CHINA EM FOCO

China rebate falsas alegações de Washington sobre a questão da Ucrânia

Embaixada da China nos Estados Unidos classificou como falsas as informações divulgadas pelo site do Departamento de Estados dos EUA sobre a posição do país no conflito russo-ucraniano

Créditos: Wikimedia Commons
Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

Seguem tensas as relações entre China e Estados Unidos. Mais uma vez o pivô da tensão entre Pequim e Washington foi o conflito entre Ucrânia e Rússia. Nesta terça-feira (3), a Embaixada da China nos Estados Unidos respondeu a um texto veiculado no site do Departamento de Estados dos EUA. 

O porta-voz chinês repreendeu as falsas alegações do órgão do governo estadunidense que afirma que autoridades e mídia chinesas "amplificam rotineiramente a propaganda, as teorias da conspiração e a desinformação do Kremlin" sobre a questão ucraniana na segunda-feira (2).

"Quando se trata de espalhar desinformação, o lado dos EUA deve refletir seriamente sobre si mesmo", disse o porta-voz chinês na terça-feira (3) durante coletiva de imprensa. Ele observou que "ao longo dos anos, os EUA travaram guerras no Iraque, Afeganistão e Síria, matando 335 mil civis. Isso não é desinformação."

"A grande maioria dos países do mundo defende a resolução do conflito Rússia-Ucrânia por meio do diálogo e da negociação, e nenhum deles quer ver a situação aumentar ou mesmo sair do controle. Isso não é desinformação", acrescentou o porta-voz.

"No documento de trabalho apresentado pelos EUA à reunião dos Estados Partes da Convenção de Armas Biológicas (BWC) em novembro de 2021, os EUA admitiram que possuem 26 biolaboratórios na Ucrânia. De acordo com a ficha informativa divulgada pelo Departamento de Defesa em março de 2022, os EUA estão apoiando 46 instalações na Ucrânia", disse o porta-voz. "Isso não é desinformação."

O porta-voz instou Washington a acolher a verificação conjunta da comunidade internacional sob a ONU e o BWC, acrescentando que "culpar e difamar simplesmente não resolverá o problema".

Pequim adota política de trabalho em casa em áreas de risco Covid-19

O governo municipal de Pequim ordenou nesta quarta-feira (4) que os empregadores no distrito de Chaoyang e outras áreas onde o transporte público foi suspenso providenciem que seus funcionários trabalhem em casa a partir desta quinta-feira (5) devido ao surto da Covid-19.

Para aqueles que devem continuar trabalhando em escritórios, a orientação é que dirijam os próprios carros para o trajeto casa-trabalho-casa e não utilizem transporte público. Além disso, essas pessoas devem evitar reuniões no escritório e tentar não visitar outros lugares além de seu escritório e casa.

China registra 160 milhões de viagens turísticas domésticas durante o feriado do Dia do Trabalhador

A China registrou um total de 160 milhões de viagens de turistas domésticos durante o feriado do Dia do Trabalhador de cinco dias, entre 30 de abril e 4 de maio. 

Houve uma queda de 30,2% em relação ao ano passado, de acordo com informações do Ministério da Cultura e Turismo divulgados nesta quarta-feira (4).

A receita do turismo atingiu 64,68 bilhões de yuans (cerca de 9,77 bilhões de dólares), uma queda de 42,9% em relação ao ano passado, segundo o ministério.

10 sobreviventes e 5 mortos foram localizados sob os escombros de prédio que desabou em Hunan

Até o momento dez pessoas foram resgatadas e outras cinco morreram após uma estrutura residencial desabar na província de Hunan, no centro da China, no dia 29 de abril.

O resgate de mais um sobrevivente ocorreu por volta das 12h (horário de Pequim) desta quinta-feira (5). Uma mulher foi retirada viva dos escombros cerca de 132 horas após o colapso. Ela estava consciente e foi capaz de auxiliar os socorristas com informações para o seu tratamento, segundo os socorristas no local da operação.

O colapso do prédio ocorreu no distrito de Wangcheng, na capital da província, Changsha. Acredita-se que 23 pessoas estejam presas no prédio e outras 39 próximas ao local estão desaparecidas, de acordo com uma investigação preliminar. A operação de resgate ainda está em andamento.

Parceria chinesa-brasileira inicia operação petrolífera na Bacia de Santos

A joint venture China-Brasil “Mero Oilfield Phase-I Project” foi colocada em operação nesta terça-feira (3) pela China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) Limited, a maior produtora de petróleo bruto e gás natural da China.

O Campo Petrolífero de Mero, a cerca de 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, está localizado no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, com uma média de 1.930 metros de profundidade. É o terceiro maior campo de petróleo do pré-sal em águas ultraprofundas do mundo.

De acordo com a CNOOC, o Mero Oilfield é desenvolvido em quatro fases, com um investimento total de 20 bilhões de dólares americanos. O Projeto Fase 1 da Mero terá capacidade de produção de até 180 mil barris por dia.

Os campos de petróleo do pré-sal em águas profundas continuaram surgindo na indústria global de petróleo nos últimos anos e representam cerca de um terço das reservas de petróleo do mundo.

China lança satélites comerciais Jilin-1

A China lançou nesta quinta-feira (5) um foguete Longa Marcha-2D para colocar um grupo de oito satélites no espaço. Ele será usado para fornecer serviços comerciais de dados de sensoriamento remoto para setores como recursos terrestres, exploração mineral e construção de cidades inteligentes. Esta foi a 419ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha.