CHINA EM FOCO

Soft power: China focada na proteção e difusão da cultura chinesa

Presidente Xi Jinping enfatizou a importância em proteger e divulgar o patrimônio cultural imaterial chinês depois que a tradição do chá foi tombada pela Unesco

Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, destacou a importância em proteger o patrimônio cultural imaterial e promover melhor a cultura chinesa em todo o mundo. Ele comentou ainda que devem ser feitos esforços para incentivar a transformação criativa e o desenvolvimento inovador da cultura tradicional chinesa. 

"Aumentar a coesão da nação chinesa e o apelo da cultura, aprofundar os intercâmbios e o aprendizado mútuo com outras civilizações e contar histórias da cultura tradicional para apresentar a cultura chinesa para o mundo."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

Xi, também secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh), fez as declarações recentemente durante uma instrução sobre a proteção do patrimônio cultural imaterial. O comentário foi feito depois que o chá tradicional da China foi adicionado à lista de patrimônio cultural imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no dia 29 de novembro.

O anúncio da aprovação do item "Técnicas tradicionais de processamento de chá e práticas sociais associadas na China" foi aprovado na 17ª sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada na capital marroquina de Rabat.

A listagem é de grande importância para a promoção da cultura chinesa do chá, observou Xi. "Medidas concretas devem ser tomadas para a proteção sistemática do patrimônio cultural imaterial, a fim de atender às crescentes necessidades intelectuais e culturais das pessoas e ajudar a construir confiança e força cultural", disse.

A China agora tem 43 itens na lista de patrimônio cultural imaterial e continua a ser o país mais alistado do mundo.

Soft power

A declaração de Xi está conectada a uma lacuna da segunda economia do mundo. Além de permanecer vigilante e ágil no complexo jogo da geopolítica global, com lances de impacto no comércio internacional e na segurança e soberania nacional, respostas a ameaças abertas e veladas e toda a sisudez do hard power, o gigante asiático precisa melhorar a imagem global e o prestígio e o sucesso internacional por meio de um poder brando e de persuasão, o soft power.

O investimento em soft power pela China consta nas entrelinhas do relatório do 19º Comitê Central do PCCh entregue ao 20º Congresso Nacional do PCCh, realizado entre 16 e 22 de outubro. O tema aparece no capítulo sob o título “Promover a convicção e o fortalecimento da cultura e acrescentar novos esplendores à cultura socialista”. 

O tema foi abordado de forma específica no 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e Visão 2035 da República Popular da China. A Parte X desse documento, intitulada ‘Desenvolvimento Cultural Socialista e Soft Power da China', dedica, no Capítulo 35, ‘Serviços Culturais Públicos,’ a seção III, ‘Apelo internacional da cultura chinesa’, ao tema.

Covid-19: China deve intensificar vacinação antes do Festival da Primavera

CFP - Viajantes esperam por seus trens no terminal de embarque da Estação Ferroviária de Hongqiao em Xangai, leste da China

O principal epidemiologista da China, Zhong Nanshan, pediu uma intensificação nos esforços de vacinação para inocular mais pessoas com doses de reforço da vacina Covid-19, especialmente para a corrida de viagens do Festival da Primavera que se aproxima.

Durante a temporada de viagens de 40 dias, também conhecida como Chunyun, muitos chineses costumam viajar para encontrar as famílias no Ano Novo Lunar Chinês, ou Festival da Primavera. O Festival da Primavera de 2023 cairá em 22 de janeiro.

"Uma parcela significativa das pessoas na China já foi vacinada contra a Covid-19, e receber o reforço é a melhor proteção durante a nova fase da luta antivírus", afirmou Zhong.

"Os preparativos precisam ser reforçados. Sugiro que aqueles que planejam voltar para casa recebam uma injeção de reforço para que, mesmo com a infecção por Covid-19, não fiquem gravemente doentes", comentou.

Geralmente, leva duas semanas para um reforço fazer efeito, de acordo com Zhong. “Isso seria de grande ajuda na prevenção da transmissão em larga escala durante a migração em massa de pessoas na corrida do Festival da Primavera”, disse o epidemiologista.

Há uma necessidade premente de intensificar os esforços de vacinação em todo o país, observou ele, pedindo principalmente aos idosos e pessoas com problemas de saúde subjacentes que sejam vacinados.

"Se você recebeu duas doses de vacinas inativadas, precisará de outra dose para reforço."

Zhong apelou ainda à vacinação integral das crianças para proteger as escolas e os alunos e afirmou que a medida é essencial para a retoma das aulas presenciais.

China encerrará serviço de código de viagem digital em 13 de dezembro

CFP - Código de viagem digital.

A China deixará de operar o serviço de código de viagem digital a partir desta terça-feira (13). O anúncio foi feito pela conta oficial do serviço no WeChat e Alipay - duas plataformas de serviços chinesas - nesta segunda-feira (12).

O código de viagem baseado em telecomunicações foi lançado em 13 de fevereiro de 2020. Como parte das medidas de prevenção e controle da Covid-19 na China, o código foi usado para verificar o histórico de viagens das pessoas no país. Os usuários podem acessá-lo através do WeChat ou Alipay.

Mercado de bens de consumo chinês cresce, apesar da Covid-19

CFP - Um consumidor em um supermercado em Nanjing, província de Jiangsu, China

O setor de bens de consumo de alta velocidade da China (FMCG, na sigla em inglês) permaneceu resiliente, apesar dos ventos contrários da cadeia de suprimentos e da pressão econômica causada pela Covid-19. O setor cresceu 3,6% ano a ano durante os três primeiros trimestres de 2022.

Os dados constam de um relatório divulgado em conjunto pela Bain & Company, uma empresa estadunidense de consultoria de gestão, e pela Kantar Worldpanel, empresa inglesa que trabalha com conhecimento e percepções do consumidor com base em painéis contínuos de consumidores. 

O relatório analisou 26 categorias principais abrangendo os quatro maiores setores de bens de consumo: alimentos embalados, bebidas, cuidados pessoais e cuidados com a casa.

Nos quatro setores, alimentos embalados e cuidados com a casa tiveram o maior crescimento durante o período devido ao armazenamento induzido pela pandemia e maiores preocupações com saúde e higiene.

Mais da metade do crescimento ano-a-ano total do FMCG nos primeiros três trimestres foi atribuído a alimentos embalados.

Para o varejo, o comércio eletrônico cresceu em um ritmo semelhante ao do mercado geral de FMCG, enquanto formatos menores de lojas off-line e comércio on-line para off-line (O2O) seguiram os ventos favoráveis da epidemia, observou o relatório.

O valor do comércio da O2O cresceu 17% no terceiro trimestre em relação ao ano passado, à medida que os consumidores estocavam e compravam as necessidades.

Lojas de conveniência e mercearias também ganharam força, mostrou o relatório.

"No geral, o mercado de FMCG da China demonstrou alguma flutuabilidade em águas agitadas, sinalizando que há esperança para os próximos meses e anos", disse Bruno Lannes, sócio sênior da Bain.

Apesar da incerteza significativa, há razões para os jogadores de FMCG terem esperança. A classe média da China continua a crescer, junto com a urbanização, disse o relatório.

As empresas de FMCG adaptáveis podem traçar um caminho para um desempenho saudável em 2023 e além, adotando uma abordagem diferenciada, entendendo as necessidades do consumidor e criando agilidade em suas operações, de acordo com o relatório.

Com informações da Xinhua e CGTN

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar