CHINA EM FOCO

Covid na China: Pequim realiza testagem em massa de 21,8 milhões de pessoas

Serão três dias de testes gratuitos na população para conter novo surto da variante Ômicron do coronavírus no país

China investe em testagem da população para combater a Covid-19Créditos: CCTV+
Escrito en GLOBAL el

A capital chinesa, Pequim, exigirá que todos os moradores que vivem e trabalham em 12 distritos façam três testes consecutivos de ácido nucleico a partir desta terça-feira (3), até quinta-feira (5) para conter a epidemia de Covid-19 e cortar a transmissão. 

De acordo com o colunista da Revista Fórum que mora em Pequim, Alessandro Teixeira, todos os testes para detectar Covid-19 passaram a ser gratuitos a partir desta terça-feira. Antes, caso o morador não procurasse um hospital público, o teste custava o equivalente a R$ 15. 

A cidade completou sua terceira rodada de testes de ácido nucleico em massa nos dias 29 e 30 de abril, cobrindo cerca de 21,8 milhões de habitantes. Duas rodadas haviam sido feitas anteriormente.

Pequim relatou 41 novos casos confirmados transmitidos localmente e nove novos portadores assintomáticos entre domingo (1o) e segunda-feira, elevando o total de infecções da cidade para 400 em 14 distritos desde 22 de abril, segundo o CDC de Pequim.

Durante o feriado de cinco dias do 1º de maio, que começou no sábado (30), foi exigido que todos os moradores apresentem um teste de ácido nucleico negativo, realizado em até 48 horas, se desejarem entrar em locais públicos, incluindo áreas cênicas, hotéis e casas de família.

Todos os restaurantes da cidade suspenderam os serviços de refeições e, em vez disso, estão oferecendo serviços de entrega até dia 4 de maio.

Empresas chinesas enfrentam desafios com suporte de políticas do governo

Diante dos desafios econômicos globais impostos pela pandemia da Covid-19 e por fatores geopolíticos, as empresas chinesas estão enfrentando os ventos contrários com o apoio de diversas políticas governamentais.

Os setores industrial e de serviços da China tiveram crescimento, apesar das interrupções devido à pandemia, enquanto os esforços dos empreendedores na otimização de produtos e operações estão adicionando nova vitalidade ao mercado.

A produção industrial de valor agregado da China das principais empresas aumentou 6,4% ano a ano no primeiro trimestre do ano (1º trimestre), contribuindo para 2,1 pontos percentuais do crescimento econômico, mostram dados do National Bureau of Statistics (NBS).

O valor agregado do setor manufatureiro cresceu 6,1% ano a ano, 1,3% acima do mesmo período do ano passado, enquanto o do setor financeiro e do setor de transmissão de informações, software e serviços de TI subiu 5,1% e 10,8%, respectivamente.

Os lucros das principais empresas industriais da China subiram 8,5% ano a ano no primeiro trimestre, com 24 das 41 indústrias tendo um crescimento de lucro ano a ano, informou o NBS.

A indústria de serviços da China também expandiu no primeiro trimestre, com o índice medindo sua produção aumentando 2,5% ano a ano, e a receita combinada das principais empresas subindo 13,6% nos primeiros dois meses.

Embora os setores baseados em contato tenham sido atingidos em meio a infecções variantes do Ômicron em março, as empresas atingiram um nível bastante ativo em setores de serviços modernos, incluindo serviços de seguros e telecomunicações, rádio, televisão e transmissão por satélite.

Novas formas de consumo prosperaram, impulsionadas pela integração profunda de 5G, inteligência artificial e Internet das Coisas, que promoveram a atualização do consumo e desencadearam o potencial de novos negócios no setor de serviços, disse o estatístico do NBS Li Suoqiang.

A produção industrial de valor agregado dos principais fabricantes de alta tecnologia da China saltou 14,2% ano a ano no primeiro trimestre, 7,7% acima da das principais empresas industriais, enquanto seus lucros e investimentos em ativos fixos subiram 3,8% e 32,7%,respectivamente.

Durante o mesmo período, a indústria de serviços de alta tecnologia do país viu o investimento em ativos fixos aumentar 14,5% ano a ano e o investimento estrangeiro direto em uso real subiu 57,8%, mostram dados do NBS.

"Os fundamentos econômicos de longo prazo permanecem sólidos e o impulso contínuo da recuperação econômica não mudou", disse o porta-voz do NBS, Fu Linghui.

Os empresários chineses têm feito esforços para lidar com as mudanças do mercado interno e externo. Por exemplo, com os serviços de alimentação seriamente prejudicados, os restaurantes nas ruas populares de restaurantes em Pequim e Wuhan expandiram os serviços de entrega de alimentos. Enquanto isso, os fabricantes de brinquedos projetaram produtos com funções interativas para atrair mais compradores estrangeiros.

Para ajudar as fábricas a retomar a produção em meio às interrupções da Covid-19, a China estabeleceu uma abordagem de "lista branca" para apoiar a retomada do trabalho das principais empresas da cadeia industrial e minimizar o impacto da pandemia na cadeia de suprimentos.

Dados oficiais mostram que as autoridades fiscais do país forneceram um total de 333,5 bilhões de yuans (50,40 bilhões de dólares americanos) em diferimentos de impostos e taxas para micro, pequenas e médias empresas manufatureiras em todo o país no primeiro trimestre, enquanto cerca de 1,5 trilhão de yuans de valor agregado as restituições de créditos fiscais serão concluídas este ano.

Pacote de resgate de Shenzhen impulsiona recuperação econômica

Shenzhen, o Vale do Silício da China, lançou um pacote com 30 medidas para ajudar empresas e negócios afetados pela epidemia de Covid-19 a superar suas dificuldades que incluem cortes de impostos, isenção de taxas e subsídios de aluguel.

