CHINA EM FOCO

Xi Jinping e Joe Biden conversaram por telefone para acalmar as tensões entre China e Estados Unidos

Presidentes chinês e dos EUA dialogam em meio à crise deflagrada diante da expectativa da visita de Nancy Pelosi, presidenta do Congresso estadunidense, a Taiwan

Créditos: Reprodução internet - Presidentes da China, Xi Jinping, e dos EUA, Joe Biden, conversaram nesta quinta-feira (28).
Créditos: Xinhua - Presidente Xi Jinping participou de oficina que integra os preparativos para o 20o Congresso Nacional do PCCh.
Créditos: Xinhua - Oficina para funcionários provinciais e ministeriais em preparação para o 20º Congresso Nacional do PCCh foi realizado em Pequim, dias 26 a 27 de julho de 2022.
Créditos: Xinhua - Presidente chinês, Xi Jinping, também presidente da Comissão Militar Central, tira fotos com os destinatários da Medalha '1º de agosto' em Pequim, capital da China (27/7/22)
Créditos: VCG - A Medalha de '1º de Agosto'
Créditos: Xinhua - Fórum de Direitos Humanos de Pequim atrai cerca de 200 altos funcionários, pesquisadores e diplomatas de quase 70 países e organizações internacionais, Pequim, China (26/7/22)
Créditos: CGTN - China lançou seu foguete transportador sólido Lijian-1 às 12h12, horário de Pequim, desta quarta-feira (27)
Créditos: Today Pictures - O quadrinista A Gui (centro-esquerda) e o diretor Wang Yunfei (centro-direita) posam para uma foto com um cosplay de Kwai Boo e o público em um teatro em Pequim na estreia de 'Crazy Kwai Boo: Sanxingdui Spirited Away' (24/7/22)
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram por telefone na noite desta quinta-feira (28), às 20h30, horário de Pequim. A ligação ocorre como um esforço para acalmar as crescentes tensões entre as duas nações, à medida que as relações se deterioram ainda mais com a possível viagem da presidenta da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.

A quinta ligação entre os dois presidentes desde que Biden assumiu o cargo no ano passado visa administrar a rivalidade entre as duas potências, mas esse objetivo corre o risco de ser derrubado enquanto Pelosi planeja uma viagem a Taiwan no próximo mês.

Pequim informou que uma viagem de Pelosi seria mais uma violação de sua soberania sobre Taiwan do que visitas anteriores à ilha por autoridades e políticos dos EUA, porque Pelosi é a segunda na fila dos EUA sucessão presidencial

20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China definirá as principais tarefas do país para os próximos cinco anos, anuncia Xi Jinping

O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) será realizado em outubro deste ano e vai delinear as tarefas estratégicas do país para os próximos cinco anos. O evento também analisará o plano de desenvolvimento em duas etapas da China em meados do século 21 

O presidente chinês, Xi Jinping, fez o anúncio durante uma oficina oferecida para funcionários provinciais e ministeriais, realizada nesta terça (26) quarta-feira (27), em Pequim. O evento faz parte da preparação para o principal congresso do PCCh.

O PCCh elaborou um plano de desenvolvimento em duas etapas para o período de 2020 a meados deste século durante o 19º Congresso Nacional, realizado em outubro de 2017. O plano estabeleceu que a modernização socialista chinesa avançará até 2035. Nesse período, a China prosseguirá na transformação para se tornar um grande país socialista moderno, próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo em meados deste século.

'Novo capítulo'

Xi ressaltou a importância do 20º Congresso Nacional do PCCh, que será realizado em um momento crucial no qual o país embarca em uma nova jornada para construir plenamente um país socialista moderno. Ele pediu esforços para avançar no rejuvenescimento da nação chinesa e escrever um "novo capítulo" da construção completa de um país socialista moderno.

O 20º Congresso Nacional do PCCh vai acertar as tarefas estratégicas para o país e as medidas importantes a serem tomadas nos próximos cinco anos, declarou Xi. Ele  acrescentou que o período é crucial para alcançar a meta do segundo centenário do Partido.

"Mais esforços devem ser feitos para resolver os problemas em termos de desenvolvimento desequilibrado e inadequado nos próximos cinco anos", observou o presidente chinês.

