CHINA EM FOCO

Presidente da China, Xi Jinping, abrirá a 14ª Cúpula do Brics

Na presidência do Brics em 2022, a China organizou mais de 70 reuniões e eventos sobre política, segurança, comércio e finanças, intercâmbio interpessoal, desenvolvimento sustentável e saúde pública desde o início do ano

Créditos: Xinhua - Xi Jinping, presidente da República Popular da China, vai abrir a cúpula do Brics
Créditos: Xinhua - China lançou nesta sexta-feira (17) seu terceiro porta-aviões, o Fujian
Créditos: Xinhua - Vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, participa de reunião geral anual de 2022 do Conselho da China para Cooperação Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
Créditos: CAS - Cientistas da Academia Chinesa de Ciências identifica a água lunar com base em análises de amostras coletadas pela sonda chinesa Chang'e-5
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, fará a abertura da 14ª Cúpula do Brics que será realizada em Pequim no próximo dia 23 de junho. O evento abordará o tema central "Promover parceria Brics de alta qualidade, inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global".

Xi também participará da cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics em formato virtual e fará uma palestra em 22 de junho. Líderes do bloco e de relevantes mercados emergentes e países em desenvolvimento participarão do diálogo. 

No dia 24 de junho o presidente chinês vai liderar o Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global em Pequim que tratará do tema “Fomentar uma Parceria de Desenvolvimento Global para a Nova Era para Implementar Conjuntamente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Na presidência do Brics de 2022, a China organizou mais de 70 reuniões e eventos sobre política, segurança, comércio e finanças, intercâmbio interpessoal, desenvolvimento sustentável e saúde pública desde o início do ano. 

Como o mundo está passando por um novo período de turbulências e mudanças, torna-se mais importante aprofundar a cooperação do Brics, e os mercados emergentes e os países em desenvolvimento têm um desejo mais forte de participar da cooperação do bloco. A China está pronta para trabalhar com outros membros do Brics para injetar mais energia positiva no mundo turbulento e desafiador.

O Brics é um bloco formado por países emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul desde 2006. Nos últimos 16 anos, o mecanismo cooperativo resistiu ao teste das mudanças internacionais e se tornou uma força importante que não pode ser negligenciada na arena internacional.

O anúncio da agenda do Brics na China foi feito pelos porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying e Wang Wenbin, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (17) em Pequim.

China inaugura terceiro porta-aviões do país 

A China lançou nesta sexta-feira (17) seu terceiro porta-aviões e o primeiro com catapultas. O navio recebeu o nome de Fujian, em homenagem à província costeira do sudeste do país, e foi colocado na água em uma cerimônia de inauguração realizada em Xangai.

O novo porta-aviões foi totalmente projetado e construído na China. Com um deck plano, está equipado com um sistema de lançamento de aeronaves de catapulta eletromagnética e instalações de interceptação e tem capacidade de deslocamento de carga total superior a 80 mil toneladas. O equipamento agora passará por testes de amarração e navegação.

A cerimônia contou com a participação do vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC) da China.

China refuta comentários de embaixador dos EUA sobre política zero-Covid

O Ministério das Relações Exteriores da China refutou os comentários do embaixador dos Estados Unidos (EUA) no país, Nicholas Burns, que afirmou que a política zero-Covid trouxe impacto negativo sobre o investimento estrangeiro.

A resposta aos comentários do diplomata dos EUA foi dada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (17). Ele garantiu que a política zero-Covid persistirá até 2023 e que a China mantém o apelo ao investimento estrangeiro.

O porta-voz citou dados do Escritório Nacional de Estatísticas chinês que mostram que nos primeiros cinco meses de 2022, o volume de comércio exterior da China cresceu 8,3% ano a ano e o investimento estrangeiro indireto (IED) expandiu 17,3%.

Durante o mesmo período, observou Wang, o investimento da República da Coreia, dos EUA e da Alemanha aumentou 52,8%, 27,1% e 21,4%, respectivamente. Ele acrescentou que esses números refletem a real disposição dos investidores estrangeiros em investir na China e a plena confiança no desenvolvimento econômico e social do país.

O porta-voz também reiterou que o ponto de partida para o governo chinês formular e implementar a política zero-Covid é colocar em primeiro lugar a segurança da vida e a saúde de mais de 1,4 bilhão de pessoas. 

Wang explicou que essa abordagem também reflete que o Partido Comunista da China (PCCh) e o governo chinês se comprometeram com uma filosofia que prioriza as pessoas e a vida.

"O lado chinês vem adaptando protocolos de prevenção e controle à situação em evolução e alcançou grandes resultados estratégicos nesta batalha", afirmou Wang.

O porta-voz pontou que os esforços de prevenção e controle da epidemia da China apresentam quatro etapas. A contenção emergencial do surto epidêmico; a exploração da contenção regular da epidemia; a contenção direcionada seguindo a abordagem zero-Covid em toda a cadeia; e a contenção abrangente e completa de maneira científica e direcionada, seguindo a abordagem dinâmica zero-Covid.

China prioriza economia verde e de baixo carbono

Promover uma economia inclusiva, verde e de baixo carbono é um requisito intrínseco para o desenvolvimento de alta qualidade da China. A declaração foi feita pelo vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, nesta quinta-feira (16), durante reunião geral anual de 2022 do Conselho da China para Cooperação Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A ecologia e o meio ambiente da China têm melhorado continuamente nos últimos anos, graças aos esforços do país em reajustar a estrutura econômica, promover uma mudança de energia verde e melhorar a eficiência do uso de energia, observou Han.

O vice-primeiro ministro enfatizou que o país coordenará a redução das emissões de carbono com a garantia da segurança energética, dará mais ênfase ao desenvolvimento de energia limpa e promoverá o uso limpo e eficiente do carvão.

O país precisa melhorar a operação de seu mercado de comércio de carbono e aumentar o apoio das políticas fiscais, de preços, investimentos e financeiras, comentou Han

A China também deve fortalecer a proteção da biodiversidade, comentou Han. Ele pediu esforços para realizar o reflorestamento em todo o país e endurecer a repressão a atividades ilegais relacionadas à vida selvagem e produtos relacionados. 

Xangai divulga medidas para impulsionar a indústria do turismo

A indústria de turismo de Xangai tem ajustado as operações para reduzir o impacto da Covid-19. Agora, as autoridades da megacidade e centro financeiro da China anunciaram um pacote com 12 medidas para apoiar o setor. 

As medidas anunciadas envolvem apoio financeiro e subsídios para reduzir os encargos financeiros das empresas. O pacote inclui reduções de impostos e taxas, subsídios ao emprego, à desinfecção, a custos fixos, entre outros.

Os hotéis esperam que as novas medidas se traduzam em melhores negócios nas próximas semanas e meses. E embora possa ser muito cedo para esperar negócios em níveis pré-pandemia, eles têm certeza de que o mercado de viagens retornará com força total.

China tem mais de 3 mil instituições de ensino superior

A mais recente lista de faculdades e universidades da China revela que o país tem 3.013 instituições de ensino superior. O país conta com 2.759 instituições de ensino superior regular e 254 instituições de ensino superior para adultos.

As instituições regulares de ensino superior incluem 1.270 instituições de graduação e 1.489 faculdades profissionalizantes e escolas de ensino superior especializado. As instituições de ensino superior sediadas em Hong Kong, Macau e Taiwan não foram incluídas na lista.

A relação foi atualizada dia 31 de maio e divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Educação da China.

Cientistas chineses descobrem duas fontes de água na lua 

A análise de amostras coletadas pela sonda lunar chinesa Chang'e-5 revelou pelo menos duas fontes de água na lua. A investigação sobre a presença de água lunar é a chave para a formação e evolução do satélite natural da Terra, além de fornecer informações significativas sobre a evolução do sistema solar.

Espera-se que a presença de água forneça suporte para futuros recursos lunares humanos na Lua. No entanto, as fontes de água lunar ainda são controversas. É tradicionalmente assumido que a água lunar foi implantada pelo vento solar ou o resultado de um meteorito ou cometa.

A Chang'e-5 foi lançada em novembro de 2020 e retornou à Terra em dezembro passado. O equipamento coletou um total de 1.731 gramas de amostras lunares, principalmente rochas e solo da superfície da lua.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da Academia Chinesa de Ciências e publicada na revista Nature Communications na terça-feira (14).