CHINA EM FOCO

Xi Jinping: Hong Kong é uma importante janela da China para o mundo

Presidente chinês participa das celebrações dos 25 anos de retorno da região à China e da posse de John Lee como executivo local e ressalta a prática 'um país, dois sistemas'’

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping, participa das celebrações dos 25 anos de retorno de Hong Kong à China
Créditos: Xinhua - Presidente Xi Jinping dá posse a John Lee como chefe do executivo de Hong Kong
Escrito en GLOBAL el

Nesta sexta-feira (1o) é celebrado os 25 anos de retorno de Hong Kong à China. O presidente chinês, Xi Jinping, participa das comemorações na cidade, onde chegou nesta quinta-feira (30) e cumpre agenda diversa, inclusive da cerimônia de posse do novo chefe do executivo local.

Em discurso durante a cerimônia para celebrar a data, Xi afirmou Hong Kong atuou como uma importante ponte e janela conectando o continente chinês com outras partes do mundo desde seu retorno à pátria, e fez contribuições insubstituíveis para o milagre do desenvolvimento econômico do país de longo prazo, estável e rápido.

Para Xi, os próximos cinco anos serão cruciais para Hong Kong alcançar avanços. Ele observou que a cidade enfrentou todos os tipos de desafios e avançou com firmeza, sem que nenhum dos desafios impedisse seu progresso. A economia de Hong Kong cresceu vigorosamente, mantendo um status sólido como centro financeiro, marítimo e comercial internacional, com rápido crescimento de indústrias de tecnologia inovadoras, liberdade e abertura líderes mundiais e ambiente de negócios de classe mundial, citou. 

O presidente chinês comentou que o retorno da região à China abriu uma nova época em sua história durante a qual fez contribuições insubstituíveis para o milagre do desenvolvimento econômico de longo prazo, estável e rápido da pátria. Hong Kong desempenhou um papel importante no avanço do novo paradigma de abertura chinesa em maior escala, em mais áreas e em maior profundidade, afirmou.

Xi avaliou que Hong Kong tornou-se parte integrante do desenvolvimento geral do país e está ativamente alinhada com as estratégias nacionais de desenvolvimento. A cidade manteve os pontos fortes de ser altamente livre e aberta e compatível com as regras internacionais, pontuou.

Com o apoio do governo central e a melhoria da capacidade de governança da autoridade local, a Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) pode esperar desfrutar de um futuro melhor, comentou Xi.

Xi disse esperar que o governo da RAEHK leve em conta as expectativas de toda a sociedade, especialmente os residentes comuns, como a principal busca de sua governança. Ele também encorajou a população local a trabalhar junta para construir uma sociedade harmoniosa e estável.

Em seu discurso, o presidente chinês elencou as necessidades urgentes do governo da RAEHK para garantir o sucesso e o desenvolvimento da região. Ele pediu esforços conjuntos do novo governo e de todos os setores sociais para melhorar a governança, fortalecer os motores de crescimento, enfrentar as dificuldades na vida das pessoas e salvaguardar a harmonia e a estabilidade.

"O governo central apoia totalmente Hong Kong em aproveitar a oportunidade histórica trazida pelo desenvolvimento nacional para participar ativamente de várias estratégias nacionais, incluindo o 14º Plano Quinquenal (2021-2025), o desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a Iniciativa do Cinturão e Rota", afirmou Xi.

Xi assegurou que o governo central apoiará totalmente Hong Kong no avanço ativo e prudente da reforma, quebrando as barreiras dos interesses estabelecidos e liberando totalmente a grande criatividade e vitalidade do desenvolvimento da sociedade local.

Um país, dois sistemas

A implementação plena e fiel da política de "um país, dois sistemas" criará um espaço ilimitado para o desenvolvimento das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, avaliou o presidente chinês durante seu discurso. 

Salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China é o princípio supremo da política, que garante que Hong Kong e Macau mantenham o sistema capitalista anterior por muito tempo e desfrutem de um alto grau de autonomia, comentou Xi.

O princípio de "patriotas governando Hong Kong" precisa ser implementado, afirmou. Ele comentou que é uma prática comum em todo o mundo manter o poder político nas mãos dos patriotas.

Ele ressaltou que a necessidade de garantir a boa governança significa salvaguardar a prosperidade e a estabilidade de Hong Kong e os interesses vitais de seus mais de sete milhões de habitantes. Além disso, a posição e as vantagens únicas da cidade precisam ser mantidas.

"As autoridades centrais apoiam totalmente Hong Kong na manutenção de sua posição e vantagens únicas, consolidando sua posição como um centro financeiro, marítimo e comercial internacional, mantendo um ambiente de negócios livre, aberto e regulamentado, mantendo o sistema de direito consuetudinário e a prática de 'um país, dois sistemas' em Hong Kong alcançou realizações reconhecidas em todo o mundo."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

Posse de John Lee

 

Durante as celebrações do retorno de Hong Kong à China com a presença de Xi também foi realizada a posse de John Lee como o executivo-chefe da RAEHK.

Em seu discurso de posse, Lee disse que Hong Kong enfrentou vários desafios nos últimos 25 anos, incluindo a crise financeira global, agitação social e a pandemia da Covid-19, mas superou todos eles, graças à "resiliência e força de vontade" das pessoas além das vantagens únicas no âmbito da política "Um País, Dois Sistemas".

O novo chefe do executivo de Hong Kong prometeu adotar uma "abordagem orientada para resultados" para lidar com as questões de longo prazo da região, como habitação e fornecimento de terras. 

Lee se comprometeu ainda a reforçar a competitividade geral da cidade em seu papel tradicional de centro financeiro global e centro emergente de inovação e tecnologia, bem como artes e intercâmbio cultural.

China pede que EUA cessem imediatamente atividades cibernéticas maliciosas

Os Estados Unidos são dignos do nome de "império das escutas telefônicas" e "império do roubo de segredos". A declaração do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijan, foi feita nesta quinta-feira (30) em resposta ao conteúdo de relatórios relevantes que apontam que várias instituições de pesquisa científica chinesas estão sob ataque cibernético da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

Zhao afirmou que a NSA instalou programas de cavalos de Troia em pelo menos mais de uma centena de importantes sistemas de informação na China. Até o momento, muitos desses programas ainda estão em execução e enviando informações de volta à agência estadunidense. Ele instou os EUA a interromper essas atividades cibernéticas maliciosas imediatamente.

"A China condena essas atividades cibernéticas maliciosas do governo dos EUA. Exigimos que os EUA ofereçam uma explicação e parem imediatamente com esse comportamento irresponsável", disse o porta-voz.

Zhao comentou que os Estados Unidos são um criminoso habitual bem conhecido em relação ao roubo de segredos cibernéticos e relembrou que em 2020, a China capturou mais de 42 milhões de amostras de programas de computador maliciosos e 53,1% deles  foram rastreados para os EUA. Ele citou um relatório da equipe técnica de resposta a emergências da Rede Nacional de Computadores da China.

Nem mesmo os próprios cidadãos estadunidenses ficam de fora do roubo de segredos cibernéticos, observou Zhao. Ele disse que, em 2021, o FBI (a polícia federal dos EUA) realizou 3,4 milhões de pesquisas em dados digitais de cidadãos dos EUA sem qualquer mandado, como revelou um relatório do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional estadunidense

O porta-voz destacou que o relatório relevante também divulgou que a Sede de Comunicações do Governo da Grã-Bretanha (GCHQ) coordenou com os Estados Unidos a realização de ataques cibernéticos e roubo de segredos. “Isso mostra que os Estados Unidos e seus principais aliados se tornaram o eixo do roubo global de segredos cibernéticos”.

Zhao concluiu que, diante das dúvidas e da oposição da comunidade internacional, os Estados Unidos não restringiram o comportamento de roubo de segredos cibernéticos em larga escala. Em vez disso, expandiu o orçamento nacional de defesa em relação a atividades cibernéticas, ampliou as tropas cibernéticas e realizou vários exercícios de guerra cibernética.

China refuta comentários da secretária de Relações Exteriores britânica sobre Taiwan

A China refutou as observações feitas pela secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, de que "existe um risco real" de que a China tenha uma ideia errada que resulte em "um erro de cálculo catastrófico, como invadir Taiwan".

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, reiterou nesta quinta-feira (30), em coletiva de imprensa, que a questão de Taiwan é assunto interno da China e nenhuma força externa tem o direito de interferir. "Esta é a norma básica das relações internacionais", acrescentou.

A China adere à reunificação pacífica e ao princípio "um país, dois sistemas" e fará todos os esforços para lutar pela perspectiva da reunificação pacífica, disse Zhao. "No entanto, nunca ficaremos de braços cruzados assistindo às atividades separatistas da 'independência de Taiwan'", observou.

"Comentários relevantes feitos pelo lado britânico são surpreendentemente hipócritas e carecem de bom senso", finalizou Zhao.

China intensificará apoio financeiro a grandes projetos

A China aumentará o apoio financeiro para seus principais projetos com instrumentos financeiros baseados em políticas de desenvolvimento. Serão levantados até 300 bilhões de yuans (cerca de 44,7 bilhões de dólares americanos) por meio de emissão de títulos financeiros para a reposição de capital de grandes projetos, incluindo novas infraestruturas, ou financiamento-ponte para projetos de dívidas especiais.

A decisão foi tomada na última quarta-feira (29) durante uma reunião executiva do Conselho de Estado presidida pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Com a medida, o país pretende impulsionar o investimento, o emprego e o consumo efetivos. O governo central providenciará descontos de juros por um período de dois anos de acordo com o valor real do investimento em ações. 

Mais investimentos devem ser direcionados ao setor de transporte para fortalecer os elos fracos, apoiar o emprego e o consumo e fornecer maior apoio ao desenvolvimento socioeconômico.

Também serão estabelecidos programas-piloto para melhorar a transformação das realizações da pesquisa clínica em alguns hospitais de alto nível e apoiar a construção de plataformas e bases de pesquisa.

Para atender à necessidade básica do público de serviços médicos e proteger informações pessoais, as instituições médicas não devem recusar pacientes com doenças graves, e o abuso da emissão do código de saúde deve ser seriamente investigado e punido de acordo com a lei.

Durante o encontro foi destacada a importância dos esforços para lançar programas de alívio do trabalho durante a implementação de grandes projetos, que, embora garantindo a qualidade e a segurança dos projetos, devem oferecer o maior número possível de empregos.

Mercado chinês de ações A é campeão em financiamento global de IPO

O mercado chinês de ações A emergiu como campeão global em escala de financiamento de oferta pública inicial (IPO) no 1º semestre de 2022, de acordo com dados do provedor de informações financeiras Wind.

Nos primeiros seis meses do ano, o mercado de ações A levantou um total de 311,9 bilhões de yuans (cerca de 46,5 bilhões de dólares americanos) via IPO, um aumento de 46% em relação ao ano anterior e liderando o gráfico global de escala de financiamento.

Em termos de fundos arrecadados, as bolsas de valores de Xangai e Shenzhen ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, em todo o mundo durante o período, respondendo por quase metade do total global, mostraram os dados da Wind.

O boom no mercado de ações A contrastou com o mercado financeiro global, que esfriou após atingir novos recordes tanto no número de IPOs quanto na escala de financiamento no ano passado.

O crescimento do mercado de ações A foi sustentado principalmente pelo conselho de inovação sci-tech no estilo Nasdaq (também conhecido como mercado STAR na Bolsa de Valores de Xangai) e pelo mercado ChiNext de tecnologia pesada na Bolsa de Valores de Shenzhen, bem como o retorno das empresas de chips vermelhos, disseram analistas.

Empresas em setores emergentes de importância estratégica, incluindo tecnologia da informação e fabricação de equipamentos de ponta, dominaram a lista de IPOs, pois representaram mais de 90% das empresas que entraram nas duas bolsas durante o período.

Apesar das incertezas à frente, os especialistas do setor continuam otimistas sobre as perspectivas do mercado de ações A no segundo semestre do ano.

Com a epidemia sob controle e políticas fiscais e monetárias pró-crescimento em ação, espera-se que a economia chinesa mantenha seu bom momento e as empresas possam desfrutar de um ambiente de financiamento mais favorável, avalia o sócio do Capital Markets Advisory Group da KPMG China, Louis Lau.

Primeira-dama da China visita centro tradicional de ópera em Hong Kong

A esposa do presidente chinês, Xi Jinping, Peng Liyuan, visitou nesta quinta-feira (30) um centro de ópera tradicional chinesa no distrito cultural de West Kowloon, em Hong Kong, para conhecer como é a estrutura e a história do desenvolvimento da região.

Exposição de arte comemora 25º aniversário do retorno de Hong Kong à China 

Está em cartaz no Museu Nacional da China, em Pequim, uma exposição de arte para celebrar o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à China. A coleção, com o tema "Greater Bay Area (GBA) aos olhos dos artistas", apresenta pinturas e esculturas feitas por artistas da China continental, Hong Kong e Macau e retrata eventos marcantes e realizações críticas que aconteceram na GBA nas últimas duas décadas. A mostra também oferece diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de Hong Kong e Macau sob a política "um país, dois sistemas".