CHINA EM FOCO

Povo chinês em luto por Jiang Zemin

Prédios públicos estão com bandeira nacional da República Popular da China a meio mastro em respeito à morte do ex-presidente, também há salões de luto no país e em embaixadas e consulados no exterior

Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

A República Popular da China decretou luto oficial pela morte do ex-presidente do país, Jiang Zemin nesta quarta-feira (30), aos 96 anos, até a data de realização da reunião memorial, que ainda não foi divulgada.

As bandeiras nacionais da China estão hasteadas a meio mastro nos locais públicos, como  Praça Tian'anmen, o Grande Salão do Povo e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Pequim. Assim como nas sedes do governo nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e nas embaixadas e os consulados em outros países. Esse locais também receberão salões de luto.

De acordo com a tradição chinesa, governos estrangeiros, partidos políticos e pessoas amigas não serão convidados a enviar delegações ou representantes à China para participar das atividades de luto.

Luto nos apps

Reprodução

Os principais aplicativos de serviços e de compras online da China, como o Alipay e o Taobao, colocaram as páginas iniciais em braco, preto e cinza em luto pela morte do ex-presidente.

China pede que EUA reflitam sobre a própria política nuclear e parem de minar a estabilidade estratégica global

MRE chinês - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian

O governo dos EUA deve refletir seriamente sobre a própria política nuclear e parar de minar a estabilidade estratégica global. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, nesta quarta-feira (30).

Zhao fez as observações em resposta a um relatório do Pentágono divulgado na terça-feira (29) que acusa a China de expandir as forças nucleares. "Nos últimos anos, o lado dos EUA divulgou diferentes versões da falácia da 'ameaça da China' para encontrar desculpas para expandir seu próprio arsenal nuclear e manter a hegemonia militar", afirmou.

O porta-voz reiterou que a China persegue inabalavelmente uma estratégia nuclear de autodefesa, adere a uma política de não primeiro uso de armas nucleares, exerce a máxima contenção no desenvolvimento das forças nucleares que mantém no nível mínimo exigido para a segurança nacional e nunca participa de nenhuma forma de corrida armamentista.

Zhao observou que os EUA se envolveram em cooperação submarina nuclear com o Reino Unido e a Austrália, o que é contrário ao objeto e propósito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Ele disse ainda que os EUA continuaram a atualizar as forças nucleares nos últimos anos e continuou fortalecendo o papel das armas nucleares na política de segurança nacional.

Zhao exortou os EUA a assumir as responsabilidades especiais e primárias em relação ao desarmamento nuclear e que reduza significativamente o arsenal nuclear para criar condições para a realização final do desarmamento nuclear completo e completo.

China pede esforços internacionais coletivos para resolver questão palestina

CFP - Uma família palestina em frente a sua casa no acampamento Nahr al-Bared em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza

A questão da Palestina está no centro da questão do Oriente Médio e exige esforços internacionais coletivos para chegar a uma solução. Essa é a posição do vice-representante permanente da China nas Nações Unidas, Geng Shuang. Ele deu a declaração nesta quarta-feira (30) durante uma reunião da Assembleia Geral sobre a questão da Palestina e a situação no Oriente Médio Leste.

"Uma solução abrangente e justa é fundamental para a paz e a estabilidade regionais, bem como para a equidade e a justiça internacionais", afirmou Geng. Ele comentou que desde o início do ano, a situação no território palestino ocupado continua volátil, com novos combates em Gaza, resultando em centenas de baixas civis e extensos danos à infraestrutura, bem como a intensificação de confrontos violentos na Cisjordânia.

"Os fatos provam mais uma vez que o gerenciamento fragmentado da crise não pode substituir uma solução abrangente e justa e que a assistência econômica e humanitária como medida temporária não pode fechar o déficit político e de segurança arraigado", disse o diplomata. 

Ele observou que no momento é necessário uma vontade política firme e ação diplomática efetiva e os esforços coletivos de toda a comunidade internacional, incluindo o Conselho de Segurança. Também comentou que a China encoraja a Palestina e Israel a buscar a segurança comum.

Geng pontuou que Israel e Palestina são vizinhos inseparáveis ??com segurança interdependente e indivisível. Se a segurança de uma parte for baseada na insegurança da outra, o ciclo de violência não será quebrado e o dilema da segurança não poderá ser superado. 

A comunidade internacional deve prestar igual atenção às preocupações de segurança de ambos os lados e incentivá-los a encontrar o maior terreno comum por meio do diálogo e da cooperação para alcançar a segurança comum, disse ele.

A China pede a manutenção do estado de direito internacional. As atividades de assentamento violam o direito internacional, invadem a terra palestina, expropriam recursos palestinos e espremem o espaço vital do povo palestino. 

O país asiático exorta Israel a cessar imediatamente todas as atividades de assentamento, parar de mudar unilateralmente o status quo no território ocupado e delinear as fronteiras finais por meio de negociações pacíficas.

A China, prosseguiu o diplomata, apoia a melhoria da economia e meios de subsistência palestinos e  pede a Israel que diminua as restrições irracionais ao uso da terra e ao movimento de pessoas no território ocupado, crie condições para o desenvolvimento das comunidades palestinas na Cisjordânia e suspenda o bloqueio a Gaza o mais rápido possível. 

"A comunidade internacional deve prestar assistência à Palestina por meio de múltiplos canais para ajudar a aliviar sua crise financeira e garantir os serviços públicos'', afirmou ele.

A China pede a plena implementação da solução de dois Estados. A busca de uma solução duradoura com base na solução de dois Estados é consenso internacional e o único caminho a seguir, que deve ser firmemente aderido. A comunidade internacional deve traduzir a solução de dois Estados de consenso em ação e de visão em realidade, elencou.

Geng reiterou o apoio da China ao estabelecimento de um estado da Palestina totalmente soberano e independente, baseado nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como capital, e à coexistência pacífica da Palestina e Israel e ao desenvolvimento conjunto de árabes e judeus.

Como membro permanente do Conselho de Segurança e um país importante e responsável, a China continuará a trabalhar com a comunidade internacional para praticar o verdadeiro multilateralismo e contribuir ativamente para alcançar uma solução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina e uma paz duradoura, universal segurança e prosperidade comum no Oriente Médio, finalizou.

Atividade industrial da China cai em novembro com impacto da Covid

A atividade industrial da China continuou em ritmo lento em novembro, à medida que os casos crescentes de Covid-19 se espalharam por todo o país. É o que aponta os dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

O índice dos gerentes de compras (PMI) para o setor manufatureiro da China caiu para 48 em novembro.Uma leitura acima de 50 indica expansão das atividades, enquanto uma leitura abaixo reflete contração.

Os dados mais recentes vieram após 49,2 de outubro, marcando uma contração consecutiva desde setembro.

"Tanto a demanda quanto a produção desaceleraram", disse  estatístico sênior do NBS Zhao Qinhe em nota publicada no site do NBS.

"Em novembro, a pandemia teve um impacto negativo na produção e operação de algumas empresas. As atividades de produção desaceleraram e os pedidos de produtos diminuíram", acrescentou Zhao.

O índice de produção e o índice de novos pedidos caíram 1,8 e 1,7 pontos percentuais em relação a outubro, para 47,8 e 46,4, respectivamente, de acordo com o DNE.

As pequenas e médias empresas estavam sob pressão mais severa. O PMI para pequenas empresas caiu 2,6 pontos percentuais em relação a outubro, para 45,6.

Apesar dos ventos contrários, alguns setores mantiveram a expansão, incluindo processamento de alimentos agrícolas, remédios e equipamentos de máquinas elétricas, de acordo com Zhao.

O PMI do setor não manufatureiro chegou a 46,7 em novembro, também abaixo dos 48,7 de outubro.

Enquanto isso, a indústria da construção continuou em expansão, com o índice de atividade empresarial situando-se em 55,2.

Para aumentar a liquidez, o banco central da China anunciou na última sexta-feira (25) que cortaria o índice de compulsório, a quantidade de caixa que as instituições financeiras devem manter em reservas, em 25 pontos base, a partir de 5 de dezembro.

Após o último corte, o índice médio de reservas cairá para 7,8%, de acordo com o Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês).

O PBOC disse que manterá uma política monetária prudente e fortalecerá o apoio à economia real, acrescentando que evitará estímulos "semelhantes a inundações".

Com informações da Xinhua e da CGTN