CHINA EM FOCO

China instala estação meteorológica mais alta do mundo, no Monte Everest

Equipe de 13 pesquisadores chegaram ao topo do monte na fronteira entre China e Nepal

Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

A China iniciou nesta quarta-feira (4) uma expedição científica no ponto mais alto do mundo, no Monte Everest ou Qomolangma, na língua tibetana (que significa mãe universo), na fronteira com o Nepal. Uma equipe de 13 pessoas chegou ao cume do monte, que tem uma altitude de 8.848,86 metros. Pela primeira vez, foram medidas a espessura do gelo e da neve usando radar de alta precisão. 

Os pesquisadores instalaram uma estação de monitoramento meteorológico automático, a mais elevada do mundo. Uma outra estação havia sido instalada em 2019, mas a uma altitude de 8.430 metros no lado sul da montanha, estabelecida por cientistas britânicos e norte-americanos. 

A iniciativa é conduzida pelo Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano (ITP, em inglês), da Academia Chinesa de Ciências, e envolve mais de 270 pesquisadores. 

Confira imagens da expedição:

Combate à Covid-19: Xangai amplia número de ambulâncias 

A metrópole chinesa Xangai adotou mais uma medida para o combate ao coronavírus: aumentou o número de ambulâncias para atender a população. O número de chamadas feitas para o 120, telefone de emergência, na cidade subiu 12 vezes em comparação com o mesmo período do ano passado. Os chineses que moram na região contam agora com mais 100 veículos e 298 tripulantes para ajudar nos chamados. Na última segunda-feira (2), a metrópole registrou 274 casos confirmados e 5.395 assintomáticos de Covid-19. O país segue com diversas medidas para conter o vírus, numa estratégia ‘Covid zero’. 

Dia da Juventude é celebrado na China

Nesta quarta (4), a China comemorou o Dia da Juventude com uma série de programações nas mídias chinesas debatendo o papel dos jovens na construção do futuro do país. A data é inspirada no Movimento de Quatro de Maio, que levou estudantes a protestarem contra o imperialismo em 1919, despertando o patriotismo chinês. O presidente da China, Xi Jinping, diz que "os jovens são o futuro da nação e do mundo". Nesta segunda (2), Xi falou aos jovens do setor aeroespacial estimulando para que contribuam com a ciência e tecnologia aeroespacial chinesa. Em junho de 2021, o Partido Comunista Chinês tinha quase 24 milhões de membros com menos de 35 anos, representando 25% do total de filiados.

China investe em usinas de energia eólica em áreas desérticas

A Administração Nacional de Energia da China anunciou que 90% do primeiro lote de novos projetos de energia verde em áreas desérticas da China começaram a ser construídos. A capacidade instalada é de 100 milhões de kW. Entre as regiões com obras iniciadas está o deserto de Gobi, um dos cinco maiores do mundo, localizado na região norte da China e sul da Mongólia. 


 

Temas