CHINA EM FOCO

Metade de Xangai alcança status 'zero-Covid'

Situação atual não é estável e autoridades disseram que ainda não é hora de diminuir as restrições na megacidade

Créditos: CGTN - Um local de teste de ácido nucleico no distrito de Fengxian, em Xangai, no leste da China, em 10/5/2022.
Escrito en GLOBAL el

Metade dos 16 distritos de Xangai alcançaram o status "zero-Covid" de acordo com o vice-diretor da comissão de saúde da megacidade, Zhao Dandan, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11).

"Um total de oito distritos em Xangai e partes da nova área de Pudong da cidade alcançaram o status de zero-Covid", informou Zhao. Ele afirmou ainda que os dados mostraram que a cidade não registrou casos fora das áreas sob as restrições mais rígidas nesta terça-feira (10).

Apesar de alcançar esse marco significativo, as autoridades disseram que ainda não era hora de diminuir as restrições.

"Devemos reconhecer claramente que a situação atual não é estável e o risco de uma recuperação ainda permanece", disse Zhao.

A cidade também registrou sete novas mortes locais relacionadas à Covid-19, com idade média de 87,3 anos. As causas diretas das mortes foram doenças subjacentes, disse a comissão.

Xangai registrou 228 casos confirmados de Covid-19 transmitidos localmente e 1.259 casos locais assintomáticos na terça-feira, informou a comissão municipal de saúde na quarta-feira.

Sete outras regiões de nível provincial no continente também relataram novos casos de Covid-19 transmitidos localmente, incluindo Pequim com 24 e a província de Henan, no centro da China, com 22.

China divulga plano quinquenal para desenvolvimento da bioeconomia

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC), o principal planejador econômico do país, divulgou um plano quinquenal sistemático para o desenvolvimento da bioeconomia do país.

O plano com duração de cinco anos (2021-2025) foi divulgado nesta terça-feira (10) e tem o objetivo de expandir as indústrias pilares da bioeconomia e integrar biotecnologias avançadas nas áreas de medicina, saúde, agricultura, silvicultura, energia e proteção ambiental.

Segundo o plano, a China investirá em inovação da bioeconomia, além de atualizar a proteção e o uso de recursos biológicos e construir um sistema de biossegurança para melhorar a capacidade de governança na prevenção e controle de riscos.

O plano estipula como quatro áreas principais a biomedicina, a bioagricultura, a substituição de biomassa e a biossegurança. 

"Também apresenta os sete projetos principais para melhorar a inovação em bioeconomia: beneficiar as pessoas com tecnologias biomédicas, modernizar a indústria de sementes, demonstração de bioenergia e proteção ambiental da indústria, integração de biotecnologia e tecnologia da informação, preservação e desenvolvimento de recursos biológicos e a construção de zonas piloto de bioeconomia", listou o vice-diretor do Departamento de Inovação e Desenvolvimento de Alta Tecnologia da NDRC, Wang Xiang.

De acordo o projeto, as novas iniciativas vão beneficiar amplamente a saúde das pessoas, a segurança alimentar, a segurança energética, a revitalização rural e o desenvolvimento verde.

Taiwan excluída da OMS por responsabilidade do partido DPP

Taiwan foi excluída da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, na avaliação do governo chinês, isso se deve exclusivamente às atitudes do Partido Democrático Progressista (DPP) da ilha. 

O comentário foi feito nesta quarta-feira (11) pela porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Zhu Fenglian. Ela observou que a OMS é um órgão das Nações Unidas (ONU) ao qual apenas nações soberanas podem participar. A região de Taiwan, como parte da China, nunca teve o direito de ser membro.

A participação de Taiwan nas atividades da OMS deve ser tratada de acordo com o princípio de Uma Só China, ressaltou Zhu.

Ela disse que a autoridade do DPP minou a base política no Estreito ao se agarrar à uma agenda de "independência de Taiwan" e distorcer e negar o Consenso de 1992. Ao adotar essa tática, a autoridade do partido taiwanês minou as chances de participação na OMS, acrescentou Zhu.

China condena violência contra jornalistas na Cisjordânia

A China se opõe firmemente e condena fortemente os atos violentos contra jornalistas que estão desempenhando suas funções normais e espera que o incidente na Cisjordânia seja tratado de acordo com a lei e a justiça. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, após o assassinato do americano-palestino, jornalista Shereen Abu Aqleh, nesta quarta-feira (11).

Crescimento do índice de preços ao produtor da China desacelera, índice de preços ao consumidor sobe

O índice de preços ao produtor (PPI) da China desacelerou em abril relação ao mês anterior, apesar de um aumento nos preços globais das commodities. Os dados são do National Bureau of Statistics (NBS).

O PPI do país aumentou 8,0% ano a ano em abril, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior, mais rápido do que o crescimento de 7,7% apontado por uma pesquisa da Reuters. 

Esse resultado deixa mais espaço para estímulos para a economia, que enfrenta pressão descendente de rigorosas restrições da Covid-19 e uma desaceleração nas exportações e no consumo doméstico.

O aumento mais lento do PPI foi impulsionado por medidas governamentais para estabilizar os preços das commodities e aumentar a oferta, disse Dong Lijuan, estatístico sênior do NBS.

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China subiu 2,1% ano a ano em abril, acelerando em relação ao crescimento de 1,5% de março e superando as expectativas de um aumento de 1,8% estimado por pesquisa da Reuters.

Dong disse que o aumento do IPC foi causado principalmente por maiores custos de logística durante o ressurgimento da Covid-19 no país, medidas para combater o vírus e estocagem por parte dos consumidores.

Analistas de mercado esperam que o CPI suba novamente em maio e que o PPI desacelere ainda mais.

"Esperamos que a inflação do IPC aumente ainda mais para 2,3% aa em maio, devido principalmente a uma base baixa e estoque maciço de alimentos nas regiões atingidas pela Ômicron, enquanto a inflação do PPI provavelmente cairá ainda mais para 6,6% aa em maio em uma base alta e em contração demanda, embora as interrupções no fornecimento causadas por bloqueios domésticos e o conflito Rússia-Ucrânia possam retardar a desaceleração", disse Lu Ting, economista-chefe da Nomura na China e outros pesquisadores, em nota.

A recente depreciação do RMB também pode adicionar algumas pressões inflacionárias no mercado interno, e o aumento da inflação pode limitar o espaço para mais cortes nas taxas, de acordo com Lu.

Mais de 100 bilhões de pacotes entregues na China em 2021, um aumento de 30% em relação a 2020

A China registrou um recorde de mais de 100 bilhões de pacotes entregues em todo o país em 2021, com uma média de quase 300 milhões de itens por dia.

Os dados foram divulgados pelo Departamento de Correios do Estado (SPB) nesta terça-feira (10) e mostraram que houve 108,3 bilhões de entregas nacionais de pacotes no ano passado, marcando um aumento anual de 29,9%.

A receita para as entregas de 2021 atingiu 1,03 trilhão de yuans (US$ 160 bilhões), 17,5% a mais do que no ano anterior, informou a agência.

"Enquanto o tamanho do mercado da indústria de entrega expressa está se expandindo, a concorrência ainda é acirrada", informa um relatório do SPB. O documento acrescenta que a "guerra de preços" no setor foi "inicialmente contida".

Como a economia da China enfrenta múltiplas pressões, como prevenção e controle de epidemias, redução da demanda e enfraquecimento das expectativas, a incerteza no setor tem aumentado, pontua o relatório.

Publicada coleção de discursos diplomáticos de Xi Jinping

O primeiro e o segundo volumes de uma coleção de discursos diplomáticos do presidente chinês Xi Jinping foram publicados pela Central Party Literature Press.

Compilado pelo Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), o livro inclui 136 discursos proferidos em eventos internacionais entre março de 2013 e novembro de 2021 pelo presidente Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central.

Xi, como o arquiteto-chefe da diplomacia de um grande país com características chinesas, fez discursos em várias ocasiões internacionais, propondo uma série de novas ideias, novas propostas e novas iniciativas com características chinesas distintivas, que refletem o chamado dos tempos e lideram a tendência do progresso humano.

Eles são uma parte importante do Pensamento de Xi Jinping sobre a Diplomacia e do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era.

Eles trazem orientações importantes para o estabelecimento de um novo tipo de relações internacionais, a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado e a criação de um ambiente internacional favorável para a realização do sonho chinês de rejuvenescimento nacional.