CHINA EM FOCO

China encontra segunda caixa-preta de avião que caiu

Autoridades chinesas confirmaram que não há sobreviventes entre as 132 pessoas a bordo do avião da China Eastern Airlines que caiu no dia 21 de março. Em memória às vítimas, uma cerimônia foi realizada neste domingo no local da queda do avião

Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

A segunda caixa preta do voo MU5735 da China Eastern Airlines foi recuperada. A unidade de armazenamento de dados foi localizada, aparentemente, intacta. O equipamento foi enviado a um laboratório de decodificação profissional neste domingo. A primeira caixa-preta foi localizada na última quarta-feira (23) e enviada a Pequim para decodificação.

Todas as 132 pessoas a bordo - 123 passageiros e nove tripulantes - foram confirmadas mortas, anunciou um oficial da aviação civil no sábado (26). Em memória às vítimas, uma cerimônia foi realizada neste domingo (27).

A equipe da sede nacional de resposta a emergências para o acidente, e o pessoal de busca e salvamento, se posicionaram solenemente na direção do local da queda da aeronave e observaram três minutos de silêncio para expressar condolências às vítimas.

Outras atividades de luto nos locais de busca e salvamento, casas funerárias e outros locais também foram realizadas por familiares das vítimas com a ajuda de funcionários do governo local e grupos de trabalho. Uma equipe de psicólogos foi designada para oferecer ajuda e apoio aos parentes enlutados.

O evento foi realizado depois que a segunda caixa preta foi encontrada no início deste domingo. 

O Boeing 737-800 caiu na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, no dia 21 de março.

A China Eastern Airlines comunicou neste domingo (27) que deu início ao processo de reivindicações de seguro para as famílias das vítimas do voo MU5735.A companhia aérea organizou uma equipe para cuidar dos sinistros e desenvolverá planos de compensação com base na comunicação com as famílias.

O principal regulador de seguros da China pediu na terça-feira (22) que todas as seguradoras façam os esforços para ajudar as famílias em luto com suas reivindicações de seguro.

A investigação sobre a causa do acidente está em andamento enquanto a missão de busca continua.

Xi Jinping conversa por telefone com primeiro-ministro britânico

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e apontou que este ano completa 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas a nível de embaixador entre os dois países. O telefonema foi feito na sexta-feira (25).

Ao longo deste meio século, destacou Xi, as relações sino-britânicas têm se desenvolvido incessantemente, embora casualmente tenham enfrentado alguns obstáculos neste processo. 

Os valores comerciais bilaterais aumentaram de 300 milhões de dólares para 100 bilhões de dólares, e o estoque de investimentos mútuos já subiu para 50 bilhões de dólares. 

No ano passado, o comércio bilateral bateu um novo recorde. As empresas britânicas participam positivamente da reforma e abertura ao exterior da China e os dois países coordenam áreas de desenvolvimento global e a luta contra as mudanças climáticas, combatendo juntos desafios comuns da humanidade.

O presidente chinês afirmou que os dois lados possuem realidades e caminhos de desenvolvimento distintos e devem manter posição aberta e inclusiva para reforçar o diálogo e os intercâmbios, e espera que o governo britânico trate a China e as relações bilaterais com uma atitude objetiva e imparcial, a fim de impulsionar o desenvolvimento incessante dos laços entre os dois países.

Johnson dá grande importância às relações com a China. Ele elogiou o crescimento vertiginoso do comércio bilateral e ficou orgulhoso por ver mais estudantes chineses no território britânico do que em outros países europeus. 

Os dois países são membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e têm grande espaço de cooperação. O Reino Unido quer realizar o diálogo aberto com a China, ampliar as cooperações econômicas e comerciais e aprofundar as coordenações nos destaques globais e regionais, como mudanças climáticas e a variedade biológica.

Os dois líderes ainda trocaram opiniões sobre a situação ucraniana, e o presidente chinês pediu que a comunidade internacional promova o diálogo para criar as condições necessárias à resolução política do problema.

Crescimento do lucro industrial da China cai para 5% em janeiro-fevereiro em meio a pressão de custos

As empresas industriais da China viram o crescimento do lucro desacelerar para 5%nos dois primeiros meses de 2022, pressionados por custos mais altos e vendas mais fracas, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) divulgados neste domingo (27).

Zhu Hong, um estatístico sênior do NBS, disse que a taxa de crescimento do lucro das empresas industriais foi significativamente menor do que os 178,9% do ano passado no mesmo período devido a um efeito base alto.

As principais empresas industriais da China alcançaram um lucro total de 1.157,56 bilhões de yuans (US$ 182 bilhões) durante o período de janeiro a fevereiro de 2022.

Zhu disse que o lucro industrial continuou a tendência de recuperação desde o ano passado, mas alertou que as pressões de custo enfrentadas pelas empresas aumentaram, já que a margem de lucro e as vendas caíram.

"A melhoria dos lucros corporativos ainda é desigual, e o crescimento do lucro das indústrias a jusante, especialmente as pequenas, médias e microempresas, é lento", disse o estatístico.

Como essas empresas ainda enfrentam dificuldades e desafios, Zhu disse que o NBS continuará garantindo o fornecimento de commodities a granel a preços estáveis ??para reduzir os custos de produção das empresas, ao mesmo tempo em que implementa políticas de apoio à indústria manufatureira, como políticas de redução de impostos e taxas para micro e pequenas empresas.

China continental registra 1.254 casos confirmados de Covid-19

A parte continental da China registrou 1.254 novos casos confirmados de Covid-19 no sábado (26), com 1.217 vinculados a transmissões locais e 37 do exterior. Os dados foram divulgados pela Comissão Nacional de Saúde neste domingo.

Um total de 4.448 novos casos assintomáticos também foram registrados no sábado, e 34.508 pacientes assintomáticos permanecem sob observação médica.

Os casos confirmados no continente chinês agora totalizam 143.240, com o número de mortos permanecendo em 4.638.

A contagem mais recente de casos confirmados nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e na região de Taiwan é a seguinte:

Hong Kong: 283.395 (41.804 recuperações, 7.101 mortes)

Macau: 82 (80 recuperações)

Taiwan: 22.566 (13.742 recuperações, 853 mortes)

Espaçonave de carga Tianzhou-2 separada da estação espacial da China

A espaçonave de carga Tianzhou-2 completou todas as tarefas de montagem da estação espacial e foi separada do módulo central da estação espacial às 15h59, no horário de Pequim, neste domingo (27), de acordo com o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China (CMSEO).

Tianzhou-2 é a primeira espaçonave de carga na fase chave de verificação de tecnologia da estação espacial da China, lançada em órbita em 29 de maio de 2021. A espaçonave está em boas condições e voltará a entrar na atmosfera sob controle.

Quantos partidos existem na China?

Ao contrário do que as pessoas acreditam, a China é um país de diversos partidos políticos. Além do Partido Comunista da China (PCCh), que está no poder atualmente, existem outros oito partidos.

Desde a fundação da República Popular da China, em 1949, todos os partidos democráticos participam dos assuntos importantes para a vida política do país. Muitas personalidades representativas destes partidos são deputados das assembleias populares e membros junto à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em seus diversos níveis. 

Nos comitês permanentes das assembleias populares, nos comitês das conferências consultivas políticas, nos organismos governamentais, nos departamentos econômicos, culturais, educacionais, científicos e tecnológicos dos diversos níveis, muitos militantes têm cargos de dirigentes. 

Saiba quais são os oito partidos da China além do PCCh:

  1. Comitê Revolucionário do Partido Komingtang da China (Zhongguó Guómíndang Gémìngweiyuánhuì )
  2. Liga Democrática da China (Zhongguó Mínzhu Tóngméng)
  3. Associação da Construção Democrática da China (Zhongguó Mínzhu Jiànguó Huì)
  4. Associação de Fomento da Democracia da China (Zhongguó Mínzhu Cùjìn Huì)
  5. Partido Democrático Camponês e Operário da China (Zhongguó Nónggong Mínzhu Dang)
  6. Partido Zhi Gong (Zhongguó Zhi Gong Dang)
  7. Sociedade de Três de Setembro da China (Jiusan Xuéhuì)
  8. Liga para Democracia e Autonomia de Taiwan (Táiwan Mínzhu Zìzhì Tóngméng)
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar