CHINA EM FOCO

China anuncia criação de 11 milhões de novos empregos em 2022

Meta do governo chinês é que taxa de desemprego nas cidades não passe de 5,5%; leia esta e outras notícias sobre o país comunista

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em discurso no legislativo.Créditos: Xinhua/Ding Haitao
Escrito en GLOBAL el

A coluna China em Foco, que passa a ser publicada diariamente, com exceção dos sábados, é uma parceria da Revista Fórum com a China Media Group Latin America (CMG Latin America).

Na coluna serão divulgadas notícias que digam respeito tanto a aspectos econômicos, quanto políticos e culturais da China. A proposta é fazer uma cobertura atenta do que ocorre hoje na 2a maior economia do mundo e que muitas vezes fica invisibilizado pela mídia tradicional brasileira.

Boa leitura!

Duas Sessões: janela da China para o mundo

Nesta sexta-feira (4) e sábado (5) foram realizados na capital da China, Pequim, a abertura de dois eventos cruciais para o país: da Assembleia Popular Nacional (APN) e do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). Ambos ocorrem anualmente e são conhecidos como Duas Sessões.
 
Os dois eventos-chave chamam a atenção do mundo por constituir uma janela para observar o desenvolvimento do país. Para os chineses, trata-se de uma encarnação da vitalidade da democracia socialista com características chinesas.

Assembleia Popular Nacional inicia os trabalhos em 2022 e governo propõe criar 11 milhões de empregos no ano

O órgão legislativo nacional da China, equivalente ao Congresso Nacional no Brasil, abriu a sua sessão anual no último sábado (5) em Pequim. Trata-se da 5ª sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN) e teve a presença do presidente chinês Xi Jinping, entre outros líderes.

O primeiro-ministro Li Keqiang, em nome do Conselho de Estado ? também conhecido como Governo Popular Central, que é a principal autoridade administrativa da República Popular da China ?, entregou um relatório de trabalho à legislatura nacional para deliberação.

Entre outros pontos, o documento destaca que a China estabeleceu a meta de crescimento do PIB em cerca de 5,5% para 2022 e meta de inflação, ou aumento do índice de preços ao consumidor (IPC), em cerca de 3%. O relatório também aponta que, ao longo de 2022, o país planeja criar mais de 11 milhões de novos empregos urbanos e tem como meta uma taxa de desemprego urbano que não ultrapasse 5,5%.

Inovação para expandir o comércio exterior chinês

No discurso do primeiro-ministro Li Keqiang durante a abertura dos trabalhos do Congresso Nacional chinês, ele ressaltou que a China prosseguirá a estratégia de desenvolvimento orientada para a inovação e fortalecerá as bases para a economia real. 

Keqiang afirmou que o país implementará um plano de ação de 10 anos em pesquisa básica para garantir um apoio estável à inovação científica e tecnológica a longo prazo. Além de realizar o pleno uso dos mercados e recursos internacionais e domésticos, para continuar a expandir a cooperação econômica e o comércio internacional.

"O vasto e aberto mercado chinês certamente proporcionará oportunidades de negócios ainda maiores para empresas estrangeiras na China.", Li Keqiang, primeiro-ministro da República Popular da China

De acordo com o primeiro-ministro chinês, o país promoverá a inovação científica e tecnológica para atualizar suas indústrias, eliminar gargalos de fornecimento e realizar um desenvolvimento de alta qualidade por meio da inovação.

Desenvolvimento verde e de baixo carbono

A China continuará a melhorar o ambiente ecológico com a promoção e o desenvolvimento verde e de baixo carbono, de acordo com as declarações do primeiro-ministro Li Keqiand durante a abertura da 13ª Assembleia Popular Nacional no sábado (5). 

O país fortalecerá a governança ecológica e ambiental e mais esforços serão feitos para prevenir e controlar poluentes no ar, solo e água. A China protegerá a biodiversidade e desenvolverá o sistema de áreas protegidas da natureza com os parques nacionais como foco principal.

O desenvolvimento e aplicação de tecnologias verdes e de baixo carbono serão promovidos e projetos com alto consumo de energia, altas emissões e baixa qualidade serão coibidos.

Depois de eliminar a pobreza, promover a revitalização rural

Após a conquista histórica de eliminação da pobreza, a China promoverá a revitalização rural. O país intensificará os esforços para garantir uma produção estável e fornecimento suficiente de grãos e outros produtos agrícolas importantes, e garantir que a área de terras agrícolas permaneça acima da linha vermelha de 1,8 bilhão de mu (cerca de 120 milhões de hectares).

"Apoiaremos as áreas que foram retiradas da pobreza no desenvolvimento de negócios locais distintos e reforçaremos a colaboração trabalhista e o treinamento de habilidades vocacionais para ajudar as pessoas que não estão mais na pobreza a aumentar constantemente sua renda." Li Keqiang, primeiro-ministro da República Popular da China

Alto órgão consultivo político presta contas e apresenta prioridades 

Às vésperas da abertura da 13ª Assembleia Popular Nacional, na sexta-feira (4), foram iniciados os trabalhos do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), o mais alto órgão consultivo político da China. A abertura da sessão anual foi realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim, e contou com a presença do presidente Xi Jinping e outros líderes chineses e foi encerrada no sábado (5).

Com o propósito de fortalecer a unidade da nação chinesa, a CCPPC adota métodos da democracia, discussão, crítica e persuasão para lidar adequadamente com os problemas entre o povo chinês.

O presidente do Comitê Nacional da CCPPC, Wang Yang, apresentou à sessão um relatório de trabalho. O documento contém um resumo das realizações do governo em 2021 e revela as prioridades e metas em termos de desenvolvimento socioeconômico.

A Segunda Sessão debateu as prioridades da República Popular da China para os próximos anos. Foram abordados temas como economia, comércio exterior, combate à Covid-19 e questões sociais com a participação de delegados dos mais diversos grupos étnicos e sociais do país.

"[O CCPPC deve se esforçar para] expandir o terreno comum e alcançar a maior convergência possível de interesses, e promover a harmonia nas relações entre partidos políticos, entre grupos étnicos, entre religiões, entre estratos sociais e entre nossos compatriotas em casa e no exterior." Wang Yang, presidente do Comitê Nacional do CCPPC

Paralimpíadas  - A abertura oficial das Paralimpíadas de Inverno de Pequim ocorreu na sexta-feira (4) no Ninho de Pássaro, mesmo local de abertura das Olimpíadas de Inverno, realizadas de 14 a 22 de fevereiro. Os jogos seguem até 13 de março, com paratletas competindo em 78 eventos em seis esportes: esqui alpino, esqui cross-country,
biatlo, snowboard, hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas.

Anticorpo contra a Covid-19 - Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências anunciaram o desenvolvimento de um anticorpo neutralizante inalável que pode fornecer ampla proteção contra o vírus da Covid--19 e diversas variantes emergentes em testes em animais.

Blockbuster - A atual maior bilheteria do cinema no mundo é do filme chinês "The Battle at Lake Changjin" ("A Batalha do Lago Changjin", em tradução livre). O longa mostra a China frente aos EUA na Guerra da Coreia e já teve a maior arrecadação da história: passou de US$ 840 milhões. Ainda não disponível no Brasil.

Confira o trailer (legenda em inglês):

 

Temas