CHINA EM FOCO

Xi Jinping abre Fórum Empresarial do Brics e defende parceria para “nova Revolução Industrial”

Presidente da China discursou na cerimônia inaugural do evento e defendeu que as lideranças empresariais dos países do bloco defendam o desenvolvimento aberto, inovador e compartilhado

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping, discursa na cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics (22/6/22)
Créditos: Xinhua - O primeiro-ministro chinês Li Keqiang inspeciona um campo de trigo na cidade de Fangguan, cidade de Gaobeidian, durante uma visita de inspeção na província de Hebei, norte da China (21/6/22)
Créditos: CMG - A primeira refinaria de petróleo inteligente da China com internet industrial 5G+ de dupla frequência opera na cidade de Huizhou, província de Guangdong, no sul da China, (21/6/22).
Créditos: CMSEO - Da esquerda para a direita: os astronautas chineses Shenzhou-13 Ye Guangfu, Zhai Zhigang e Wang Yaping.
Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, disse esperar que os líderes empresariais defendam o desenvolvimento aberto, inovador e compartilhado, para adicionar um novo impulso à cooperação do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Xi fez as declarações durante discurso virtual na cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics. Em sua fala, Xi enfatizou manter as cadeias industriais e de suprimentos seguras e desobstruídas.

O presidente chinês expressou a esperança de que os líderes empresariais participem ativamente da construção da parceria Brics na nova Revolução Industrial, fortaleçam a cooperação em economia digital, fabricação inteligente, energia limpa e tecnologia de baixo carbono e apoiem a reestruturação e modernização industrial nos países do bloco.

"A cooperação também deve avançar nas áreas de energia, alimentos, infraestrutura e treinamento de habilidades para garantir que mais benefícios do desenvolvimento cheguem a todos de maneira mais equitativa", acrescentou Xi.

Xi comentou ainda que o ato de impor sanções deliberadamente trará desastres para as pessoas em todo o mundo. Ele descreveu as sanções como bumerangues e espadas de dois gumes.

O presidente chinês alertou que aqueles que politizam, alavancam e armam a economia global e, voluntariamente, impõem sanções aproveitando domínio nos sistemas financeiros e monetários internacionais acabarão prejudicando os outros e a si mesmos e trarão desastres para as pessoas em todo o mundo.

Confira aqui o discurso de Xi Jinping na íntegra (em inglês).

China alerta para antagonismo sobre conflito na Ucrânia

O vice-representante permanente da China na ONU, Dai Bing, alertou que o antagonismo entre os países não será propício para a solução da crise na Ucrânia. A declaração foi feita durante um briefing do Conselho de Segurança das Nações Unidas que tratou do tema "incitamento à violência levando a crimes de atrocidade" nesta terça-feira (21).

Dai comentou que um clima político de antagonismo permeia a comunidade internacional desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Esse cenário interrompeu seriamente o trabalho da ONU em vários campos e levou ao questionamento da autoridade e eficácia do Conselho de Segurança.

"Isso não é propício para a solução adequada da crise na Ucrânia e pode levar ao fracasso dos mecanismos de governança global, mergulhando o mundo em maior divisão e turbulência, o que não é do interesse de nenhuma das partes", alertou Dai. Ele ponderou que o discurso de ódio entre países pode envenenar o clima político internacional em detrimento da paz e estabilidade mundiais.

"Estamos todos no mesmo barco. Nossa segurança é indivisível. A mentalidade da Guerra Fria, a lógica da hegemonia e a política do bloco há muito perderam sua relevância. Devemos substituir o diálogo por confronto, consulta por coerção, parceria por alianças e ganha-ganha por soma zero", ponderou Dai.

Para Dai, o Conselho de Segurança, em particular, deve assumir suas responsabilidades, administrar as diferenças e ser uma força ativa para facilitar as negociações de paz, mediação e bons ofícios. Ele comentou que o envio de armas mais letais apenas alimentará animosidade, exacerbará conflitos, desencadeará uma crise humanitária mais ampla e reivindicará mais vidas inocentes.

Conflitos prolongados e ampliados trarão maiores riscos de segurança e efeitos colaterais, dos quais nenhuma parte pode se beneficiar. A comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para diminuir a situação, apagar o fogo e facilitar as negociações de paz, criando assim condições para que as partes retomem as negociações e alcancem um cessar-fogo sem mais demoras, observou o enviado chinês.

"Aconselhamos alguns países a não continuarem colocando lenha na fogueira para servir seus próprios interesses geopolíticos, para não mencionar forçar outros países a tomar partido, intensificando assim a divisão e o antagonismo dentro da comunidade internacional", pediu Dai.

Impacto das redes sociais

Na avaliação do enviado chinês, a mídia social nunca deve se tornar um espaço sem lei para espalhar ódio e incitar a violência. Ele observou que certas plataformas de mídia social adaptaram suas políticas para fins políticos, permitindo o discurso de ódio unidirecional e tal prática é extremamente perigosa. Dai pediu uma supervisão reforçada do governo das plataformas de mídia social.

O conflito na Ucrânia já dura quase quatro meses, e o número crescente de vítimas e deslocamentos é de partir o coração, comentou. As circunstâncias e as causas das violações do direito internacional humanitário devem ser apuradas, e quaisquer alegações devem ser baseadas em fatos, afirmou. Ele acrescentou que, até as conclusões finais, todas as partes devem evitar acusações injustificadas.

Premiê chinês enfatiza importância de garantir segurança de grãos e fornecimento de energia

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu esforços para garantir a segurança de grãos e o fornecimento de energia para manter a estabilidade da economia e dos preços.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações durante uma visita de inspeção na província de Hebei, norte da China, nesta terça-feira (21).

Em um campo de trigo na cidade de Fangguan, cidade de Gaobeidian, Li foi informado sobre uma colheita abundante de trigo este ano. Ele enfatizou os esforços para garantir que os grãos sejam colhidos a tempo e armazenados em boas condições.

A oferta adequada de grãos serve como âncora para a estabilidade de preços, observou Li. Ele comentou que a colheita abundante de trigo da China não apenas satisfaz as necessidades domésticas, mas também contribui para a estabilidade do mercado internacional de grãos.

Ao constatar que os agricultores estão semeando milho, o primeiro-ministro disse que é importante garantir que a atividade seja feita a tempo e no maior número de terras possível para garantir uma boa colheita no outono e contribuir ainda mais para a segurança cerealífera do país.

Durante visita a uma empresa de energia térmica em Zhuozhou, Li comentou que a China está no pico de consumo de energia e que, por isso, devem ser feitos esforços para aproveitar a capacidade de produção de carvão para aumentar ainda mais o fornecimento de energia.

Ele também prometeu esforços resolutos para acabar com o racionamento de energia e pediu medidas para facilitar a produção limpa e eficiente de energia a carvão e acelerar a construção de usinas hidrelétricas reversíveis.

China opera primeira refinaria de petróleo inteligente com internet industrial 5G+

A primeira refinaria de petróleo inteligente da China com uma internet industrial 5G-plus entrou em operação nesta terça-feira (22). Localizada na cidade de Huizhou, na província de Guangdong, no sul do país, a instalação conta com oito aplicações inteligentes, entre elas um robô de inspeção à prova de explosão, colaboração remota de realidade aumentada (AR), operação e monitoramento de inteligência artificial (IA), sistema de posicionamento de pessoal e um ecossistema de inovação em massa de aplicativos digitais.

A refinaria é equipada com uma rede de dupla frequência, várias tecnologias digitais, como a Internet das Coisas e a IA, que podem ser amplamente utilizadas na produção, operação e gerenciamento para formar uma plataforma de internet industrial integrada, unificada e compartilhada.

O anúncio foi feito pela operadora, Huizhou Petrochemicals Company, da China National Offshore Oil Corporation.

China adiciona 1,48 milhão de professores em tempo integral em dez anos

A China recrutou mais 1,48 milhão de professores em tempo integral para a educação obrigatória do país nos últimos dez anos. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação chinês nesta terça-feira (22), o número de total desses professores chegou a 10,57 milhões.

O país asiático tem 158 milhões de alunos em 207 mil escolas para a educação obrigatória com duração de nove anos. A taxa de retenção da escolaridade obrigatória atingiu 95,4%, acima dos 91,8% em 2012.

A educação obrigatória de nove anos da China inclui seis anos de escola primária e três anos de escola secundária, com mensalidades gratuitas.

Durante o período entre 2012 e 2021, a educação obrigatória da China alcançou um desenvolvimento equilibrado no nível do condado com base na cobertura total. Todos os alunos que desistiram dos estudos por motivos financeiros foram identificados e receberam ajudar para voltar à escola em tempo hábil.

A China também se concentrou na igualdade de direitos educacionais para crianças com deficiência. Em 2021, cerca de 920 mil alunos estudavam nas instituições de educação especial do país, um aumento de 142,8% em relação a dez anos antes.

Um programa de melhoria da nutrição para estudantes rurais beneficiou 37 milhões de crianças a cada ano, ajudando a taxa de alunos relevantes aprovados nos testes de saúde física a aumentar de 70,3% em 2012 para 86,7% no ano passado.

Ao longo da década, governos de todos os níveis investiram mais de 1 trilhão de yuans (mais de 149 bilhões de dólares americanos) para fechar a lacuna entre as condições das escolas urbanas e rurais e garantir que todas as escolas de ensino obrigatório tenham acesso à internet.

China pronta para construir estação de energia solar espacial

A China fez um avanço marcante no esforço para construir uma estação de energia solar no espaço. O projeto da Estação de Energia Solar Espacial (SSPS), batizado de Zhuri, que significa "perseguindo o sol", vai converter a luz do sol no espaço sideral em um suprimento elétrico para conduzir os satélites em órbitas ou transmitir energia de volta à Terra. 

Neste mês, uma equipe de pesquisa da Universidade de Xidian encerrou a primeira verificação de solo de cadeia completa e em todo o sistema do mundo para a estação de energia solar espacial.

China homenageia taikonautas da Shenzhou-13

A China concedeu medalhas aos três taikonautas da Shenzhou-13 que completaram uma missão histórica de seis meses na estação espacial em construção do país de outubro de 2021 a abril de 2022.

Os prêmios foram entregues pelo Comitê Central do Partido Comunista da China, pelo Conselho de Estado e pela Comissão Militar Central.

Zhai Zhigang, o comandante da missão, e Wang Yaping, a primeira mulher taikonauta na estação espacial da China, foram homenageados com medalhas de conquista aeroespacial de segunda classe, enquanto Ye Guangfu recebeu uma medalha de terceira classe e o título honorário de "astronauta heróico".

A missão Shenzhou-13 foi a segunda missão espacial de Zhai, que serviu como comandante pela segunda vez durante a missão. Ele realizou atividades extraveiculares (EVAs) em três ocasiões, o maior número de taikonautas até agora. O voo foi a segunda missão espacial de Wang e a primeira de Ye.

Lançada em 16 de outubro de 2021, a espaçonave Shenzhou-13 enviou o trio ao módulo central da estação espacial chinesa Tianhe, onde viveram e trabalharam por seis meses, a permanência mais longa no espaço por taikonautas em uma única missão.

Durante a permanência na estação espacial, a tripulação verificou tecnologias-chave, como a transposição em órbita da espaçonave e a operação do braço robótico de cargas pesadas, acumulando valiosa experiência para a posterior montagem em órbita e construção da estação espacial.

Dois EVAs foram realizados pela tripulação. Em 7 de novembro de 2021, Wang se tornou a primeira taikonauta feminina a fazer uma caminhada espacial.

Além das missões científicas, a tripulação também deu duas palestras científicas ao vivo da estação espacial, durante as quais realizaram vários experimentos e responderam a perguntas de estudantes que assistiam na Terra.

Após uma viagem frutífera, os três retornaram em segurança à Terra em 16 de abril.

Festival de Documentários da China disponível em mais de 100 plataformas mundo afora

Mais de 50 documentários e longas-metragens produzidos na China em inglês, espanhol, francês, árabe e russo começaram a ser exibidos em centenas de plataformas de mídia em todo o mundo. O Festival de Documentários da China foi aberto nesta terça-feira (21) durante uma cerimônia online realizada na capital chinesa, Pequim.

Os documentários foram produzidos pela China Global Television Network (CGTN), organização internacional de mídia que fornece ao público global uma cobertura de notícias precisa e oportuna sobre o país asiático. O festival é organizado em conjunto pelo China Media Group (CMG) e pelo Ministério da Cultura e Turismo da China.

Em discurso durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Cultura e Turismo chinês, Hu Heping, afirmou que a exibição global do festival tem o objetivo de melhorar a compreensão mútua, promover conexões interpessoais e aprofundar amizades por meio de imagens. 

Hu comentou que o Ministério da Cultura e Turismo chinês aproveitará o "Festival de Documentários da China" como uma oportunidade para continuar aprofundando os intercâmbios culturais e turísticos e a cooperação com outros países. 

"O mundo de hoje está cheio de incertezas e desafios. As trocas e o aprendizado mútuo entre as civilizações tornaram-se uma força motriz cada vez mais importante para o progresso da civilização humana e a paz e o desenvolvimento mundial", observou Hu.

Em discurso, o presidente do CMG, Shen Haixiong, afirmou ter mais de 50 longas-metragens para apresentar a China como um caleidoscópio colorido. A proposta é compartilhar com uma audiência global as histórias de chineses comuns perseguindo e realizando sonhos e fornecendo uma janela para o país asiático através da vida diária de seus 1,4 bilhão de habitantes.

“Espero que o vídeo sirva como uma ponte para promover laços interpessoais mais estreitos, intercâmbios culturais e cooperação prática, e para escrever um novo capítulo para intercâmbios e aprendizado compartilhado entre as civilizações”, disse Shen.

Participaram da cerimônia de lançamento cerca de 100 convidados de mais de 60 países e regiões, incluindo Alemanha, França, Rússia, Espanha, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Israel, Nova Zelândia, México, Chile, Argentina, Tailândia, Laos, Mongólia, Nigéria e Tanzânia.