CHINA EM FOCO

Xi Jinping ressalta a importância de cultivar talentos militares da China

Presidente chinês destacou a relevância de construir Forças Armadas fortes para apoiar o progresso do país às vésperas do 95º aniversário de fundação do Exército Popular de Libertação

Créditos: Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, também presidente da Comissão Militar Central, visitou uma exposição com as conquistas feitas no fortalecimento da defesa nacional e das forças armadas da China na nova era no Museu Militar do Povo Chinês Revolução em Pequim, capital da China (27/7/22)
Créditos: Ministério da Defesa Nacional da China - Porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, Wu Qian, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28).
Créditos: Divulgação - Organização do 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, que será realizado entre os dias 13 e 20 de agosto e concede o Prêmio Tiantan, anunciou os integrantes do júri nesta quinta-feira (28).
Créditos: Xinhua - Bosques de bambu no condado de Anji, província de Zhejiang, sudeste da China
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou nesta quinta-feira (28) o aprofundamento da implementação do cultivo de talentos militares para a construção de um exército nacional forte. Ele ressaltou que o objetivo de fortalecer o Exército Popular de Libertação (ELP) na nova era da China é melhorar a liderança e o apoio ao progresso no fortalecimento do gigante asiático.

Xi, também presidente da Comissão Militar Central (CMC), fez as declarações ao falar em uma sessão de estudo em grupo do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) dias antes do 95º aniversário de fundação do Exército Popular de Libertação, que será celebrado no dia 1º de agosto.

Em outra agenda, em visita a uma exposição sobre as conquistas feitas no fortalecimento da defesa nacional e das forças armadas da China na nova era na última quarta-feira (27), Xi destacou os esforços persistentes para alcançar as metas estabelecidas para o 100º aniversário da fundação do ELP. 

"Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, realizado em 2012, o Comitê Central do Partido e a CMC vêm liderando as Forças Armadas chinesas no aumento de sua lealdade política, fortalecendo-as por meio de reforma e tecnologia e formação de pessoal competente, administrando-as de acordo com a lei, e intensificando o treinamento militar para melhor prontidão de combate. Grandes conquistas históricas foram feitas nesse sentido."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

O presidente chinês observou ainda que o ELP marcará o centésimo aniversário de fundação daqui a cinco anos e pediu novos avanços na construção de Forças Armadas mais fortes para sustentar o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

Balanço e organização de tarefas para a economia chinesa no segundo semestre deste ano 

O presidente chinês, Xi Jinping, que também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), presidiu nesta quinta-feira (28) uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido para analisar a situação econômica atual do país e organizar o trabalho econômico para o segundo semestre deste ano.

Desde o início do ano a China coordenou efetivamente a prevenção e o controle da Covid-19 com o desenvolvimento econômico e social, com resultados positivos vistos e novas conquistas alcançadas nas duas frentes. Todo o país tem feito esforços árduos, e essas conquistas merecem total reconhecimento.

Ao mesmo tempo, o atual desempenho econômico da China tem enfrentado alguns desafios proeminentes, o que demanda a manutenção do foco estratégico e a boa administração dos próprios assuntos do país.

Xi ressaltou a necessidade que, para o segundo semestre de 2022, haja esforços para consolidar a tendência ascendente de recuperação econômica, manter o emprego e os preços estáveis, a economia em funcionamento dentro de um intervalo adequado e buscar o melhor resultado possível.

Política zero-covid

Além disso, o presidente chinês apontou a necessidade de esforços para coordenar eficientemente a prevenção e o controle da Covid-19 com o desenvolvimento econômico e social. Ele também reiterou a importância de aderir inabalavelmente à dinâmica política zero-covid do país, com a implementação imediata e rigorosa do trabalho de prevenção e controle quando ocorrer um surto e emissão de alertas contra a negligência e o cansaço.

Desenvolvimento econômico e social

As operações ordenadas das principais funções que afetam o desenvolvimento econômico e social da China devem ser asseguradas, destacou Xi. Ele comentou que as macropolíticas devem desempenhar um papel ativo na expansão da demanda, e as políticas fiscais e monetárias devem efetivamente compensar a falta de demanda social.

As políticas monetárias devem procurar garantir liquidez razoavelmente suficiente, o crédito às empresas deve ser impulsionado e novos empréstimos de bancos de políticas e fundos de investimento para construção de infraestrutura devem ser melhor alavancados, pontuou o líder chinês. 

Garantia de logística 

Xi instou que esforços devem ser feitos para melhorar a estabilidade e a competitividade internacional das cadeias industriais e de suprimentos da China e garantir uma logística tranquila.

Ele apontou a necessidade de proteção dos resultados finais da segurança em todas as frentes. "A China deve fortalecer a garantia de segurança alimentar e melhorar a capacidade de garantir o fornecimento de energia e recursos", declarou.

Durante o encontro foi pedido um trabalho para garantir a estabilidade do mercado imobiliário, a adesão ao princípio de que "a casa é para morar, não para especular". Será oferecido apoio para atender à demanda rígida e modernizada por moradia, garantir a conclusão das casas em construção e garantir a subsistência da população.

Estabilidade do mercado financeiro 

Esforços também devem ser feitos para manter a estabilidade geral do mercado financeiro, neutralizar adequadamente os riscos dentro de certos bancos rurais locais e reprimir os crimes financeiros. 

Ao longo da reunião foi sublinhado o importante papel da reforma e da abertura para impulsionar o desenvolvimento econômico.

A China promoverá o desenvolvimento bem regulado, saudável e sustentável da economia de plataforma, concluirá a retificação do setor, realizará supervisão regular e lançará um lote de casos de investimento com "luz verde".

O trabalho deve ser feito para garantir a subsistência das pessoas, com prioridade para as necessidades básicas das população que enfrenta várias dificuldades e para os graduados e outros grupos-chave que procuram emprego.

O país deve dar pleno andamento à iniciativa das empresas e empresários e criar uma política e um ambiente institucional sólidos para empresas de diferentes proprietários.

Marxismo mostra nova vitalidade no século 21

Para o presidente chinês, Xi Jinping, o marxismo vem mostrando uma nova vitalidade no século 21. Ele avalia que, por ser uma teoria aberta e em desenvolvimento, apenas quando se adapta às condições específicas de cada país pode criar raízes e só quando se mantém a par dos tempos pode ser cheio de vitalidade.

Xi fez as declarações em mensagem de felicitações enviada ao Partido Comunista da China (PCCh) e ao Fórum Mundial de Partidos Políticos Marxistas realizado de forma on line nesta quinta-feira (28), em Pequim, capital chinesa. Participaram do evento o secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong; o primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente cubano, Miguel Diaz-Canel; e Gennady Zyuganov, presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa.

Xi ressaltou que a abertura de novos horizontes pelo marxismo do século 21 ocorre graças à árdua exploração e esforços conjuntos dos partidos políticos marxistas de todos os países. Ele pediu a todos os partidos políticos marxistas que tornem a teoria mais relevante para as condições nacionais e de acordo com a atualidade. 

Ele observou que o PCCh vem integrando os princípios básicos do marxismo com as condições específicas da China e a cultura tradicional chinesa, adaptando a teoria ao contexto e aos tempos chineses e avançando inabalavelmente no caminho do socialismo com características chinesas.

"Mudanças profundas não vistas em um século estão evoluindo rapidamente em todo o mundo, e a humanidade novamente está em uma encruzilhada na história. É responsabilidade comum dos partidos políticos marxistas tornar o marxismo mais relevante para as condições nacionais e os tempos para iluminar o caminho à frente para a humanidade com a luz da verdade", declarou Xi.

O presidente chinês afirmou que o PCCh está pronto para fortalecer os intercâmbios e o diálogo com os partidos políticos marxistas em outros países, ter em mente suas próprias condições nacionais e a tendência dos tempos, e continuar a enriquecer e desenvolver o marxismo, para que a teoria exiba maior poder de verdade no processo de construção conjunta de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

O fórum foi organizado pelo Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh. Mais de 300 representantes de mais de 100 partidos políticos marxistas e de esquerda e organizações políticas em mais de 70 países participaram virtualmente do fórum.

Forças militares da China não vão tolerar atos separatistas de Taiwan 

O Exército de Libertação Popular da China (ELP) nunca tolerará atos separatistas de "independência de Taiwan" e interferência externa, e tomará contramedidas resolutas. O alerta foi feito pelo porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinesa, Wu Qian, nesta quinta-feira (28). 

"As ações são a melhor resposta", afirmou Wu. Ele fez as observações ao responder a uma pergunta sobre as ações militares relacionadas a Taiwan.

"Os lados relevantes devem aprender a se adaptar, refletir sobre si mesmos e, mais importante, evitar seguir o caminho errado", afirmou o porta-voz. Ele enfatizou que o conluio de separatistas da "independência de Taiwan" e forças externas é a causa raiz das tensões em todo o pa??s no Estreito de Taiwan.

Wu observou ainda que a questão de Taiwan é inteiramente dos assuntos internos da China, que não tolera interferência externa.

Bambu é um substituto potencial do plástico

Para combater o uso generalizado e os danos ambientais causados ??pelos plásticos descartáveis, um instituto de pesquisa chinês propôs o desenvolvimento de novas tecnologias usando um substituto mais ecológico: o bambu.

A proposta, anunciada nesta quinta-feira (28) pelo Centro Internacional de Bambu e Rattan, vem na esteira da 'Iniciativa Bambu como Substituto do Plástico' apresentada no Diálogo de Alto Nível sobre Desenvolvimento Global realizado virtualmente em Pequim em junho passado.

O diretor do Centro Internacional de Bambu e Rattan, Fei Benhua, disse que a tecnologia de fabricação de palha de bambu pode ser realizada e usada para substituir canudos de plástico em larga escala. Ele acrescentou que usar bambu para fazer canudos é apenas o começo.

"Há um enorme espaço para a iniciativa se desenvolver", comentou Fei. Ele citou dados do governo chinês de que o mundo produz cerca de 400 milhões de toneladas métricas de plástico todos os anos para uso em embalagens, construção, catering e outros fins, e que a indústria de entrega da China, anualmente, produz cerca de 1,8 milhão de toneladas de resíduos plásticos.

O co-presidente e presidente interino da Organização Internacional de Bambu e Rattan (Inbar, da sigla em inglês), Jiang Zehui, afirmou que o avanço da iniciativa e o desenvolvimento de mais tecnologias e maneiras de usar bambu em lugar de plásticos descartáveis ??estabelecerá uma base sólida para o futuro.

Um aumento acentuado nos plásticos descartáveis, que são produzidos quase inteiramente a partir de combustíveis fósseis, tem prejudicado o bem-estar do planeta, aponta o Inbar. Depois de descartados esses materiais entram nos ecossistemas terrestres e marinhos e, à medida que se decompõem, degradam-se em microplásticos que contaminam as fontes de alimentos e criam um risco significativo para a saúde humana.

O bambu, por outro lado, de rápido crescimento, resiliente e sustentável, pode ser usado como substituto do plástico descartável. Essa matéria-prima pode ser utilizada para produzir copos, canudos, papel e embalagens, além de ser reciclável e ecologicamente correto.

Os potenciais efeitos indiretos do uso de bambu também são bons para o meio ambiente. Plantar bambu pode restaurar terras degradadas ou desmatadas, mitigar a erosão do solo e servir como fonte de alimento para espécies animais vulneráveis ??ou ameaçadas de extinção, como o panda gigante e o gorila da montanha. 

A capacidade de prosperar em tipos de solo abaixo do ideal e amadurecer rapidamente, além de ser um sumidouro de carbono, torna o bambu ideal para a agrossilvicultura - prática de combinar espécies florestais com culturas agrícolas e/ou pecuária.

Há 50 milhões de hectares de bambu distribuídos pela Ásia, África e Américas e um imenso potencial para ampliar as lições aprendidas e experiências em todas as regiões, aponta o Inbar.

Pequim vai realizar festival internacional de cinema em agosto

Entre os dias 13 e 20 de agosto será realizado o 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, que concede o Prêmio Tiantan. A organização do evento anunciou os integrantes do júri para a premiação nesta quinta-feira (28).

Um dos atores mais prestigiados da China, Li Xuejian, vai presidir o júri. Os outros seis jurados são o diretor chinês Guo Fan, o cineasta britânico Malcolm Clarke, a diretora argentina Lucrecia Martel, o autor italiano Michelangelo Frammartino, a atriz chinesa Qin Hailu e o ator e diretor chinês Wu Jing.

Um total de 1.450 filmes, incluindo 1.193 títulos de 88 países estrangeiros, se inscreveram para concorrer ao Prêmio Tiantan, o que corresponde a um aumento de 63% em relação à edição anterior. 

Atualmente, 16 filmes foram selecionados para disputar as 10 categorias do Prêmio Tiantan. com dois títulos – Em Busca do Tempo Perdido e Canção da Primavera – da China.

Mais de 100 filmes aclamados serão exibidos. Esta edição marca também a celebração do 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria com a mostra especial 'Waves of Film: New Momentums for Hong Kong Cinema' (Ondas de cinema: novos impulsos para o cinema de Hong Kong, em tradução livre). Integram essa seleção filmes novos e clássicos de Hong Kong.

Outros filmes em destaque incluem os clássicos do cineasta grego Theodoros Angelopoulos, o blockbuster de animação japonês de 2022 Inu-Oh, além de novas versões restauradas digitalmente de 'The Last Waltz' e 'The Moon Has Risen'.