CHINA EM FOCO

China rebate Boris Johnson sobre guerra na Ucrânia: “Pequim está do lado da justiça e da paz”

Porta-voz da embaixada chinesa respondeu primeiro-ministro britânico que acusou governo chinês de estar “em cima do muro” no conflito entre russos e ucranianos

Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A Embaixada da China na Grã-Bretanha se posicionou sobre as recentes declarações do primeiro-ministro Boris Johnson de que o governo chinês deveria mudar de abordagem em relação à crise na Ucrânia. De acordo com a mídia britânica, o premiê britânico afirmou que o país asiático deveria mudar a abordagem de "ficar em cima do muro" em relação à crise ucraniana e alertado que "apoiar a Rússia era como escolher o lado errado da história na Segunda Guerra Mundial, uma batalha entre o bem e o mal."

Um porta-voz da diplomacia chinesa que atua na Grã-Bretanha rebateu a fala de Johnson nesta segunda-feira (21). O representante chinês pediu para que o Reino Unido não interprete mal ou distorça a posição de Pequim sobre a questão da Ucrânia e enfatizou que a postura da China sobre a guerra tem sido objetiva, justa, transparente e consistente.

O representante chinês fortaleceu o discurso de Pequim sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e reafirmou que o país está sempre do lado da justiça e da paz, defende a soberania e a integridade territorial de todos os países e observa os princípios e propósitos da Carta da ONU.

China fornecerá mais US$ 1,6 milhão em ajuda humanitária à Ucrânia

A China fornecerá mais 10 milhões de yuans (aproximadamente US$ 1,6 milhão) em assistência humanitária à Ucrânia. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, nesta segunda-feira (21).

Em uma coletiva de imprensa, Wang informou que o novo pacote de ajuda foi baseado nas necessidades atuais na Ucrânia. Ele acrescentou que a nação asiática apresentou uma iniciativa de seis pontos para aliviar a situação humanitária no país europeu e tomou medidas concretas, incluindo o fornecimento de suprimentos de ajuda humanitária.

A Sociedade da Cruz Vermelha da China já havia fornecido suprimentos de ajuda humanitária no valor de 5 milhões de yuans para a Ucrânia.

Covid-19: Shenzhen volta ao caminho da normalidade

À medida que o mais recente surto de Covid-19 é controlado, o polo tecnológico do sul da China, a metrópole de Shenzhen, volta à vida normal. Escritórios governamentais, empresas e negócios reabriram as portas no último domingo e a cidade retomou os serviços de ônibus e metrô.

Locais públicos fechados não essenciais, incluindo casas de massagem, salas de pôquer e cibercafés, além de creches e instituições de educação off-line, continuarão suspensos. Todos os restaurantes funcionarão a metade da capacidade.

As autoridades chinesas têm implementado medidas para garantir a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, e a ordem na vida e trabalho dos habitantes locais.

Acidente com Boeing 737-800 não tem sobreviventes

As equipes de busca e resgate que atuam no local do acidente aéreo desta segunda-feira (21) não localizaram sobreviventes. Foram encontrados destroços de avião e alguns pertences pessoais espalhados perto do local no sul da China, onde um Boeing 737-800 da China Eastern Airlines caiu com 132 pessoas a bordo.

No local do acidente, perto da vila de Molang, condado de Tengxian, cidade de Wuzhou, região autônoma de Guangxi Zhuang, foram recolhidos pertences pessoais dos passageiros que serão usados como prova, entre os quais cartões de identificação e bancários e carteiras.

O editor-chefe da revista Aerospace Knowledge e especialista em voo, Wang Yanan, disse à CGTN que é "muito improvável" que haja algum sobrevivente da tragédia, mas seguem os esforços de busca. 

"A aeronave estava mergulhando direto no solo a uma velocidade muito alta, o que significa que deve ter havido um impacto realmente terrível", disse Wang 

Wang pondera que a caixa preta da aeronave pode ter sido danificada pelo incêndio causado pelo acidente. O dispositivo armazena dados do voo que podem esclarecer as causas da tragédia. 

Resgate total - A operação de resgate está em andamento com a ajuda de centenas de equipes de resgate, incluindo forças militares e paramilitares chinesas, médicos e até moradores locais.

Suprimentos de socorro foram entregues ao local do acidente para operação de resgate. Como o local do acidente está localizado em uma área montanhosa e há apenas uma rota para o local, é mais desafiador para a equipe de resgate ou veículos grandes passarem. Portanto, as motocicletas tornaram-se o principal meio de transporte para entrega de suprimentos.

Acompanhamento das autoridades - Um grupo de trabalho da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) também foi implantado no local do acidente.

Equipamentos e suprimentos de comunicação, incluindo drones, foram entregues no local para ajudar na operação de resgate.

O vice-primeiro-ministro chinês Liu He e o conselheiro de Estado Wang Yong lideraram nesta segunda-feira autoridades para orientar o trabalho de resgate no local do acidente.

O Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos EUA disse nesta segunda que nomeou um investigador sênior de segurança aérea como representante credenciado dos EUA para a investigação do acidente. 

O presidente-executivo da Boeing, Dave Calhoun, disse em uma carta na segunda que a fabricante de aviões ofereceu total apoio de seus especialistas técnicos à investigação liderada pela CAAC.

Obra brasileira indicada para o Special Book Award of China 2022

Pela primeira vez uma obra brasileira foi indicada para receber Special Book Award of China 2022. O livro "China: o socialismo do século XXI", escrito pelo brasileiro Elias Jabbour e pelo italiano Alberto Gabriele, publicado pela editora Boitempo em 2021, acaba de receber indicação para a homenagem.

O prêmio anual da Administração de Imprensa e Publicação da China reconhece escritores estrangeiros que tenham feito contribuições significativas para promover o entendimento entre a China e o mundo e será entregue durante a Feira do Livro Internacional de Beijing, que acontece no final de agosto.