CHINA EM FOCO

Como a força fiscal da China impulsiona as metas de carbono

Ministério das Finanças chinês especificou planos para reforçar as metas de atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060

Créditos: Xinhua - Trabalhadores limpam painéis fotovoltaicos ao longo da Estrada do Deserto de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China
Créditos: CGTN - Veículos autônomos entregam mercadorias no porto de Yangshan, em Xangai
Créditos: Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências - China divulga um mapa geológico da lua na escala de 1:2.500.000.
Escrito en GLOBAL el

A China alinhou a força fiscal com esforços pró-ecologia e baixo carbono para acelerar a busca de suas metas de carbono. Uma diretriz recente emitida pelo Ministério das Finanças chinês especificou planos para reforçar as metas de atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.

"A China formulará um pacote de política fiscal que não apenas ofereça incentivos à proteção ecológica e ao desenvolvimento inovador, mas também endureça as restrições aos danos ambientais e ao desenvolvimento extensivo às custas do meio ambiente", anunciou o ministro das Finanças chinês, Liu Kun.

A estrutura tarifária será otimizada de acordo com a necessidade de avançar no desenvolvimento verde e melhorar a qualidade ambiental. Em paralelo à garantia da segurança energética, a China aumentará o apoio a uma transição verde e de baixo carbono de fontes de energia. 

O país concederá tratamento tributário favorável a fontes de energia limpa, novos veículos de energia (NEVs) e carros com baixo consumo de combustível e imporá imposto de consumo sobre produtos petrolíferos refinados. Esses esforços servirão não apenas para ajudar a reduzir a queima de combustíveis fósseis, mas também para expandir o consumo de energia renovável.

Liu também mencionou isenções fiscais para empresas de alta tecnologia para incentivar investimentos e pesquisas no combate à descarbonização e tecnologias de baixo carbono, e para esforços para estimular indústrias de proteção ambiental. Ele destacou ainda a promoção da gestão de desempenho de cobertura total dos fundos orçamentários em áreas relacionadas às metas de carbono.

A China vai melhorar o sistema de reserva do projeto para os fundos centrais de proteção ecológica e incentivará os governos locais a planejar com antecedência projetos de proteção ecológica.

China anuncia medidas para impulsionar o comércio exterior

A China adotará medidas para reduzir custos, melhorar as cadeias de suprimentos e ajudar as empresas de comércio exterior a impulsionar o comércio. O anúncio foi feito pelo vice-ministro do Comércio chinês, Wang Shouwen, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (8).

Wang observou que a eficiência logística diminuiu, as cadeias de suprimentos não estão funcionando sem problemas e os preços crescentes das matérias-primas pressionaram as empresas de comércio exterior.

"Devemos ser claros sobre as incertezas do comércio exterior enquanto a recuperação da economia global permanece frágil e o crescimento da demanda ainda é lento", observou Wang. Ele acrescentou que o aumento da inflação global reduzirá os gastos do consumidor com bens estrangeiros.

O crescimento das exportações do país desacelerou para um dígito em 3,9% ano a ano em abril, em comparação com o crescimento de 14,7% relatado em março. Enquanto isso, as importações chinesas permaneceram inalteradas em abril em comparação com um ano atrás, melhorando ligeiramente em relação à queda de 0,1% em março.

Wang acredita que há perspectivas positivas para o comércio exterior da China, com o alívio das interrupções da Covid-19, o crescimento de parceiros de acordos de livre comércio e as políticas de apoio do governo.

O vice-ministro anunciou que a China melhorará as operações portuárias, organizará mais feiras comerciais on-line para ajudar as empresas a garantir pedidos, reduzirá os custos de envio, oferecerá descontos nos impostos de exportação e pedirá aos bancos que ofereçam ajuda em questões relacionadas à moeda.

O país também incentivará as instituições de seguro de crédito a introduzir mais medidas para ajudar a reduzir os riscos para as empresas de comércio exterior. Além de apoiar produtos de alto valor agregado, como medicamentos e automóveis, para expandir os mercados internacionais.

De acordo com Wang, a posição da China na cadeia industrial global e na cadeia de suprimentos segue consolidada e a realocação de algumas indústrias está de acordo com as leis econômicas. Ele disse que o país vai introduzir políticas para facilitar as trocas e devoluções de exportação o mais rápido possível.

O comércio exterior de mercadorias se recuperou significativamente no delta do rio Yangtze e em outras regiões, e a meta de comércio exterior estável ainda é bem apoiada.

As exportações em maio devem crescer 8% em relação ao ano anterior, enquanto as importações devem aumentar 2%, de acordo com uma pesquisa da Reuters. Os dados de comércio exterior do mês passado serão divulgados nesta quinta-feira (9).

A China também reduzirá os custos de financiamento para a economia real, simplificará os procedimentos de investimento para investidores estrangeiros, manterá sua moeda razoavelmente estável e fortalecerá a flexibilidade do yuan.

China assume liderança global em número de patentes 5G declaradas

A China detém quase 40% das patentes essenciais padrão para a tecnologia 5G e se mantém no topo do ranking mundial, de acordo com um novo relatório da Administração Nacional de Propriedade Intelectual.

Mais de 210 mil patentes padrão essenciais para 5G são declaradas em todo o mundo atualmente, envolvendo quase 47 mil famílias de patentes. A China declarou 18.728 famílias de patentes, representando 39,9% do total mundial, seguida pelos Estados Unidos com 34,6% e a República da Coreia com 9,2%, segundo o relatório.

Uma família de patentes é uma coleção de pedidos de patentes que cobrem o mesmo conteúdo técnico ou similar.

A empresa chinesa de tecnologia Huawei declarou 6.583 famílias de patentes, representando 14% e liderando entre os requerentes globais.

O relatório também destacou que entre os 15 maiores requerentes de patentes do mundo, sete são empresas chinesas, sendo duas dos Estados Unidos, Japão, Europa e República da Coreia. 

Portos em Xangai retomam operações após lockdown 

Os volumes de carga dos portos de embarque e transporte aéreo de Xangai se recuperaram para mais de 90% de seus níveis normais na semana passada, quando a cidade restaurou a produção após o ressurgimento do Covid-19.

Mais empresas retomaram a operação desde que a megacidade acelerou a retomada da produção normal e das operações diárias no dia 1º de junho.

A movimentação diária de contêineres do Porto de Xangai ultrapassou 119 mil TEUs na semana passada, enquanto o volume diário de declaração de exportação no Porto de Yangshan de Xangai aumentou mais de 50% para 11 mil durante o período.

A movimentação de contêineres do Porto de Xangai ficou em 3,41 milhões de TEUs em maio, um aumento médio diário de 7% em relação a abril, indicando um impulso de recuperação mais forte no maior porto de contêineres do mundo.

A China tomou várias medidas para garantir operações tranquilas nos portos, incluindo garantir operações 24 horas por dia, desobstruir o transporte hidroviário e usar tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços de logística.

A média diária de voos de carga ultrapassou 200 no Aeroporto Internacional de Shanghai Pudong durante o feriado de três dias do Festival do Barco do Dragão, que terminou em 5 de junho, e se recuperou para os níveis pré-surto.

Xangai está se recuperando de uma onda de Covid-19 depois de adotar medidas rígidas de contenção de vírus por dois meses. A cidade acelerou a retomada do trabalho em diferentes setores.

China concede licenças para 60 novos videogames

A China concedeu licenças para 60 novos videogames, de acordo com uma lista publicada no site da Administração Nacional de Imprensa e Publicação (NPPA) nesta terça-feira (7).

A mudança ocorreu após uma suspensão de quase oito meses das aprovações de jogos no país encerrada em 30 de abril, quando o lote anterior foi anunciado.

Jogos pertencentes a alguns desenvolvedores conhecidos, como Mihoyou e Perfect World, estão na nova lista. Outros títulos incluem principalmente jogos de menor orçamento, como Jurassic Army, da Shanghai Eyugame, e Kittens' Courtyard, da Beijing Object Online Technology.

A lista não continha jogos pertencentes aos maiores players do setor, como Tencent e NetEase. Ainda assim, as ações da Tencent ganharam mais de 1,54% após a notícia. A NetEase também viu as ações subirem quase 1,35% nas negociações pré-mercado em Nova York.

A China vem reforçando os controles sobre jogos online para menores nos últimos anos. Em 2019, as autoridades reduziram as limitações de tempo para 1,5 hora por dia e três horas nos fins de semana e feriados. Em setembro do ano passado, novas medidas limitaram o tempo que os menores podem jogar online a três horas por semana para tentar evitar o vício em jogos.

China divulga novo mapa lunar, o mais detalhado do mundo até hoje

A China lançou um novo mapa geológico abrangente da lua na escala de 1:2.500.000, o mais detalhado até o momento.

Cientistas chineses de vários institutos de pesquisa e universidades criaram o mapa topográfico de alta resolução com base em dados do projeto Chang'e de exploração lunar da China e outros dados e resultados de pesquisas de organizações internacionais.

O mapa inclui 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de rochas e 14 tipos de estruturas, fornecendo informações abundantes sobre a geologia da lua e sua evolução. Espera-se que faça uma grande contribuição para a pesquisa científica, exploração e seleção do local de pouso na lua.

O Instituto de Geoquímica da Academia Chinesa de Ciências liderou o projeto, juntamente com outras organizações como a Academia Chinesa de Ciências Geológicas, a Universidade de Geociências da China e a Universidade de Shandong.

O mapa foi publicado pelo Science Bulletin em 30 de maio. 

Anteriormente, o USGS Astrogeology Science Center concluiu e lançou um mapa lunar na escala de 1:5.000.000 em 2020.

Museu do Palácio de Hong Kong pronto para abertura

O Museu do Palácio de Hong Kong vai abrir para visitação do público no dia 2 de julho. A inauguração é uma das atividades que marcam o 25º aniversário de retorno de Hong Kong à China e abrirá caminho para que a cidade una a cultura chinesa ao resto do mundo.

Durante as exposições de abertura, 914 tesouros emprestados do Museu do Palácio em Pequim estarão em exibição na nova atração de 13 mil metros quadrados. Muitas das coleções serão expostas na cidade pela primeira vez.

O empréstimo da coleção do Museu do Palácio de Pequim é o maior desde a criação do museu em 1925. As obras emprestadas contam cinco mil anos de história e são ricas e diversificadas. 

A coleção que estará exposta em Hong Kong inclui pinturas, caligrafia, bronze, cerâmica, jade, metalurgia, esmalte, laca, selos, trajes, têxteis, joias, livros raros e arquitetura. Cerca de 160 dos itens são classificados como tesouros nacionais. 

Espera-se que o museu receba sete mil pessoas todos os dias, mas o número será limitado a cerca de cinco mil em meio à epidemia.