O que o brasileiro pensa?
24 de maio de 2020, 14h46

China acusa EUA de “empurrar os dois países à beira de uma nova Guerra Fria”

Wang Yi, ministro de Relações Exteriores da China, declarou que há forças políticas na Casa Branca que “trabalham para rotular o vírus, politizar suas origens e estigmatizar a China”

Wang Yi (foto: Xinhua)

As relações entre a China e os Estados Unidos tem se tornado cada vez mais tensas e já estariam no limite de uma nova Guerra Fria. Quem afirmou isto, neste domingo (24), foi o ministro de Relações Exteriores do gigante asiático, Wang Yi.

Segundo o chefe da diplomacia chinesa, “algumas forças políticas na Casa Branca estão trabalhando para rotular o vírus, politizar suas origens e estigmatizar a China”.

“Assim, os Estados Unidos estão tornando sua relação com a China como refém dos interesses de um setor político do país, e levando nossos dois países à beira de uma nova Guerra Fria”, completou Wang.

O diplomata pediu a Washington uma mudança de postura, “parar de perder tempo, e de perder vidas preciosas”, e disse que seu país está “aberto para a cooperação internacional em investigações sobre a origem do coronavírus, desde que estes esforços estejam livres de interferências políticas”.

“Deve ser um processo profissional, imparcial e construtivo. Todo o processo deve ser aberto, transparente, objetivo e racional”, afirmou o ministro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum