CHINA EM FOCO

Xi Jinping ressalta a autoconfiança da China em ciência e tecnologia

Presidente chinês fez as declarações durante visita a Wuhan, capital da província de Hubei, centro do país, nesta terça-feira (28) e também destacou esforço do governo no enfrentamento à Covid-19

Créditos: Xinhua - O presidente chinês Xi Jinping inspeciona uma empresa de alta tecnologia em Wuhan, capital da Província de Hubei, centro da China (28/6/22)
Créditos: CMG - O vice-secretário-geral do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional , Wang Tiemin, fala em uma coletiva de imprensa sobre o progresso e as conquistas na defesa e melhoria do sistema de congressos populares na nova era em Pequim, China (29/6/22)
Créditos: CFP - Um jato A350-900 da China Southern Airlines chega ao Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, província de Guangdong, sul da China (24/6/22)
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a necessidade de manter a linha de vida da ciência e tecnologia firmemente nas mãos da própria China e tornar o desenvolvimento do país mais independente, autossuficiente e seguro. Ele fez as declarações durante visita a Wuhan, capital da província de Hubei, centro do país, nesta terça-feira (28).

Durante visita a uma empresa do setor de chip, Xi ressaltou que a indústria da informação optoeletrônica é estratégica no setor de alta tecnologia, tem ampla aplicação e condições de liderar a conquista de um avanço na China. 

O presidente destacou a necessidade em dominar mais tecnologias centrais com direitos de propriedade intelectual independentes para melhorar e ampliar constantemente a cadeia industrial. Para isso é importante o incentivo à pesquisa científica para realizar contribuições para o setor de informações optoeletrônicas do país.

Xi observou que a fabricação de alta qualidade é um suporte importante para o desenvolvimento econômico de alta qualidade. Ele ressaltou que a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico devem ser fortalecidos para transformar e atualizar a indústria manufatureira da China.

A China é a segunda maior economia do mundo, mas ainda há muitos pontos fracos e algumas indústrias ainda não estão em uma base sólida, pontuou o presidente chinês. Ele enfatizou que a inovação científica e tecnológica depende de insumos e talentos.

Enfrentamento à Covid-19

Durante a visita, Xi foi informado sobre o trabalho regular de prevenção e controle da Covid-19 e a governança comunitária pós-epidemia na província de Hubei. Ele elogiou a gestão da cidade e destacou que a experiência deve ser mais conhecida.

Na visão de Xi, a comunidade é a unidade básica de um sistema de governança urbana e, por essa razão, convocou os agentes comunitários a melhorar a capacidade de resposta a emergências e gestão.

O presidente afirmou que o governo chinês está comprometido com a filosofia de colocar as pessoas e a vida em primeiro lugar e que aderiu à política de "defender externamente contra importação, defender internamente contra rebote" e defender uma política dinâmica de zero Covid-19..

"Mesmo que haja alguns impactos temporários na economia, não colocaremos a vida e a saúde das pessoas em risco e devemos proteger os idosos e as crianças em particular. Se fizermos uma avaliação geral, nossas medidas de resposta à Covid-19 são as mais econômicas e eficazes”, observou Xi.

A vida e a saúde das pessoas foram protegidas ao máximo, relembrou Xi. “Estamos confiantes de que coordenaremos a prevenção e o controle da epidemia com o desenvolvimento econômico e social para alcançar um bom nível de desenvolvimento econômico este ano”.

Democracia popular: congressos populares garantem ampla participação da população chinesa 

O sistema de congressos populares da China é um importante veículo institucional para colocar em prática a democracia popular, além de ser uma plataforma que garante ampla participação do povo. 

A análise foi feita nesta quarta-feira (29) durante uma coletiva de imprensa sobre o progresso e as conquistas na defesa e melhoria do sistema do Congresso do Povo na nova era. A conversa com os jornalistas teve a participação do diretor-geral do Gabinete de Investigação do Gabinete Geral do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, Song Rui, e do vice-secretário-geral do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), Wang Tiemin.

Os congressos cobrem todos os aspectos das eleições democráticas, consulta, tomada de decisão, gestão e fiscalização. Esses mecanismos fiscalizam o direito do povo à informação, à participação e à expressão e são implementados em todas as áreas e em todas as fases. Sob esse sistema, a Constituição e as leis são formuladas e alteradas para fornecer uma garantia confiável do Estado de Direito para todo o processo de democracia popular, explicou Song. 

Ele comentou que esta forma de democracia oferece uma nova forma de implementação da soberania popular, que busca a unificação da democracia baseada em processos e resultados, democracia processual e substantiva, direta e indireta, além de popular e da vontade estatal.

Song destacou que o mais importante para o povo ser o senhor do país é deter e exercer o poder do Estado de forma eficaz por meio dos congressos populares na gestão do país.

Os congressos populares em todos os níveis são um veículo fundamental para garantir que o povo governe o país, gerindo os assuntos estatais e sociais e os empreendimentos econômicos e culturais em conformidade com as disposições legais, observou Song.

Ele acrescentou que a democracia popular de todo o processo protege os interesses fundamentais da esmagadora maioria do povo, levando em consideração todos os aspectos das condições sociais e do sentimento público.

Um sistema mais maduro

Já Wang relembrou que desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), realizado em 2012, o sistema de congressos populares tornou-se mais maduro e melhor definido.

A implementação da Constituição, comentou Wang, elevou o nível dos congressos populares. Em 2018, a APN adotou emendas ao documento sobre a consolidação do Estado de Direito e a reunião de forças para a realização do sonho chinês de rejuvenescimento nacional.

A APN e o Comitê Permanente promulgaram 68 leis, revisaram 237 leis, emitiram nove interpretações jurídicas e adotaram 99 decisões sobre questões jurídicas importantes. Outras 292 leis já estavam em vigor, pontuou Wang. 

Ele observou que as leis que são urgentemente necessárias para a governança nacional e essenciais para satisfazer a crescente necessidade do povo por uma vida melhor foram introduzidas ou melhoradas desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, incluindo a codificação do primeiro Código Civil da China e a formação ou revisão de mais de 20 leis diretamente relacionadas à segurança nacional.

A legislação sobre a gestão de vacinas e a promoção da educação familiar aborda questões pendentes de preocupação para o público do sistema legal, disse. Ele acrescentou que a legislação para proteção ambiental também foi aprimorada, pois mais de 20 leis foram formuladas ou revisadas nessas áreas .

Por meio da promulgação da Lei de Investimento Estrangeiro e da Lei do Porto de Livre Comércio de Hainan, e da alteração da Lei de Gestão da Terra e da Lei Antimonopólio, as conquistas da reforma do país são consolidadas na forma legal, afirmou Wang.

Ao longo da década, o Comitê Permanente da APN ouviu e deliberou mais de 150 relatórios de trabalho, inspecionou a aplicação de mais de 50 leis e realizou 25 inquéritos especiais e 43 projetos de pesquisa, contabilizou Wang.

O Comitê Permanente também formulou 35 medidas para fortalecer e melhorar o trabalho relacionado aos deputados da APN, em um esforço para apoiar e garantir o desempenho de suas funções com base na lei, concluiu Wang.

China critica EUA por inclusão de 5 empresas chinesas em lista comercial proibida

A China expressou forte oposição e apresentou representações solenes aos Estados Unidos por colocar cinco empresas chinesas em sua lista comercial proibida por supostamente apoiar os militares russos. 

As empresas Connec Electronic, World Jetta, Logistics Limited, King Pai Technology e Winninc Electronic passam a precisar de uma licença do Departamento de Comércio dos EUA antes que possam enviar itens para os fornecedores do país. 

A resposta chinesa à decisão dos EUA foi dada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29). Ele afirmou que a cooperação comercial entre a China e a Rússia é baseada no respeito mútuo e na igualdade e que deve estar livre de qualquer interferência de terceiros.

A China insta os EUA a revogar a decisão e interromper a jurisdição de braço longo ou sanções unilaterais contra a China, declarou o porta-voz. Ele garantiu que o país asiático tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos legítimos das empresas chinesas.

O Departamento de Comércio dos EUA também adicionou outras 31 entidades à lista proibida de países que incluem Rússia, Emirados Árabes Unidos, Lituânia, Paquistão, Cingapura, Reino Unido, Uzbequistão e Vietnã.

Recuperação do setor de aviação civil da China acelera em junho

O transporte de aviação civil da China registrou recuperação em junho em meio às melhorias do país no controle da pandemia da Covid-19 e uma série de medidas para apoiar o setor.

De 24 a 26 de junho, o número de voos ultrapassou 10 mil diariamente por três dias consecutivos, recuperando-se para cerca de 60% dos números anteriores à pandemia, apontam dados da Administração de Aviação Civil da China.

Na semana que terminou em 26 de junho, o número médio de voos de um dia foi de 9.860, em comparação com cerca de 6.500 no início do mês. O tráfego médio diário de passageiros atingiu 804 mil viagens na mesma semana, quase o dobro do que no início de junho.

A China tomou várias medidas para ajudar o setor de aviação civil a superar as dificuldades, como oferecer apoio financeiro por meio de empréstimos e títulos de emergência e adiar o pagamento de prêmios de seguro social para empresas.

Entretenimento e mídia chineses devem dominar o mercado global até 2026 

A receita total da indústria de entretenimento e mídia da China deve atingir aproximadamente US$ 526,9 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual de 5,7% nos próximos cinco anos, superior à média global de 4,6%. Os dados são de um novo relatório da PricewaterhouseCoopers (PwC).

De acordo com o documento, a China vai liderar o crescimento médio de receita em segmentos como realidade virtual, publicidade na internet, videogames e e-sports.

"A maior parte da indústria de entretenimento e mídia da China se recuperou em 2021, e a taxa de crescimento deve retornar aos níveis pré-Covid em 2022 e 2023. Em um futuro próximo, com o surgimento de mais criadores de conteúdo e plataformas de vídeos curtos, nós esperamos que a publicidade na Internet cresça mais rapidamente e aumente sua participação na receita de mercado", comentou o líder de mídia da PwC na China continental, Frank Cai.

Cai explicou que a ascensão do metaverso continuará a impulsionar a aplicação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, enquanto as coleções digitais se tornarão amplamente aceitas e usadas nos mundos real e virtual. O termo metaverso refere-se a um ambiente virtual compartilhado ou espaço digital criado por tecnologias, incluindo realidade virtual e realidade aumentada.

O relatório apontou que a receita de publicidade na internet da China atingirá cerca de US$ 185,3 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual de 13,1%, já que novas formas de publicidade, como vídeos curtos e transmissão ao vivo, trouxeram novos fluxos de crescimento para a publicidade na internet.

Os gastos com publicidade na internet móvel estão a caminho de dominar o crescimento do setor de publicidade na internet da China, com participação na receita total de publicidade nessas plataformas aumentando para 81% até 2026.

A receita do mercado de vídeo over-the-top (OTT) da China deve atingir US$ 16,2 bilhões em 2026, com a taxa de crescimento anual composta atingindo 7,3%. Vídeos OTT são disponibilizados em plataformas de distribuição de conteúdos pela internet, nas quais o usuário assiste aos vídeos sob demanda.

A indústria cinematográfica da China tem se recuperado bem, com o número de espectadores se recuperando acentuadamente. O país se tornou o maior mercado de filmes do mundo, respondendo por 35,6% da receita global de bilheteria, e deve retornar aos níveis pré-pandemia em 2023, mostra o relatório da PwC.

A China e os Estados Unidos continuarão sendo os dois maiores mercados de filmes do mundo, com a China representando 26% da receita global de bilheteria em 2026, acima dos 22% dos EUA.

A PwC estimou que a receita total de cinema da China chegará a US$ 13,9 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual de 8,62% na receita cinematográfica nos próximos cinco anos. A capacidade de produção cinematográfica do país continua a melhorar para atender às crescentes demandas do público chinês.

Além disso, a China é o maior mercado de videogames e e-sports do mundo, com a expectativa de que a receita cresça a uma taxa anual de 11,3% a partir de 2021, atingindo US$ 94,6 bilhões até 2026.

Enquanto isso, os jogos chineses cada vez mais procuram expandir para mercados estrangeiros. Nos próximos anos, as exportações de videogames da China continuarão a crescer significativamente, tornando-se maiores do que as dos EUA, Japão e Coreia do Sul, impulsionadas pelo rápido crescimento de jogos baseados em aplicativos.

O relatório observou que as inovações tecnológicas e comerciais contribuíram de forma incremental para um metaverso crescente e um ecossistema da indústria correspondente. Coleções digitais, humanos virtuais e mundos virtuais tornaram-se os três segmentos mais importantes do metaverso na China.

Os pesos pesados ??da tecnologia lideram o desenvolvimento do metaverso na China, enquanto as startups também ingressaram no mercado. Para aproveitar as oportunidades estratégicas decorrentes do metaverso e da tecnologia emergente, as empresas precisarão avaliar uma série de considerações, como modelos de negócios, estratégias de desenvolvimento e planejamento tributário, acrescentou.

Mais esforços devem ser feitos para promover o desenvolvimento saudável e ordenado do metaverso e melhorar as leis, regulamentações e aplicações industriais relacionadas, pontuou o diretor do departamento de informação e desenvolvimento industrial do Centro de Informação do Estado,  Shan Zhiguang. Ele também sublinhou a importância de respeitar as leis vigentes.