CHINA EM FOCO

China volta a alertar para 'sérias consequências' sobre potencial visita de Nancy Pelosi a Taiwan

Ministério das Relações Exteriores chinês avisa que os militares chineses não ficarão acomodados caso a política estadunidense insista e visitar a ilha

Créditos: CGTN - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, alertou que os militares chineses não se acomodarão se a parlamentar estadunidense visitar a ilha que faz parte da China.
Créditos: Xinhua: Presidente da China, Xi Jinping, e outros líderes do PCCh participam de recepção para celebrar os 95º anos de de fundação do Exército de Libertação Popular no Grande Salão do Povo em Pequim, China (31/7/22)
Créditos: Xinhua - Parque Científico Tianjin Binhai-Zhongguancun em Tianjin, norte da China. (12/5/22)
Créditos: Xinhua - Estação Zhouliang de uma ferrovia que liga Pequim à Nova Área Binhai de Tianjin, em Tianjin, norte da China (26/2/22)
Créditos: Xinhua - Aves migratórias são vistas na reserva natural do pantanal de Qilihai, no distrito de Ninghe, em Tianjin, norte da China (2/3/22)
Escrito en GLOBAL el

A China adotará contramedidas firmes e fortes para salvaguardar sua soberania e integridade territorial caso a presidenta do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, insista na visita ao Estreito de Taiwan.

A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, nesta segunda-feira (1º). Ele alertou que os militares chineses não se acomodarão se a parlamentar estadunidense visitar a ilha que faz parte da China. 

Os comentários de Zhao foram feitos em meio às altas tensões no Estreito de Taiwan. A programação de viagem de Pelosi à Ásia, anunciada no domingo (31), inclui Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão, sem menção a Taiwan.

"O lado chinês repetidamente deixou claro para o lado dos EUA nossa séria preocupação com a possível visita de Pelosi a Taiwan e nossa firme oposição à visita", ressaltou Zhao em uma coletiva de imprensa.

"Estamos totalmente preparados para qualquer eventualidade", garantiu o porta-voz. Ele acrescentou que os EUA vêm distorcendo e esvaziando o princípio de Uma Só China e feito comentários irresponsáveis ??sobre a questão de Taiwan.

A China exige que os Estados Unidos honrem a promessa do presidente Joe Biden de que não apoiariam a "independência de Taiwan" e não deveriam organizar a visita de Pelosi a Taiwan, enfatizou Zhao.

Durante o telefonema com o presidente chinês Xi Jinping na última quinta-feira (28), Biden reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a política de Uma Só China.

Xi Jinping celebra 95º aniversário de fundação do Exército de Libertação Popular

O presidente chinês, Xi Jinping, participou neste domingo (31) de uma recepção para comemorar o 95º aniversário de fundação do Exército de Libertação Popular (ELP), as Forças Armadas chinesas, criado em 1º de agosto de 1927. A cerimônia foi promovida pelo Ministério da Defesa Nacional no Grande Salão do Povo, em Pequim.

Xi, que também preside a Comissão Militar Central (CMC), reuniu-se com outras lideranças do Partido Comunista da China (PCCh) e do Estado chinês para celebrar as forças militares chinesas.

Entre os líderes presentes na recepção estavam o primeiro-ministro, Li Keqiang; o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN, o legislativo chinês), Li Zhanshu; o presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Wang Yang; o membro do Secretariado do Comitê Central do PCCh, Wang Huning; o secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar, o principal órgão anticorrupção do PCCh, Zhao Leji; o vice-premiê Han Zheng; e o vice-presidente Wang Qishan.

O conselheiro de Estado e ministro da Defesa da China, Wei Fenghe, fez um discurso durante a solenidade no qual prestou homenagem aos veteranos e heróis que contribuíram para o desenvolvimento das forças armadas populares e representantes de modelos do exército. 

Wei também enviou lembranças às pessoas que se dedicam à frente da ciência, tecnologia e indústria relacionadas à defesa. Ele expressou gratidão aos comitês do PCCh, governos e organizações populares em todos os níveis que apoiaram incansavelmente os esforços para fortalecer a defesa nacional e as forças armadas do país.

O ELP são as forças armadas populares fundadas pelo PCCh, rememorou Wei. Nos últimos 95 anos, sob a firme liderança do Partido, os militares do povo fizeram conquistas indeléveis na garantia da independência nacional, na libertação do povo chinês e no fortalecimento e prosperidade do país, ressaltou.

"O Exército da Libertação Popular sustentou os esforços para proteger a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país e fez contribuições significativas para salvaguardar a paz e a tranquilidade no mundo", destacou o ministro da Defesa.

Wei pediu a implementação completa do pensamento do presidente Xi Jinping sobre o fortalecimento das forças armadas e a aceleração da modernização da defesa nacional e das forças armadas. 

Além disso, o ministro da Defesa destacou os esforços para construir uma defesa nacional sólida e forças armadas poderosas, compatíveis com a posição internacional da China e para atender às necessidades de interesses de segurança e desenvolvimento, fornecendo assim apoio estratégico para realizar o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

China se torna o quarto país capaz de construir aviões-tanques de grande porte

Pela primeira vez, as forças militares da China confirmaram a existência do YY-20, um avião-tanque de grande porte. O anúncio faz do gigante asiático o quarto país do mundo capaz de construir esse tipo de aeronave, depois dos Estados Unidos, Rússia e França.

Neste domingo (31), véspera do aniversário de 95 anos do Exército de Libertação Popular (ELP), o porta-voz das Forças Aéreas chinesas, coronel Shen Jinke, anunciou que foi feita a encomenda da aeronave de reabastecimento aéreo para a empresa estatal de defesa Aviation Industry Corp of China.

Durante entrevista concedida em Pequim, o coronel afirmou que o avião-tanque YY-20 realizou recentemente exercícios de reabastecimento aéreo com o caça de ataque J-16 acima do mar, e as operações ajudaram a melhorar o treinamento de combate.

A aeronave é uma variante do avião de transporte estratégico Y-20 da China. Como o mais recente equipamento de reabastecimento aéreo da China, o YY-20 pode fortalecer a capacidade móvel de longo alcance da Força Aérea do ELP e, como o Y-20, também pode realizar tarefas de transporte de pessoal e carga, explicou Shen.

Antes do YY-20, a Força Aérea do ELP desdobrou um pequeno número de aviões-tanque HY-6, reformados a partir do bombardeiro H-6 de décadas. Além de operar vários jatos de reabastecimento aéreo Ilyushin Il-78 comprados da Rússia.

No entanto, esses aviões estão longe de atender às demandas da Força Aérea do ELP e não são bons o suficiente para se adequar às operações aéreas modernas. Daí a necessidade de um novo modelo desenvolvido internamente que possa ser implantado em larga escala.

Desenvolvimento coordenado energiza município portuário chinês de Tianjin

O município chinês de Tianjin é uma metrópole localizada ao norte do país, na costa do Mar de Bohai. É uma das nove cidades centrais nacionais da China Continental e um dos quatro municípios sob administração direta do governo central chinês, junto com a capital nacional, Pequim; o centro financeiro, Xangai; e Chongqing.

Na estrutura administrativa chinesa, um município é uma cidade com poder de província - o que equivale a unidades da Federação brasileiras - e têm uma jurisdição unificada. Ou seja, é simultaneamente uma cidade e uma província autónoma. Lembra o funcionamento do Distrito Federal, onde fica a capital brasileira, Brasília. 

Na China, um município geralmente não é uma cidade no sentido usual do termo (um grande assentamento urbano contínuo), mas sim uma unidade administrativa que compreende, normalmente, uma área urbana central principal (uma cidade no sentido usual, geralmente com o mesmo nome que o município), e a área rural circundante muito maior que abriga muitas cidades menores (distritos e subdistritos), vilas e aldeias. 

Com uma população de mais de 13 milhões de habitantes, segundo dados do censo chinês de 2020, Tianjin é a 29ª maior aglomeração do mundo (entre Chengdu e o Rio de Janeiro) e a 11ª localidade mais populosa do planeta. O município faz fronteira com a província de Hebei e com Pequim.

Uma das principais tarefas da estratégia de desenvolvimento coordenado da região Pequim-Tianjin-Hebei é aliviar a capital chinesa de funções não essenciais ao seu papel como capital nacional. 

Em novembro de 2016 foi estabelecido no município o Parque Científico Tianjin Binhai-Zhongguancun na Nova Área de Tianjin Binhai. Após seis anos de desenvolvimento, o local tornou-se o planalto de inovação científica e tecnológica do município portuário. Mais de três mil empresas foram atraídas para a região, com um capital social total de mais de 140 bilhões de yuans.

O parque científico fez pleno uso das vantagens políticas de Tianjin e Pequim e abriu um novo caminho para a inovação científica e tecnológica conjunta das duas cidades, comentou o gerente geral da empresa que opera o parque científico, Zheng Yi.

Impulsionada pela inovação científica e tecnológica, a Nova Área de Tianjin Binhai é uma importante plataforma para a implementação do programa de integração regional em Tianjin e um motor de crescimento com clusters industriais.

A partir de 2021, a área formou quatro clusters industriais principais: tecnologia da informação de nova geração, fabricação de equipamentos automotivos e de máquinas, indústria petroquímica e novas energias e materiais.

Rede de transportes

Ao longo do processo de integração Pequim-Tianjin-Hebei, a coordenação regional em transporte tem se tornado uma realidade. O círculo de deslocamento de uma hora basicamente tomou forma na área central das três áreas.

Várias ferrovias de alta velocidade, incluindo a ferrovia intermunicipal Pequim-Tianjin e a ferrovia Tianjin-Baoding, foram abertas ao tráfego. As ferrovias intermunicipais Pequim-Binhai e Pequim-Tangshan, bem como uma ferrovia de alta velocidade que liga Tianjin ao novo aeroporto de Pequim no distrito de Daxing, já estão em construção.

Os dados mostraram que cerca de 100 mil pessoas viajaram entre Tianjin e Pequim todos os dias em 2020. A ferrovia intermunicipal Pequim-Tianjin transportou 300 milhões de passageiros em 2020 desde que foi aberta ao tráfego em 2008.

Mais conectividade também é esperada no mar. Como porta de entrada marítima da região de Pequim-Tianjin-Hebei, o Porto de Tianjin aprimorou a cooperação com os portos vizinhos em Hebei para construir um cluster portuário de classe mundial desde 2014.

O presidente do conselho da Tianjin Port, Chu Bin, informa que a empresa  estabeleceu laços comerciais com mais de 800 portos em mais de 200 países e regiões e tem promovido ainda mais a integração da região no desenvolvimento econômico global.

Cidade habitável 

A região de Pequim-Tianjin-Hebei também é uma área ecológica particularmente importante. Nos últimos anos, Tianjin investiu pesado na melhoria da ecologia da Nova Área de Tianjin Binhai e arredores.

Em 2017, Tianjin começou a combater 22 mil  pequenas fábricas poluentes, localizadas principalmente entre a Nova Área de Tianjin Binhai e a cidade de Tianjin, a cerca de 60 km de distância, e iniciou trabalhos de proteção em áreas úmidas de 875 km quadrados. Além disso, construiu uma barreira ecológica verde de 736 quilômetros quadrados entre as duas áreas em 2018.

Enquanto isso, depois que Tianjin propôs um plano de desenvolvimento para construir a Nova Área de Tianjin Binhai como uma das "cidades gêmeas" junto com a cidade de Tianjin propriamente dita. Foram lançados 221 projetos com um investimento total de 573,1 bilhões de yuans em 2021 para melhorar a infraestrutura, a urbanização e a rede de serviços.

Os esforços deram frutos. Agora a área florestal na barreira ecológica ultrapassou 12.667 hectares. A concentração média de PM2,5 na cidade caiu para 39 microgramas por metro cúbico em 2021, de 96 em 2013. A localidade portuária restaurou ainda cerca de 153 km de litoral e criou vários parques à beira-mar.

O ambiente de vida melhorado atraiu mais pessoas que trabalham na Nova Área de Tianjin Binhai para se estabelecerem. Em 2016, mais de 300 mil pessoas viajavam diariamente entre as "cidades gêmeas" de Tianjin, e o número caiu para cerca de 40 mil em 2021.

Museu chinês que expor relíquias culturais do país mundo afora

O Museu da Capital em Pequim iniciou o processo de pedidos a museus de outros países para realizar exposições de relíquias culturais chinesas mundo afora para promover a cultura tradicional do país asiático..

As exposições podem incluir relíquias do Grande Canal, uma vasta via navegável que liga as partes norte e sul da China com uma história de cerca de 2 mil e 500 anos, além de relíquias relacionadas à capital e seu desenvolvimento urbano, explicou o chefe da coleção do Museu da Capital,  Feng Hao.

Feng acrescentou que a forma das exposições seria ampla, incluindo, mas não se limitando a relíquias culturais, evidências físicas, espécimes, publicações e réplicas. Incluiria também fotografias, vídeos, gravações, escaneamentos 3D e outros arquivos audiovisuais.

"Para incentivar doações gratuitas, o Museu da Capital melhorou ainda mais o retorno dos direitos e interesses dos doadores. Os doadores (incluindo indivíduos e instituições) terão certificados de reconhecimento, registros permanentes e muitas outras honras e direitos", ressaltou Feng.

O vice-curador do Museu da Capital, Qi Miyun, informou que o museu está construindo sua filial no subcentro do distrito de Tongzhou, em Pequim. Espera-se que o projeto seja concluído até o final de 2022, e as exposições sejam abertas ao público em 2023.

Festival de música no deserto da Mongólia Interior

Entre os dias 17 e 19 de agosto, o primeiro Festival Musical do Deserto será realizado no deserto de Ulan Buh, o oitavo maior da China. O evento está programado para ocorrer no condado de Dengkou de Bayannuur, Região autônoma da Mongólia Interior.

Co-iniciado pelo famoso tenor Dai Yuqiang, o festival contará com 188 jovens cantores premiados que foram selecionados em um programa de educação musical lançado por ele. A iniciativa tem o objetivo de treinar mil professores de música para 100 condados chineses, além de apoiar músicos da China rural.

Músicos veteranos, encabeçados por Dai e acompanhados pelo compositor Fu Lin, soprano Chen Liru e Qi Bolag, um músico de morin huur da Mongólia Interior, formaram o comitê de julgamento do programa. Eles vão se apresentar juntos durante o festival ao ar livre.

Os seis melhores participantes receberão 100 mil yuans (US$ 14.800) cada durante o festival.

Festival de Arte da China será realizado em setembro

O 13º Festival de Arte da China começará em Pequim no dia 1º de setembro e terminará na Nova Área de Xiong'an, província de Hebei, no dia 15 de setembro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura e Turismo chinês no dia 29 de julho.

Será a primeira vez que o festival será realizado em três regiões: Pequim, Tianjin e Hebei, ao mesmo tempo.

O Prêmio Wenhua, premiação destinada a performances profissionais de palco, será apresentado durante o festival, que é realizado a cada três anos. Cinquenta e oito produções teatrais participarão da competição e cerca de 30 espetáculos serão encenados durante o festival.

O Prêmio Qunxing, que também é entregue durante o festival, concederá a premiação máxima para obras artísticas amadoras, e 112 produções teatrais concorrerão a 28 prêmios. Um dos destaques será a quadrilha, um entretenimento popular que percorre todo o país em parques e praças, principalmente por pessoas de meia-idade e aposentados. Um total de 33 peças de dança quadrada competem na rodada final.

Além das apresentações ao vivo, haverá exposições de caligrafia, fotografia e pintura.

Este ano, o festival marcará o 80º aniversário do célebre discurso sobre literatura e arte proferido pelo presidente Mao Zedong na base revolucionária de Yan'an, província de Shaanxi.