Espera-se que essas políticas ajudem empresas e negócios a reduzir encargos financeiros em cerca de 75 bilhões de yuans (US$ 11,78 bilhões).

"O objetivo dessas políticas é tentar proteger as entidades do mercado e estimular sua criatividade para liberar mais potencial e impulso para impulsionar o desenvolvimento econômico", afirmou o vice-secretário-geral do governo popular municipal de Shenzhen, Huang Qiang.

Especialistas avaliaram que este foi o pacote de resgate mais potente que a cidade lançou até agora e é vital para aliviar a pressão da pandemia sobre a economia. 

Cigarros eletrônicos na mira de órgãos reguladores chineses

Desde domingo (1o), os fabricantes e varejistas de cigarros eletrônicos da China devem ter uma licença antes de produzir e vender seus produtos. Com a introdução dos novos regulamentos, os cigarros eletrônicos estão sujeitos às mesmas regras que os cigarros tradicionais.

A nova política também proíbe cigarros eletrônicos com sabor, que se tornaram populares entre muitos jovens chineses, como um esforço para reduzir a taxa de tabagismo de 26,6% para 20% entre pessoas acima de 15 anos, até o ano de 2030.

A Organização Mundial da Saúde e a Comissão Nacional de Saúde da China consideram que os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde.

A indústria de cigarros eletrônicos da China oferece empregos para quase seis milhões de pessoas, e o mercado local cresceu 36% em um intervalo de um ano, atingindo um valor de cerca de três bilhões de dólares.

Nono sobrevivente é resgatado de prédio que desmoronou no centro da China

Um nono sobrevivente foi resgatado na manhã desta terça-feira (3) do prédio residencial que desabou em Changsha, na província de Hunan, centro da China.

A sobrevivente, uma mulher, estava lúcida e com sinais vitais estáveis, disseram os socorristas antes que ela fosse retirada dos escombros e enviada ao hospital.

As operações de resgate estão em andamento depois que o prédio de oito andares no distrito de Wangcheng, Changsha, com uma área de cerca de 700 metros quadrados, tombou na sexta-feira (29). Pelo menos 39 pessoas desapareceram e 23 pessoas ficaram presas sob os escombros.

A polícia deteve nove pessoas, incluindo o proprietário do edifício e três outros responsáveis ??pela sua construção. Outros cinco foram acusados ??de criar um relatório de segurança falso para o prédio.

A causa exata do colapso ainda está sob investigação, mas é relatado que os inquilinos fizeram alterações estruturais no edifício.

O Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural disse que uma investigação abrangente e minuciosa sobre edifícios construídos ilegalmente para operações comerciais será realizada em todo o país.

Xi Jinping incentiva os jovens a ajudar a impulsionar a autossuficiência de ciência-tecnologia aeroespacial da China

O presidente chinês Xi Jinping encorajou os jovens do setor aeroespacial a contribuir mais para a realização da China de uma maior autoconfiança na ciência e tecnologia aeroespacial.

Xi fez as observações em uma carta na segunda-feira (2) em resposta a uma equipe de jovens que trabalha na construção de estações espaciais na Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China.

Tesla faz recall de veículos Model 3 Performance na China

A fabricante de carros elétricos Tesla lançou um recall de 14.684 veículos na China devido a defeitos de software, disse o órgão de vigilância de alta qualidade chinês.

O recall envolve veículos Model 3 Performance fabricados entre 12 de janeiro de 2019 e 25 de março de 2022, sendo 1.850 deles importados e 12.834 fabricados na China, de acordo com um comunicado da Administração Estatal de Regulação do Mercado.

Ao mudar para o modo de pista, os visores centrais dos veículos afetados mostram apenas o valor da velocidade sem a unidade de velocidade (km/h) devido a um erro de software, o que pode aumentar o risco de colisões, apresentando potenciais riscos de segurança, disse o comunicado. .

As filiais da Tesla em Pequim e Xangai prometeram atualizar gratuitamente o software nos veículos recolhidos.

Zhurong, rover chinês, viaja mais de 1,9 km em Marte

O rover chinês Zhurong viajou mais de 1,9 km desde que colocou as rodas sobre a superfície de Marte em maio do ano passado, segundo dados do Centro do Programa Espacial e Exploração Lunar da Administração Espacial Nacional da China.

Até domingo (1o), Zhurong tinha operado na superfície do planeta vermelho por 342 dias marcianos a uma distância de 240 milhões de quilômetros da Terra. Um dia marciano é aproximadamente 40 minutos mais longo do que um dia na Terra.

O Zhurong pousou na Utopia Planitia, uma vasta planície no hemisfério norte de Marte, em 15 de maio de 2021. Desde então, o rover coletou amostras de rochas da superfície e capturou imagens enquanto explorava o planeta.

Marte entrará na temporada de inverno, durante a qual a temperatura noturna pode cair abaixo de 100 graus Celsius negativos, com uma alta probabilidade de tempestades de areia. Os invernos marcianos duram o equivalente a seis meses terrestres.

Os cientistas fizeram projetos especiais no rover Zhurong, incluindo a resistência à baixas temperaturas e à areia, segurança de energia e outros recursos, com o objetivo de garantir a condução segura do processo de patrulha e exploração de Marte.

A administração espacial chinesa também divulgou que o rover lunar Coelho de Jade-2 já trabalhou por 42 dias lunares e se moveu 1.181 metros na superfície da Lua.

A sonda chinesa Chang'e-4, incluindo um módulo de pouso e o Coelho de Jade-2, lançado em 8 de dezembro de 2018, fez o primeiro pouso suave na Cratera Von Karman, na Bacia do Polo Sul-Aitken, no lado distante da Lua, em 3 de janeiro de 2019.