CHINA EM FOCO

China quer punição para responsáveis por ataque terrorista em Karachi

Atentado deixou três chineses mortos e um ferido e fez várias vítimas paquistanesas; ministro das Relações Exteriores da China pede que terroristas paguem o preço

Créditos: CFP - Polícia paquistanesa se reúne no local da explosão da bomba em Karachi, no Paquistão (26/4/2022)
Escrito en GLOBAL el

Uma explosão atingiu uma van de passageiros do Instituto Confúcio da Universidade de Karachi, no Paquistão, nesta terça-feira (26). O atentado deixou três professores chineses mortos, um professor chinês ferido e várias vítimas paquistanesas.

Em comunicado, a Universidade Normal de Sichuan, no sudoeste da China, disse que Huang Guiping, diretor do instituto de Karachi, Ding Mufang, professor, e o voluntário Chen Sai foram mortos no ataque. Outro conferencista, Wang Yuqing, foi ferido.

O governo da China reagiu imediatamente e expressou condenação e indignação pelo ataque e condolências às vítimas, aos feridos e às famílias enlutadas.

"O sangue dos chineses não pode ser derramado em vão, e aqueles por trás deste incidente certamente pagarão o preço", declarou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira (27).

O ministro das Relações Exteriores da China, Wu Jianghao, telefonou para o embaixador paquistanês na China para expressar sérias preocupações.

"Ele exigiu que o lado paquistanês faça imediatamente uma investigação completa do incidente, apreenda e puna os autores em toda a extensão da lei e tome todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos cidadãos chineses no Paquistão e evitar que tais incidentes aconteçam novamente", disse o porta-voz.

Após o ataque terrorista, o primeiro-ministro paquistanês Shahbaz Sharif visitou a Embaixada da China para expressar suas condolências. Ele disse que o governo paquistanês conduzirá uma investigação aprofundada sobre o incidente, punirá de forma exemplar os autores e fortalecerá a segurança do pessoal chinês, projetos e instituições no Paquistão de uma forma abrangente.

Sharif disse que seu governo nunca permitirá que qualquer força prejudique a amizade Paquistão-China.

Autoridades locais em Sindh e Karachi lançaram uma investigação em grande escala para prender os criminosos, de acordo com o porta-voz chinês.

O Ministério das Relações Exteriores da China e as missões diplomáticas chinesas no Paquistão continuarão a instar os departamentos paquistaneses relevantes a lidar adequadamente com os assuntos de acompanhamento dos mortos, tratar os feridos e reprimir resolutamente a organização terrorista envolvida, acrescentou o porta-voz.

De acordo com o Departamento de Combate ao Terrorismo do Paquistão (CTD), o ataque foi realizado por uma mulher vestida de burca carregando uma mochila na qual os explosivos foram mantidos.

Na terça-feira (26), o secretário-geral da ONU, António Guterres, também condenou veementemente o ataque na universidade. Julien Harneis, residente da ONU e coordenador humanitário no Paquistão, disse que os ataques que visam deliberadamente a educação, professores e locais de aprendizagem são particularmente condenáveis.

Avanço na construção de infraestrutura é prioridade na China

O presidente chinês, Xi Jinping, destacou nesta terça-feira (26) a importância de fortalecer a construção de uma rede moderna de infraestrutura e estabelecer uma base sólida para um país socialista moderno como a China. 

Xi, que também chefia o Comitê Central para Assuntos Financeiros e Econômicos (CCFEA, em inglês), participou da 11a reunião do colegiado. Ele destacou que a infraestrutura é um suporte importante para o desenvolvimento econômico e social e pediu equilíbrio entre o desenvolvimento e a segurança, além de otimizar layout, estrutura, função e modo de desenvolvimento da infraestrutura.

Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), o país asiático alcançou uma série de realizações de liderança mundial na construção de grandes instalações científicas e tecnológicas, projetos de conservação de água, centros de transporte, infraestrutura de informação e reservas estratégicas nacionais. 

No entanto, o desenvolvimento de infraestrutura da China ainda não atende às necessidades nacionais de desenvolvimento e segurança. Para isso é preciso fortalecer o desenvolvimento de infraestrutura, suavizar o círculo econômico doméstico, promover a "circulação dupla", expandir a demanda doméstica e impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade.

Empresas de infraestrutura chinesa valorizadas

Em seguida à reunião do CCFEA, as empresas chinesas de infraestrutura foram valorizadas. A Shenzhen New Land Tool subiu 17%, o Zhejiang Construction Investment Group subiu 10% e a Sany Heavy Industry subiu 6,3%.

Analistas da China International Capital Corporation disseram que a reunião do comitê e as medidas recentes introduzidas pelo banco central ajudariam na coordenação da construção e capital de projetos de infraestrutura e acelerariam o ritmo dos grandes projetos no 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

Os analistas observaram que a taxa de crescimento do investimento em infraestrutura no primeiro trimestre atingiu 10,5%, a maior desde 2018, mas prevê uma desaceleração nos gastos de capital subsequentes.

Eles acrescentaram que a interrupção logística desacelerou a construção em abril, mas espera uma recuperação em maio se a pandemia diminuir, além das recentes políticas favoráveis.

Analistas da Everbright Securities disseram em uma nota que a reunião do CCFEA apontou a principal direção desta rodada de investimentos em infraestrutura, desde projetos de conservação de água, centros de transporte e infraestrutura de informação.

Eles acrescentaram que a liderança do governo central de Pequim  ajudará a coordenar soluções de questões como avaliação de construção, financiamento e planejamento inter-regional, o que fará com que os projetos sejam lançados mais rapidamente.

Sobre o aumento do apoio financeiro à construção de infraestrutura, o comitê pediu a ampliação dos canais de financiamento e estímulo à participação do capital social no investimento e operação da infraestrutura urbana.

Lucro industrial da China cresce 8,5% no primeiro trimestre

As empresas industriais da China viram os lucros aumentarem 8,5% ano a ano no primeiro trimestre de 2022, mantendo um crescimento constante. Os dados foram divulgados  pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) nesta quarta-feira (27).

As principais empresas industriais alcançaram lucros totais de 1.955,57 bilhões de yuans (US$ 298 bilhões) durante o período de janeiro a março de 2022, aumentando em relação ao período de janeiro a fevereiro de 1.157,56 bilhões de yuans.

As empresas industriais alcançaram um crescimento estável no primeiro trimestre, beneficiando-se de iniciativas governamentais que incluíram cortes de impostos e reduções de taxas, explicou o estatístico sênior do NBS,  Zhu Hong. 

Os lucros da indústria mineira aumentaram 148%, mas a indústria transformadora (2,1%) e a produção e fornecimento de eletricidade, calor, gás e água (30,3%) diminuíram.

Zhu citou fatores que também criaram pressão descendente sobre o crescimento da economia industrial. “A inflação importada e o surto esporádico de Covid-19 em todo o país trouxeram desafios às empresas”.

Os lucros das empresas industriais no primeiro trimestre de 2022 caíram 3,8 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre do ano passado.

Xangai define regras para áreas de 'zero-Covid' à medida que os casos continuam a cair

Xangai, centro financeiro da China, estabeleceu regras para áreas onde a Covid-19 foi eliminada. Os casos positivos na cidade de 25 milhões de habitantes seguem em queda a cinco dias consecutivos.

A megacidade implementará medidas em torno dos princípios de "atividades limitadas", "um número limitado de pessoas" e "áreas limitadas" em locais livres do vírus, disseram autoridades locais na entrevista coletiva de quarta-feira.

Medidas rigorosas, como testes de Covid-19 e higienização completa, serão mantidas em outras áreas de Xangai.

Xangai se tornou o epicentro da China para a Covid-19 depois que um surto agressivo de Ômicron aumentou os casos no centro financeiro. Grande parte da cidade está em confinamento e as autoridades locais seguem empenhadas em eliminar o vírus.

Obras digitalizadas de Monet e amigos impressionistas em cartaz na China

Depois de passar por vários países como Itália, Austrália e México, a China recebe versões digitais do trabalho do pintor impressionista Claude Monet. As obras estão em exibição em um shopping de Pequim, capital chinesa, e podem ser contempladas de maneira digital e com apresentação com tecnologia de cinema 360o. 

A exposição digital 'Monet and Friends - Life, Light and Color' homenageia Claude Monet e outros 15 pintores impressionistas, como Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir e Edgar Degas e vai até 5 de junho.

"Nossa exposição é bem diferente das tradicionais, onde as pinturas são penduradas na parede e as pessoas as observam de longe. Aqui, usamos som, luz e cheiro para mostrar as obras em movimento. Essa forma pode atrair melhor os mais jovens geração, e deixá-los se aproximar e apreciar a arte", explicou o diretor do centro, Eric Yuan.

CGTN ganha prêmio de ouro no New York Festivals TV and Film Awards 2022

O videoclipe especial de Ano Novo da CGTN "A Musical Toast to 2022" ganhou uma medalha de ouro na categoria Performing Arts Special do New York Festivals TV and Film Awards de 2022. 

Os vencedores foram anunciados nesta terça-feira (26) durante o evento virtual Storytellers Gala. A CGTN também foi homenageada com dois prêmios de prata e três de bronze em outras categorias.

O videoclipe chinês premiado reuniu músicos de todo o mundo, que enviaram participações usando seus próprios instrumentos. Conhecida como Abertura do Festival, a sonata original foi composta pelo renomado músico chinês Shi Wanchun.

Disputaram a premiação mais de 200 produtores, diretores, escritores e outros profissionais de mídia criativa de 42 países.