CHINA EM FOCO

China amplia proteção a mulheres vítimas de violência doméstica

País conta uma legislação de combate à violência doméstica desde 2016; agora justiça chinesa facilitou acesso ao pedido de proteção pessoal e reduziu limite de coleta de provas, que podem ser insultos frequentes, calúnias, ameaças, perseguição e assédio.

Créditos: CFP - Policiais conscientizam sobre as leis relacionadas à violência doméstica entre residentes em Huaibei, província de Anhui, leste da China (23/11/21)
Créditos: China Daily - O número de pessoas em Hong Kong aprendendo mandarim aumentou.
Créditos: China Daily - Um aluno da escola primária usa um tablet para assistir a uma aula conduzida pela Xueersi Online School em fevereiro de 2020.
Créditos: Xinhua
Escrito en GLOBAL el

O tribunal superior da China emitiu uma nova diretriz para facilitar o acesso à proteção pessoal e garantias aprimoradas às vítimas de violência doméstica. A diretriz entrará em vigor a partir de 1º de agosto. Promulgada em 2016, a Lei de Violência Doméstica da China, a primeira do tipo no país, procurou proteger as vítimas de violência doméstica, permitindo que elas solicitassem ordens de proteção pessoal. No entanto, tem havido dificuldades em tornar a lei realmente efetiva nos últimos anos.

A diretriz inclui mais situações decorrentes de violência doméstica, como negar comida a familiares, insultos frequentes, calúnias, ameaças, perseguição e assédio.

Também reduz o limite de coleta de provas para que as vítimas solicitem ordens de proteção. A medida lista 10 tipos de comportamento como evidência, como gravações telefônicas, mensagens ou e-mails entre vítimas e supostos abusadores, registros de tratamento médico das vítimas, depoimentos de filhos menores, parentes, amigos ou vizinhos etc.

Para garantir que as ordens de proteção cheguem a tempo de impedir a violência doméstica, a diretriz também esclarece que as ordens podem ser solicitadas, revisadas e executadas de forma independente. Para aqueles que não podem solicitar medidas de proteção por conta própria, a diretriz permite que parentes próximos, autoridades de segurança pública, federações de mulheres e outros ajudem a fazer o pedido.

Até 31 de dezembro de 2021, os tribunais emitiram 10.917 ordens de proteção individual para vítimas de violência doméstica.

Autoridade de Xinjiang critica repressão dos EUA

As tentativas maliciosas dos Estados Unidos de suprimir a China causaram um grande golpe na indústria fotovoltaica global. Além disso, não há caso do chamado "trabalho forçado" em nenhuma empresa na região autônoma de Xinjiang Uigur.

A declaração foi feita pelo porta-voz do governo regional, Xu Guixiang, durante entrevista coletiva concedida em Pequim na última terça-feira (12).

A concentração da capacidade de produção fotovoltaica é resultado da distribuição de recursos, diferença tecnológica, impulso de mercado e outros fatores, explicou Xu. "A concentração da capacidade de produção fotovoltaica é um fenômeno normal do desenvolvimento da indústria fotovoltaica internacional e também uma lei universal do desenvolvimento de muitas indústrias internacionais", observou.

A fragilidade da indústria fotovoltaica global e da cadeia de suprimentos foi causada pela implementação dos EUA da chamada Lei Uigur de Prevenção do Trabalho Forçado para suprimir a indústria fotovoltaica da China. As ações dos EUA violam gravemente as regras do mercado e as regras da Organização Mundial do Comércio, prejudicam a ordem comercial internacional e interferem na cooperação e no desenvolvimento da indústria fotovoltaica global, disse Xu.

Sob a lei, que foi aprovada no final de 2021 e entrou em vigor em junho, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA bloqueará todas as importações feitas total ou parcialmente em Xinjiang, citando o "trabalho forçado" como o motivo.

A produção de polissilício, matéria-prima fundamental na indústria solar fotovoltaica, não é uma indústria de mão-de-obra intensiva, mas de tecnologia – e de capital. Xu disse que as empresas de polissilício em Xinjiang atingiram o nível internacional de primeira classe e alcançaram um alto grau de automação e digitalização.

"A tecnologia 5G foi totalmente aplicada na produção. A maioria das operações na fábrica é feita por computadores e não há necessidade de um grande número de trabalhadores manuais", explicou.

A China é a líder mundial na produção de polissilício e, de acordo com Xu, Xinjiang produziu 469.400 toneladas de novos materiais à base de silício em 2021, um aumento de 30,9%.

Como área central do Cinturão Econômico da Rota da Seda, Xinjiang também está fazendo pleno uso de seus recursos e vantagens geográficas para atrair mais pessoas para investir e iniciar negócios lá e fortalecer a cooperação e os intercâmbios com países estrangeiros, comentou o porta-voz.

Nos últimos anos, Xinjiang continuou a colher os benefícios da estabilidade, alcançou um rápido desenvolvimento econômico e social e concluiu um grande número de infraestrutura e grandes projetos industriais que influenciam o desenvolvimento geral e de longo prazo, disse o vice-chefe do Comissão de Desenvolvimento e Reforma da região, Mao Hui.

"Xinjiang assinou 21 acordos de cooperação com 25 países e organizações internacionais e estabeleceu relações de cooperação econômica com 190 países e regiões", disse ele.

Xinjiang também abriu 118 rotas internacionais de transporte rodoviário, tem investimentos no exterior cobrindo mais de 60 países e regiões, e a região estabeleceu quatro parques de cooperação econômica e comercial no exterior. A região mantém acordos de cooperação científica e tecnológica com mais de 400 institutos de pesquisa de 45 países e regiões, disse ele.

Hong Kong vê boom no aprendizado do mandarim

Mais de um bilhão de chineses no continente falam mandarim e um número crescente de não-chineses está aprendendo o idioma. Com base em dados oficiais, o número de pessoas em Hong Kong que consideram o mandarim a língua principal aumentou de 60 mil em 2006 para 130 mil em 2016.

Embora a motivação para os jovens de Hong Kong aprenderem mandarim seja há muito tempo para passar nos exames, o boom do aprendizado do continente nos últimos três anos se deve principalmente à tendência de integrar Hong Kong ao desenvolvimento geral do país.

A promulgação da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong criou um clima social favorável para falar mandarim em Hong Kong. Depois que a lei entrou em vigor, o Departamento de Educação apoiou o aprendizado do mandarim de maneira mais firme e clara, e muitos funcionários, incluindo o secretário de Educação Choi Yuk-lin, fizeram discursos em mandarim em várias ocasiões.

O Xianggang Putonghua Yanxishe, um instituto de idiomas não governamental fundado em 1976 e dedicado a promover e ensinar mandarim, tem visto um aumento constante no número de alunos nos últimos anos, disse a vice-diretora do instituto, Flora Ng Leung-wun.

O fundador da Escola Profissional Putonghua de Hong Kong em Mongkok, Chan Man-lung, em 2018, observou o aumento no número de pessoas em Hong Kong aprendendo mandarim, também conhecido como Putonghua. "A idade das pessoas aprendendo a língua está ficando cada vez mais jovem ao longo dos anos", observa.

Chan espera outro aumento no número de alunos de mandarim e instituições de ensino de mandarim após a pandemia da Covid-19, pois o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria provou que a cidade terá uma conexão mais próxima com o continente e o uso do mandarim será uma tendência imparável na cidade.

O 25º aniversário da entrega de Hong Kong também assinalou que a cidade estava de volta aos trilhos, tornando prioritário alinhar os seus interesses com os do resto do país.

Plataforma inteligente fornece recursos de ensino de qualidade

A plataforma de aprendizado inteligente da China ofereceu recursos digitais gratuitos de aprendizado de alta qualidade para alunos do ensino fundamental às universidades e apoiou fortemente alunos e professores que não podem participar de aulas presenciais durante a epidemia de Covid-19 em maio.

A plataforma Smart Education of China - www.smartedu.cn - foi lançada pelo Ministério da Educação em 28 de março. Ela integra plataformas para ensino fundamental e médio, ensino profissionalizante e ensino superior, e a plataforma para serviços de emprego para graduados universitários.

"Desde seu lançamento em março, mais e mais recursos digitais de alta qualidade são fornecidos e o número de visualizações disparou", disse o porta-voz do Ministério da Educação, Xu Mei, em entrevista coletiva na quinta-feira (14).

Na terça-feira, a plataforma atraiu 430 milhões de visitantes com 3,03 bilhões de visitas.

Cerca de 34 mil recursos são fornecidos aos alunos do ensino fundamental e médio. Desde o lançamento da plataforma, a média de visitas diárias a esses recursos é superior a 28,9 milhões.

Em maio, quando a epidemia atingiu algumas regiões da China e as escolas foram fechadas em áreas como Pequim e Xangai, o recorde de visitas diárias aos recursos do ensino fundamental e médio foi de 89,9 milhões, que serviu como sala de aula online para auxiliar na educação dos alunos durante daquela vez, ela disse.

Em maio, seções de saúde psicológica foram adicionadas à plataforma, que ganhou popularidade entre os estudantes, disse Xu.

As seções de luta contra a epidemia de Covid-19 e saúde psicológica ganharam 162 mil visitas e 833 mil visitas, respectivamente. Alguns cursos da seção, como Saúde Mental para Estudantes Universitários e Acadêmico Mostrando a Covid-19, receberam visualizações muito altas, classificando o nível superior das visualizações entre todos os recursos.

Xu observou que, como muitas escolas começaram as férias de verão, mais recursos nas seções de saúde psicológica são adicionados à plataforma, como Orientações para alunos do ensino fundamental e médio para combater a epidemia em casa.

A plataforma não apenas apoiou o aprendizado dos alunos, mas também ajudou os professores a melhorar suas habilidades de ensino.

A plataforma lançou as seções para impulsionar o desenvolvimento profissional dos professores na educação básica, profissional e superior.

A China tem 18,4 milhões de professores e a plataforma reuniu recursos de alta qualidade para atendê-los, disse o diretor do departamento de professores do ministério, Ren Youqun.

No nível da educação básica, bons cursos e programas são registrados e oferecidos na plataforma. As oficinas on-line dos professores são estabelecidas para que professores e diretores compartilhem recursos e façam planos de ensino juntos.

"Convidamos mais de 200 professores e diretores renomados e experientes para abrir workshops online na plataforma e incentivamos outros professores a participar, especialmente aqueles de áreas menos favorecidas no centro e oeste da China", disse Ren.

"A China tem cerca de 15 mil a 16 mil  professores e diretores com títulos de renomados professores e diretores em nível provincial. Se cada um deles tem dezenas de aprendizes e até uma centena de fãs, esses bons professores e diretores podem afetar milhões de professores", acrescentou.

A plataforma visa promover a igualdade na educação, reduzir a exclusão digital e promover a prosperidade comum com uma ampla gama de recursos e cursos educacionais. É também uma sala de aula online para alunos e professores que não podem frequentar cursos presenciais devido à epidemia de Covid-19.

Nave de carga Tianzhou-3 da China se separa da combinação da estação espacial

A nave de carga Tianzhou-3, transportando suprimentos para a estação espacial da China, separou-se da combinação da estação orbital às 10h59 de domingo (horário de Pequim), depois de concluir todas as tarefas atribuídas, de acordo com o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China.

A China lançou o Tianzhou-3 em 20 de setembro de 2021 do local de lançamento de naves espaciais Wenchang, na província de Hainan, no sul, entregando seis toneladas de mercadorias para a estação espacial em construção do país.

Atualmente, a embarcação de carga Tianzhou-3 está em boas condições e voltará a entrar na atmosfera sob controle terrestre no futuro, disse o escritório de engenharia.

Temas