CHINA EM FOCO

Hong Kong caminha para se tornar um centro global de tecnologia e inovação

Presidente chinês, Xi Jinping, visitou o Parque Científico da cidade durante viagem para celebrar os 25 anos de retorno da região à China

Créditos: CGTN - O Parque Científico de Hong Kong é a maior base de pesquisa e desenvolvimento e incubadora de empresas na cidade
Créditos: Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, conversa com acadêmicos da Academia Chinesa de Ciências e da Academia Chinesa de Engenharia de Hong Kong, pesquisadores e jovens empreendedores, em Hong Kong, sul da China (30/6/22)
Créditos: CMG - O maior projeto de etanol à base de carvão na China está em operação experimental na cidade de Yulin, província de Shaanxi, noroeste da China (30/6/22)
Créditos: Resort Universal Pequim
Créditos: Resort Universal Pequim
Créditos: Xinhua - Celebração anual do festival étnico "liuyueliu" este ano ocorre entre 2 e 5 de julho em condados da província de Guizhou, sudoeste da China.
Créditos: Xinhua - Celebração anual do festival étnico "liuyueliu" este ano ocorre entre 2 e 5 de julho em condados da província de Guizhou, sudoeste da China.
Escrito en GLOBAL el

O Parque Científico de Hong Kong é a maior base de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e incubadora de empresas na cidade. O local abriga mais de 1.100 empresas e 17 mil inovadores.

Lançado em 2002 pelo governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) para promover o desenvolvimento científico e tecnológico da cidade, o parque também abriga laboratórios de alto nível com equipamentos avançados de pesquisa científica.

Até agora, conta com 28 laboratórios de P&D operados em conjunto por universidades de classe mundial e instituições de pesquisa com universidades locais em Hong Kong. Ocupa uma área total de 400 mil metros quadrados, tem 23 edifícios bem equipados e segue em expansão.

Entre as empresas localizadas no parque estão a SenseTime, gigante da inteligência artificial (IA), que é a única empresa do Science Park listada na Bolsa de Valores de Hong Kong, e a Da-Jiang Innovations (DJI), fabricante líder mundial de drones comerciais.

O centro de alta tecnologia recebeu a visita do presidente chinês, Xi Jinping, durante a movimentada viagem de dois dias para comemorar o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à China e oficializar a cerimônia de posse do novo governo.

Durante a visita ao Parque Científico, Xi comentou que o país tem grandes expectativas para Hong Kong. Ele afirmou que a China estabeleceu apoio ao desenvolvimento da cidade em um centro internacional de inovação e tecnologia no 14º Plano Quinquenal (2021-2025). Lançado no ano passado, o documento serve como plano e agenda de ações para o desenvolvimento social e econômico do país nos próximos cinco anos.

Nos últimos anos, com o apoio do governo central, Hong Kong alavancou suas próprias vantagens para fazer conquistas notáveis ??em pesquisa básica, cultivo de talentos e desenvolvimento no setor de inovação e tecnologia, observou Xi.

Em 2021, Hong Kong ficou em 14º lugar na lista global das economias mais inovadoras, de acordo com o Índice de Inovação Global (GII) divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

O governo da RAEHK deve desempenhar plenamente o papel da inovação tecnológica no apoio e na liderança do desenvolvimento econômico, acrescentou Xi.

Durante conversa com acadêmicos, pesquisadores e jovens representantes de empresas de inovação no Parque Científico, Xi apelou a Hong Kong para que coopere melhor com as cidades continentais da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA). Ele também instou que seja fortalecido o desenvolvimento colaborativo de empresas, universidades e instituições de pesquisa, e feito esforços para transformar a GBA em um planalto global para a inovação científica e tecnológica.

Poder de inovação da GBA

A GBA é composta pelas duas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, e nove cidades da província vizinha de Guangdong. A área total é de cerca de 56 mil quilômetros quadrados e cobre cerca de 6% da população chinesa.

O produto interno bruto (PIB) da GBA atingiu 12,6 trilhões de yuans (US$ 1,97 trilhão) no ano passado, 2,4 trilhões de yuans a mais do que em 2017. Com menos de 1% da área terrestre do país, a GBA contribuiu para 11% do PIB nacional .

O vice-ministro chinês de ciência e tecnologia, Shao Xinyu, disse que as capacidades de inovação do GBA têm aumentado continuamente. Ele citou que, em 2021, os gastos em P&D das nove cidades da região do Delta do Rio das Pérolas dentro da GBA chegaram a 360 bilhões de yuans, representando cerca de 3,7% de seu PIB, em comparação com o nível nacional geral de 2,44%.

O número de empresas de alta tecnologia na área chegou a 57 mil, e o de patentes concedidas chegou a cerca de 780 mil, das quais mais de 100 mil eram patentes de invenção, pontou Shao.

Na lista dos 100 principais clusters de inovação geográfica do mundo, publicada anualmente pela OMPI, o cluster Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou ficou em segundo lugar nos últimos dois anos consecutivos.

O cluster de inovação em ascensão, com crescimento notável em patentes e publicações científicas, diminuiu sua distância com Tóquio-Yokohama, o cluster de inovação número 1 na lista.

Apoio ao desenvolvimento científico-tecnológico de Hong Kong e Macau

O Ministério da Ciência e Tecnologia da China lançou uma série de medidas para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico de Hong Kong e Macau para promover maior integração no sistema nacional de inovação.

O ministério apoiou Hong Kong na construção de um lote de plataformas de inovação, incluindo 16 Laboratórios-Chave do Estado, seis filiais dos Centros Nacionais de Pesquisa em Engenharia da China em Hong Kong, três bases nacionais de parceiros de industrialização de alta tecnologia e duas incubadoras de nível nacional para ciência e empresas de tecnologia.

Uma política semelhante foi adotada com Macau.

O ministério também apresentou medidas para apoiar os jovens de Hong Kong e Macau a seguirem carreiras em indústrias inovadoras e iniciarem os próprios negócios no continente.

China anuncia plano para incrementar digitalização de indústrias de bens de consumo

O governo chinês anunciou um plano de ação para facilitar a digitalização da indústria de bens de consumo à medida que o país avança para impulsionar a integração das economias digital e real e criar e atender à demanda do consumidor.

A China pretende alcançar melhorias notáveis na integração e aplicação de tecnologias digitais na indústria de bens de consumo até 2025, de acordo com o plano divulgado em conjunto por cinco departamentos governamentais, incluindo o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

A maior integração e aplicação de tecnologias digitais ajudariam a melhorar o fornecimento de bens de consumo, expandir as cadeias industriais, aumentar o valor agregado da indústria e incentivar as empresas a fortalecer a inovação digital em pesquisa e desenvolvimento e na competitividade central, informou o ministério.

De acordo com o plano, as proporções de empresas de bens de consumo que digitalizaram a gestão e as operações, foram equipadas com ferramentas digitais para pesquisa, desenvolvimento e design e introduziram o comércio eletrônico nos negócios devem ultrapassar 80% até 2025. 

A China também pretende promover 200 fábricas de demonstração para fabricação inteligente em setores como têxteis e vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos de consumo, alimentos e medicamentos durante o período do plano. Também pretende impulsionar 50 cidades de demonstração que alcançarão um progresso notável na digitalização, variedade de produtos, qualidade e marca.

O plano especificou 10 tarefas para aumentar a variedade e qualidade dos produtos e criar marcas, como desenvolver "produtos de internet mais consumidor" que melhorem o bem-estar das pessoas, promover a produção personalizada e flexível para reformular o desenvolvimento de produtos e os modos de produção e acelerar o estabelecimento de um sistema de rastreamento de qualidade.

Indústria de vestuário da China registra crescimento de receita de janeiro a maio

A indústria de vestuário da China registrou um crescimento na receita operacional nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, as 13.053 principais empresas de vestuário do país faturaram um total de 561,1 bilhões de yuans (cerca de 83,9 bilhões de dólares), um aumento de 6,1% ano a ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

Os lucros totais dessas empresas caíram 4,6% ano a ano, para 23,3 bilhões de yuans. A produção combinada expandiu 0,5% ano a ano para 9,3 bilhões de peças. No período de janeiro a maio, as exportações de vestuário e acessórios do país aumentaram 10,2%, para 62,2 bilhões de dólares, mostraram dados do ministério.

Entra em operação experimental o maior projeto de etanol à base de carvão da China

O maior projeto de etanol baseado em carvão da China, com uma produção anual de 500 mil toneladas, foi colocado em operação experimental na cidade de Yulin, no noroeste da província de Shaanxi, na última quinta-feira (30).

O projeto utiliza o carvão como matéria-prima para produzir etanol e outros produtos químicos e pode converter 1,5 milhão de toneladas de carvão anualmente. Especialistas disseram que três toneladas de grãos podem produzir uma tonelada de etanol, economizando 1,5 milhão de toneladas de grãos brutos de bioetanol todos os anos quando em serviço completo.

"Comparado com o método tradicional de produção de etanol com fermentação de grãos, o projeto, em primeiro lugar, economiza alimentos para nós e resolve o problema da segurança alimentar, e também é de importância importante e estratégica para a utilização de carvão de alta qualidade no futuro", explicou o vice-diretor do Instituto Dalian de Física e Química da Academia Chinesa de Ciências, Li Xianfeng. 

O etanol, também conhecido como álcool industrial, é uma matéria-prima química amplamente utilizada que pode produzir mais de 300 tipos de produtos relacionados.

O projeto de Yulin produz etanol através da carbonilação do éter dimetílico, uma tecnologia líder internacionalmente com direitos de propriedade intelectual independentes na China.

Além dos quatro métodos de uso do carvão para produzir olefinas, petróleo, gás natural e etilenoglicol, a nova tecnologia ecológica impulsionará o desenvolvimento de alta qualidade, diversificado e de baixa carbonização da indústria química de carvão da China.

"Através da extensão da categoria industrial, o valor agregado da indústria aumentou mais de três vezes. E mais de mil empregos estarão disponíveis quando as instalações entrarem em operação", informou o  vice-gerente geral da Shaanxi Yanchang  ? empresa petroquímica e de carvão que opera a planta ?, Li Junlin.

Maior T-Rex impresso em 3D do mundo em exibição no Resort Universal Pequim

Cinco dinossauros impressos em 3D, incluindo o maior T-Rex impresso em 3D do mundo, estão em exibição no Resort Universal Pequim. 

Os modelos em exposição replicam espécies do mais recente filme de ficção científica dos estúdios Universal Pictures, "Jurassic World: Dominion".

Além do T-Rex, os dinossauros animatrônicos em escala 1:1 incluem a icônica fêmea velociraptor Blue e seu bebê, um tiranossauro, um estegossauro e um pterossauro.

O resort retomou as operações em 25 de junho depois de ter ficado fechado por quase dois meses, desde 1º de maio, devido à onda mais recente da Covid-19. 

Os dinossauros estarão expostos até o dia 30 de setembro.

Festival étnico 'Liuyieliu' é celebrado em Guizhou, sudoeste da China

O Festival 'Liuyieliu' celebra o ano novo do grupo étnico Dong nos condados de Jianhe, Sanjiang, Liping e Congjiang, na província de Guizhou, sudoeste da China. A comemoração é realizada após a colheita do outono e este ano ocorre de 2 a 5 de julho.

Durante a festa, as pessoas fazem picles, peixe congelado e bolinhos de arroz glutinoso para presentear os parentes. Também são feitos outros preparativos semelhantes aos do povo Han durante o tradicional Festival da Primavera, como limpar a casa e vestir roupas novas.

As atividades comemorativas do Festival 'Liuyieliu' prestam homenagem à heroína Dong, Xing Ni, que morreu pela liberdade do seu povo há mais de mil anos. Conhecida como "Sasui" ("avó" no idioma Dong), muitas aldeias construíram templos em homenagem à personagem histórica. 

Nos dias de festa, uma procissão de homens e mulheres jovens carrega rifles de caça para imitar a saída para a batalha, em memória de Xing. Há também uma festa para os jovens à noite, quando rapazes levam espetinhos de porco grelhado (símbolo de união) e bolinhos de arroz glutinoso para dar de presente às mulheres. 

De acordo com a tradição, os homens acompanham as mulheres até em casa. Os casais podem ficar sozinhos em uma área perto da casa da mulher, onde costumam cantar canções de amor um para o outro e compartilhar comida.

Também são realizadas apresentações de danças folclóricas e do dragão e de "lusheng", um tradicional instrumento de sopro feito de cana de junco.