas foram mortas e 28 mil torturados pelo Estado.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum