CHINA EM FOCO

China pede unidade entre os países do BRICS e oposição à mentalidade de guerra fria

Reunião de ministros das Relações Exteriores dos países do bloco contou com discurso de abertura do presidente chinês, Xi Jinping

Créditos: CGTN - Presidente chinês, Xi Jinping, fez o discurso de abertura da reunião dos chanceleres do BRICS
Créditos: CGTN - Reunião de chanceleres do BRICS por videoconferência foi realizada nesta quinta-feira e presidida pela China.
Créditos: Xinhua - John Lee é eleito como chefe executivo do sexto mandato da RAEHK em Hong Kong, sul da China (8/5/2022).
Créditos: CGTN
Créditos: CGTN - "Estação Espacial Tiangong" por Niu Shengbo, um estudante da escola primária em Pequim
Créditos: CGTN - CGTN - Vista da montanha Tiantai, onde o escritor de viagens Xu Xiake começou sua jornada, província de Zhejiang, China
Escrito en GLOBAL el

Os ministros das Relações Exteriores do BRICS - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - se reuniram por videoconferência nesta quinta-feira (19). A abertura do encontro foi realizada pelo presidente chinês, Xi Jinping, 

Em seu discurso, Xi descreveu os países do BRICS como uma "força positiva, inspiradora e construtiva" na comunidade internacional. Ele afirmou que o bloco precisa se opor ao hegemonismo e à política de poder, rejeitar a mentalidade da Guerra Fria e o confronto do bloco e trabalhar juntos para construir uma comunidade global de segurança para todos.

O presidente chinês ressaltou ainda que o BRICS deve fortalecer a confiança política mútua e a cooperação em segurança, manter comunicação e coordenação estreitas sobre as principais questões internacionais e regionais. Além de acomodar os interesses centrais de cada um e as principais preocupações, respeitar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento de cada país.

A China ocupa a presidência rotativa do BRICS este ano. O Conselheiro de Estado e Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, presidiu a reunião. O encontrou contou com a presença dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França; da Rússia, Sergey Lavrov; da África do Sul, Naledi Pandor; e da Índia, Subrahmanyam Jaishankar.

Wang destacou que diante dos novos desafios globais, os países do BRICS devem estar alinhados com a tendência mundial, construir consenso, fortalecer a confiança e fazer esforços para lidar com as mudanças no cenário internacional. 

Todos os lados concordaram em implementar plenamente a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, beneficiar melhor as pessoas dos países em desenvolvimento e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Os ministros das Relações Exteriores apoiaram o avanço do processo de expansão do BRICS e indicaram que mais discussões seriam realizadas sobre esta questão. Trocaram também opiniões sobre assuntos relacionados com a Ucrânia e o Afeganistão.

China corta taxa de juros em valor recorde para impulsionar economia

O Banco Popular da China (PBOC), o banco central chinês, cortou a LPR - taxa de juros para empréstimos de longo prazo - por uma margem maior do que o esperado neste mês. O objetivo da medida, anunciada nesta sexta-feira (20), é aumentar a demanda por empréstimos para sustentar a economia do país. 

A LPR é uma taxa de referência para empréstimos definida mensalmente por 18 bancos comerciais designados e anunciada pelo banco central da China. A taxa básica de empréstimos de cinco anos é referência para hipotecas e foi reduzida em 15 pontos base para 4,45% de 4,60%. 

Essa é a maior redução desde que a China reformulou o mecanismo de taxas de juros em 2019. A LPR de um ano, na qual se baseia a maioria dos empréstimos novos e pendentes no gigante asiático, permaneceu inalterada em 3,70%.

A redução seguiu-se a cortes nas taxas de um ano e mais de cinco anos em janeiro para impulsionar a economia.

O índice de ações de referência do país, o Shanghai Composite Index, subiu cerca de 1%no início do pregão com o corte da taxa na sexta-feira.

Conselho de Estado da China nomeia John Lee como novo executivo-chefe de Hong Kong

O Conselho de Estado da China decidiu nesta sexta-feira (20) nomear John Lee como o executivo-chefe do sexto mandato da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK). Lee, que venceu a eleição do executivo-chefe em 8 de maio, assumirá o cargo em 1º de julho e sucederá Carrie Lam.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, presidiu a reunião e assinou um decreto do Conselho de Estado sobre a nomeação. Ele prometeu o apoio do governo central a Hong Kong na consolidação e aprimoramento de seu status como centro financeiro, comercial e marítimo internacional para acelerar a construção de um centro internacional de inovação e tecnologia e aumentar sua competitividade internacional.

"O governo central apoiará Hong Kong na aplicação plena de seus pontos fortes únicos para melhor integrar-se ao desenvolvimento geral do país e manter a prosperidade e a estabilidade de longo prazo", afirmou Li.

China avalia que proibição planejada do Canadá à Huawei viola regras de livre comércio

O governo do Canadá anunciou nesta quinta-feira (19) que pretende proibir os provedores de serviços de telecomunicações canadenses de implantar produtos e serviços Huawei e ZTE em suas redes 5G. A declaração foi feita pelo ministro da Inovação, Ciência e Indústria canadense, François-Philippe Champagne, que alegou preocupações de "segurança nacional" para justificar a medida.

Em resposta, a embaixada chinesa no Canadá criticou o plano de Ottawa e afirmou que a medida viola os princípios da economia de mercado e as regras de livre comércio.  A China avaliará minuciosamente o caso e tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas.

OMS autoriza Convidecia, vacina chinesa de dose única contra a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) validou nesta quinta-feira (19) a vacina chinesa contra a covid Convidecia. O imunizante de dose única foi desenvolvido pela farmacêutica chinesa CanSino Biologics para uso emergencial. Trata-se da terceira vacina chinesa, após a da Sinopharm e da Sinopec, a ser certificada pela Lista de Uso de Emergência da OMS (EUL).

Pinturas de jovens no espaço são exibidas para marcar o 1º ano do lançamento de Tianhe

Uma exposição de pinturas com temas espaciais criadas por jovens chineses foi realizada no Museu de Ciência e Tecnologia da China em Pequim. A mostra marca o primeiro aniversário do lançamento da espaçonave Tianhe, lançada em 29 de abril de 2021 e que auxilia astronautas em experimentos científicos e técnicos no espaço.

No ano passado, o módulo central recebeu com sucesso naves espaciais, incluindo naves de carga Tianzhou-2 e Tianzhou-3 e naves espaciais tripuladas Shenzhou-12 e Shenzhou-13. Seis astronautas chineses estavam a bordo da espaçonave tripulada e permaneceram em órbita por meses.

Turismo virtual é o centro das atenções no 12º Dia do Turismo na China

Nesta quinta-feira (19) foi celebrado o 12º Dia do Turismo na China com o tema "Experimente a cultura chinesa e desfrute de uma bela jornada". A antiga cidade de Pingyao, província de Shanxi, norte do país, foi designada como o principal local para as atividades relacionadas à ocasião.

No entanto, afetados pela pandemia da Covid-19, os hábitos de viagem das pessoas sofreram mudanças tremendas. Tornou-se um consenso não se reunir, não viajar para longe e prestar mais atenção à higiene. Viajar por meio de novos meios técnicos, como realidade virtual e influenciadores online, tornou-se uma nova maneira de ver o mundo.

De acordo com uma pesquisa com 2.085 entrevistados realizada pelo Social Survey Center of China Youth Newspaper, 74,8% escolheriam viajar online. Até 59,7% dos entrevistados disseram que tiveram uma boa experiência de viagem virtual, enquanto 84,1% dos entrevistados disseram que enriqueceu sua experiência de viagem.

Especialmente para visitar museus, muitas pessoas disseram que os passeios virtuais deram uma visão mais detalhada das exposições.

A opção de viajar online já existia antes, mas avançou ainda mais em meio à pandemia. "Através dos meios digitais, as viagens online deram ao turismo tradicional uma nova forma de apresentação, e a tecnologia digital proporcionou mais possibilidades de produção de conteúdo relacionado ao turismo",  disseo professor da Escola de Turismo da Beijing Union University,  Li Baiwen.

A escolha da data de 19 de maio para o Dia do Turismo na China presta homenagem a  Xu Xiake. O renomado geógrafo, viajante e explorador da Dinastia Ming (1368-1644) empreendeu uma jornada de 30 anos pelo país que originou as famosas "Notas de viagem de Xu Xiake", que começaram a ser escritas nesta data.