O PCCh estabeleceu duas metas centenárias: a primeira foi construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos até 2021, quando o PCCh comemorou seu centenário. A segunda é transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos até meados do século 21 para celebrar o centenário da República Popular da China, fundada em 1949.

"O mundo está passando por mudanças profundas não vistas em um século, que vêm se acelerando", observou Xi. Ele enfatizou que a China enfrenta riscos e desafios mais complexos do que antes.

Além disso, o presidente chinês pontou que o rejuvenescimento da nação chinesa não é uma tarefa fácil e pediu esforços mais árduos para atingir essa meta.

Xi também enfatizou que não há um modelo fixo de modernização no mundo, e destacou a liderança do PCCh no movimento de modernização socialista da China. "No caminho que se segue, o Partido deve aderir ao seu objectivo fundamental de servir o povo de alma e coração e manter sempre laços estreitos com o povo", afirmou. 

Conquistas 'extraordinárias' desde 2017

Xi analisou o desenvolvimento da China desde a realização do 19º Congresso Nacional do PCCh e classificou os últimos cinco anos como um período extraordinário. "O Partido uniu-se e liderou o povo chinês para enfrentar efetivamente a situação internacional severa e complexa e os enormes riscos e desafio que surgem um após o outro", ressaltou.

"A China se esforçou para avançar na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, promover o desenvolvimento de alta qualidade, aprofundar as reformas de maneira rápida e constante e combater a pobreza."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

A China declarou uma vitória na erradicação da pobreza absoluta em todo o país até o final de 2020. Também anunciou a conclusão da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos.

Durante os últimos cinco anos, a China fez grandes esforços para impulsionar a civilização ecológica, salvaguardar resolutamente a segurança nacional, modernizar a defesa nacional e as forças armadas e promover a diplomacia dos principais países com características chinesas, elencou Xi.

A China seguiu uma abordagem de primeiro as pessoas na luta contra a Covid-19 e fez o máximo para proteger a vida e a saúde das pessoas, pontuou. O país alcançou o melhor resultado em todo o mundo na coordenação do desenvolvimento econômico e prevenção e controle de epidemias, destacou Xi.

Enfrentando mudanças drásticas na situação internacional, a China tem se esforçado para salvaguardar sua dignidade e interesses fundamentais, ponderou o presidente chinês.

Xi também destacou os esforços feitos na campanha anticorrupção que visa garantir que os funcionários “não tenham a audácia, oportunidade ou desejo de se envolver em corrupção”.

O Congresso Nacional do PCCh é realizado a cada cinco anos para definir as metas da política nacional do Partido e eleger sua liderança máxima.

Xi Jinping condecora militares destacados

O presidente chinês, Xi Jinping, entregou nesta quarta-feira (27) a Medalha '1º de Agosto' a três militares e conferiu uma bandeira honorária a um batalhão por seu excelente serviço antes do 95º aniversário da fundação do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP), celebrado no dia 1º de agosto.

Xi, também presidente da Comissão Militar Central (CMC), apresentou os militares – Du Fuguo, um jovem soldado de desminagem; Qian Qihu, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia (CAE); e Nie Haisheng, comandante da épica missão de voo espacial tripulado Shenzhou-12 – com certificados de honra e tirou fotos com eles.

A Medalha '1º de Agosto' é concedida a militares que tenham feito contribuições destacadas para salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento e para o avanço da modernização da defesa nacional e das forças armadas.

Ele conferiu a bandeira honorária a um modelo de batalhão de mísseis terra-ar da Força Aérea do ELP.

Du, de 31 anos, perdeu os olhos e os braços em 2018 ao tentar proteger outras pessoas durante uma operação de remoção de minas na área de fronteira. Nos três anos anteriores ao acidente, o militar entrou em campos minados mais de mil vezes. Durante sua carreira, ele removeu mais de 150 toneladas de bombas e 400 minas terrestres e cuidou de mais de 20 emergências.

Nascido em 1937, Qian passou mais de 60 anos estudando engenharia de proteção, ajudando a China a construir uma "Grande Muralha de Aço" subterrânea indestrutível. Ele ganhou o principal prêmio de ciência do país, o Prêmio Estadual de Ciência e Tecnologia Preeminente, em 2019, e depois doou todo o seu prêmio em dinheiro para ajudar crianças pobres a receber educação.

Nascido em 1964, Nie, que tem doutorado, é um dos astronautas mais experientes da China. Ele se juntou à primeira equipe de astronautas do país em 1998 e foi ao espaço três vezes – nas missões Shenzhou-6, Shenzhou-10 e Shenzhou-12. No ano passado, Nie, juntamente com dois companheiros de equipe, tornou-se a primeira equipe a viver e trabalhar no módulo central da estação espacial Tianhe.

Fórum de Pequim destaca cooperação na governança global de direitos humanos

Cooperação reforçada na governança global de direitos humanos. Essa foi a conclusão conjunta da edição deste ano do Fórum de Direitos Humanos de Pequim, que contou com a participação de cerca de 200 altos funcionários do governo chinês, pesquisadores e diplomatas de quase 70 países e organizações internacionais.

Com o tema 'Trabalhando juntos para uma governança global de direitos humanos mais justa, mais equitativa, razoável e inclusiva', esta foi a décima edição do evento, que é realizado desde 2008.

O fórum foi realizado na última terça-feira (26) na capital chinesa e foi co-organizado pela Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos (CSHRS, da sigla em inglês) e pela Fundação Chinesa para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos (CFHRD, da sigla em inglês).

A presidente do CSHRS, Padma Choling, também vice-presidenta do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, discursou no fórum e afirmou que o desenvolvimento dos direitos humanos é uma causa comum da humanidade, que depende de todos os países do mundo trabalharem juntos na mesma direção.

Ela pediu aos países que construam um consenso sobre o desenvolvimento dos direitos humanos, promovam melhor o bem-estar das pessoas e melhorem a governança global dos direitos humanos para lidar com os desafios dos tempos.

O presidente do CFHRD, Huang Mengfu, também discursou e afirmou que o tema do fórum deste ano está alinhado com a aspiração comum da humanidade de fortalecer e melhorar a governança global dos direitos humanos no mundo de hoje.

Huang observou que a ordem internacional dos direitos humanos e a base da boa governança têm enfrentado sérios desafios devido ao unilateralismo e à política de poder de alguns países. Ele enfatizou que a governança global dos direitos humanos deve ser promovida com consulta mútua e sabedoria e esforços conjuntos dos países.

Opiniões semelhantes foram expressadas por participantes estrangeiros, entre eles o ex-presidente da Eslovênia, Danilo Turk. Ele comentou que a cooperação deve ter precedência sobre a competição e o confronto, não apenas como um requisito político e de desenvolvimento, mas também como um requisito para o desenvolvimento dos direitos humanos.

O primeiro vice-presidente da Câmara Legislativa do Uzbequistão, Akmal Kholmatovich Saidov, que também é diretor do Centro Nacional de Direitos Humanos do país, pontuou que não existe um modelo de desenvolvimento universal que se aplique a todos os países, e fortalecer a cooperação internacional é essencial para a plena realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Somente com base no respeito aos direitos humanos, democracia e estado de direito podemos inaugurar um mundo de estabilidade, desenvolvimento sustentável e prosperidade'', disse Saidov.

Especialistas também compartilharam observações sobre a prática de direitos humanos na China. O ex-diretor de política econômica e de negócios do prefeito de Londres, John Ross, atualmente membro sênior do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin da China, resumiu a filosofia de direitos humanos chinesa  como uma que se concentra em resultados práticos.

"A filosofia da China alcançou resultados notáveis ??na eliminação da pobreza absoluta, salvaguardando os direitos e interesses das mulheres e garantindo o direito das pessoas à vida e à saúde sob a pandemia da Covid-19", ressaltou Ross. Ele acrescentou que o progresso fez grandes contribuições para melhorar a situação global dos direitos humanos.

Governo de Hong Kong rejeita críticas de direitos humanos da ONU na cidade

O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) expressou nesta  quarta-feira (27) forte objeção e consternação sobre as sugestões feitas pelo Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos na cidade.

Em um comunicado, o governo do governo local declarou que se opõe fortemente ao que chamou de críticas injustas e infundadas do Comitê, que afirmou que a lei de segurança nacional de Hong Kong deveria ser revogada.

O governo de Hong Kong afirmou que, sob a lei de segurança nacional, implementada em 2020, os direitos humanos são protegidos e respeitados na salvaguarda da segurança nacional.

"O Artigo 4 da Lei de Segurança Nacional estabelece que os direitos humanos devem ser respeitados e protegidos na salvaguarda da segurança nacional na RAEHK, enquanto o Artigo 5 da Lei afirma a adesão ao princípio do estado de direito enquanto aplica a lei contra infrações que ponham em risco a segurança nacional. ", observou um porta-voz do governo da RAE.

O porta-voz também rejeitou as alegações de que a lei de segurança nacional mina a independência judicial.

China lança com sucesso seu maior foguete de transporte 

A China lançou seu foguete transportador sólido Lijian-1 às 12h12, horário de Pequim, desta quarta-feira (27) e enviou com sucesso seis satélites científicos experimentais em órbita predefinida.

Desenvolvido pela Academia Chinesa de Ciências (CAS), o Lijian-1 decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.

Os seis satélites vão se concentrar na verificação de tecnologia e experimentos em novas tecnologias espaciais, detecção de densidade atmosférica orbital, distribuição de chaves quânticas de baixa órbita e testes de montagem eletromagnética.

Nova animação chinesa explora as ruínas de Sanxingdui

Um novo filme de animação adaptado da popular série de quadrinhos 'Crazy! Kwai Boo', o 'Crazy Kwai Boo: Sanxingdui Spirited Away' (Crazy Kwai Boo: A Viagem de Sanxingdui, em tradução livre), chegará às telas chinesas nesta sexta-feira (29) e vai levar o público a uma aventura da Idade do Bronze na China.

A animação, dirigida pelo renomado animador Wang Yunfei para o estúdio de animação Its Cartoon, se baseia nas descobertas das ruínas de Sanxingdui, localizadas na cidade de Guanghan, província de Sichuan, a sudoeste do país.

"Fiquei surpreso que nossos ancestrais chineses pudessem fazer esses artefatos delicados e de qualidade há milhares de anos e deixar tal civilização. Decidi promovê-lo e espalhar esse grande milagre chinês para mais pessoas. Senti que Kwai Boo poderia contar histórias sobre os antigos civilização, cultura chinesa e sabores folclóricos, além de representar responsabilidade e amizade", comentou Wang.

As ruínas de Sanxingdui em Guanghan ficam a 40 quilômetros ao norte de Chengdu, capital da província, e cobrem uma área de 12 quilômetros quadrados. O local abriga os restos de uma cidade antiga, que data da Idade do Bronze da China, e inclui poços de sacrifício, bairros residenciais e túmulos. Desde 2016 objetos descobertos no local integram o acervo do Museu Sanxingdui. 

A aparência única e sobrenatural das relíquias acendeu a imaginação de muitos escritores de ficção científica. Wang Yunfei e sua equipe vasculharam muitos documentos históricos sobre o Sangxingdui e fizeram viagens de campo para capturar a essência das paisagens e locais que queriam mostrar no filme. Eles também receberam ajuda de especialistas do Museu Sanxingdui para garantir que o conhecimento básico estivesse correto.

A animação também mostra muitos elementos locais de Sichuan, o que inclui paisagens, lugares turísticos, músicas e a famosa gastronomia local. A história está repleta de elementos de aventura e ficção científica, com direito a uma cidade subterrânea, um universo paralelo, um espaço-tempo desordenado e dois robôs gigantes controlados por Kwai Boo e seu vilão.

 'Crazy! Kwai Boo' - Publicada pela primeira vez em 2009, a popular série de quadrinhos foi criada pelo quadrinista Gui Huazheng, mais conhecido por seu pseudônimo A Gui. Centra-se no papel-título, Kwai Boo, um hilariante garoto-prodígio inventor que sai em aventuras com seus amigos. Gui também atua como roteirista dos filmes e séries de TV de Wang.