Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2020, 22h17

China afirma que lançará vacina do coronavírus em abril

Experimento que utiliza plasma de pacientes já recuperados do Covid-19 tem mostrado bons resultados, mas pesquisadores pedem para realizar novos testes antes de difundir o medicamento.

Cientista chinês com experimento de vacina contra o coronavírus (foto: agência Xinhua)

Autoridades chinesas anunciaram nesta sexta-feira (21) que a primeira vacina contra o Covid-19, a mutação mais recente do coronavírus, já está sendo testada, e poderia ser utilizada de forma mais massiva a partir de abril.

O grupo que trabalha no experimento é formado s investigadores chineses e estrangeiros, e vem trabalhando em uma solução a partir da descoberta de médicos de Wuhan de que o plasma de pacientes já recuperados do coronavírus, quando usado em transfusões aos que ainda padecem da doença, produzem uma recuperação súbita, na grande maioria dos casos.

O vice-ministro de Ciência e Tecnologia de China, Xu Nanping, informou, em coletiva de imprensa, que “os cientistas ainda pretendem realizar os últimos testes nas próximas semanas, para que este medicamento seja o mais eficiente e seguro possível, e esperamos que em abril ele já esteja pronto para ser utilizado”.

Xu Nanping também afirmou que, independente do avanço nas pesquisas, o país já prepara os procedimentos para poder difundir a vacina por todo o país, assim que os pesquisadores aprovarem o seu uso clínico.

Segundo a agência chinesa Xinhua, o vice-diretor da Comissão Nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, explicou que “o objetivo é que, até o final do primeiro semestre, todos os hospitais chineses tenham vacinas suficientes para todos os tipos tratamentos, incluindo casos de emergências”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum