CHINA EM FOCO

Dada a largada para o 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim

Durante solenidade de abertura, com a participação de autoridades do governo chinês, foi destacado o desenvolvimento da indústria cinematográfica da China na nova era

Créditos: CCTV - Festival Internacional de Cinema de Pequim foi aberto neste sábado na capital chinesa.
Escrito en GLOBAL el

Com o tema 'Um coração e um coração', neste sábado (13), foi realizada a cerimônia de abertura do 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, no Centro Internacional de Convenções e Exposições do Lago Yanqi da capital chinesa.

O evento deste ano convida cineastas de todo o mundo a juntarem as mãos com uma nova atmosfera e novas emoções para gravar um processo de desenvolvimento extraordinário. 

A mostra competitiva do festival, o 'Prêmio Tiantan' recebeu um total de 1.450 inscrições de filmes inscritos de todo o mundo, um aumento de 63% em relação ao ano passado. Entre eles, 1.193 filmes estrangeiros de 88 países e regiões. 

O filme chinês 'The End of the Sea is a Prairie' (O Fim do Mar é uma Pradaria, em tradução livre); a co-produção turca/polonesa/alemã/dinamarquesa 'Anatolian Leopard' (Leopardo da Anatólia, em tradução livre); o indiano 'Jay Beam'; o estadunidense 'Jenny Hotline'; e o tailandês 'Velocidade' e outros 16 filmes são finalistas.

As atividades da edição de 2022 do festival incluem cinco atividades paralelas, além do 'Prêmio Tiantan: 'Seleção de Pequim', 'Fórum de Planejamento e Tema de Pequim', 'Carnaval de Filmes e 'Festival de Cinema Universitário'.

Ao todo, 11 unidades de exibição diferentes apresentarão ao público mais de 130 obras-primas chinesas e estrangeiras. Entre eles, para comemorar os 25 anos do retorno de Hong Kong à pátria, foi montada uma unidade especial 'Luz e Sombra - a onda do novo cinema de Hong Kong', que relembrará os anos dourados e apreciará o novo estilo da indústria cinematográfica da cidade.

O festival também construiu, pela primeira vez, o 'Palácio de Cinema Metaverso'. O local é voltado para a promoção de um novo marco da integração de cinema e entretenimento que prossegue no propósito inovador e de atualização do evento. Lá será realizado o primeiro 'Mostra na Praia', quando os cinéfilos poderão assistir filmes sob o mar azul e céu estrelado na costa de Qinhuangdao, cidade portuária localizada na província de Hebei, no norte do país.

O 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim segue até 20 de agosto, quando os dez principais vencedores do "Prêmio Tiantan" serão anunciados. O evento é dirigido pela Administração Estatal de Cinema, organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG, da sigla em inglês) e pelo governo popular municipal de Pequim. 

Discurso de autoridades

CCTV - Shen Haixiong, vice-ministro do Departamento de Publicidade do Comitê Central do PCCh, presidente da CMG e presidente do Comitê Organizador do 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, fez discurso de abertura do evento.

O discurso de abertura da solenidade foi feito pelo vice-ministro do Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Shen Haixiong, que também preside a CMG e o Comitê Organizador do festival. 

Shen falou sobre a invenção do cinema, há mais de 120 anos, e comentou que os filmes trazem calor e força ao mundo. "Um bom filme pode gerar uma indústria cultural de sucesso. Internacionalmente, toda a operação da cadeia da indústria tornou-se um modelo maduro no mercado cinematográfico", observou.

Ele citou que o primeiro parque temático do estúdio estadunidense Universal na China, o 'Universal Estúdio Pequim', é uma referência para a abertura de filmes chineses ao mundo exterior e a internacionalização da indústria cinematográfica de Pequim.

"Os filmes chineses da nova era estão competindo entre si e cheios de vigor. Atualmente, os quatro principais festivais de cinema co-organizados pela CCTV - Pequim, Xangai, Changchun e Ilha de Hainan - têm características próprias e se complementam", pontuou Shen.

Ele disse ainda que desde a criação, o Festival Internacional de Cinema de Pequim mostrou charme único na construção dos "Quatro Centros" na capital com estilo e temperamento acumulados ao longo do tempo e influência internacional cada vez mais abrangente.

Shen também comentou que o cinema e a televisão têm a mesma origem, e a CCTV ajudou e testemunhou o vigoroso desenvolvimento do cinema chinês na nova era. Para a matriz, filmes excelentes ainda são referência para desenvolvimento de alta qualidade. 

Ele citou como exemplo a experiência do audiovisual taiwanês. "Com o objetivo de 'tudo na tela é um produto de alta qualidade', Taiwan aprofundou o padrão estratégico de "5G+4K/8K+AI [inteligência artificial]", aderiu ao conceito criativo de "ideia + arte + tecnologia" e cuidadosamente criou cada excelente noticiário de TV, cada série de TV de alta qualidade, documentários e programas culturais melhoram continuamente o nível artístico e a satisfação do público", descreveu.

Seja em conteúdo ou tecnologia, a CCTV tem feito benchmarking [busca das melhores práticas de gestão] de filmes de excelência e se esforçado para promover a criação de produtos de alta qualidade em toda a cadeia, em todas as direções e em todos os campos, ressaltou Shein.

Ele listou que a CCTV também lançou sucessivamente, entre outros, o filme ao vivo 4K de ultra-alta definição 'This Moment - Celebrating the 70th Anniversary of the New China', (Este Momento - Comemorando o 70º Aniversário da Nova China, em tradução livre) e o primeiro filme de restauração de cores de ultra-alta definição 4K 'The Eternal Wave' (A Onda Eterna, em tradução livre). Além do filme épico 'Crossing the Yalu River' (Atravessando o rio Yalu, em tradução livre), que explora o estreito aperto de mão entre a TV de ultra-alta definição e a linha de cinema, e alcança uma dupla colheita de dois benefícios.

O integrante do Comitê Permanente do Comitê do PCCh em Pequim, ministro do Departamento de Propaganda e vice-presidente executivo do Comitê Organizador do evento, Mo Gaoyi, também discursou durante a cerimônia de abertura. 

Mo comentou que, após 12 anos, o Festival Internacional de Cinema de Pequim se tornou um cartão de visita para a construção de um centro cultural nacional. Observou que a Pequim Filmes conta com as pessoas e caminha com os tempos e que, desde o ano passado, usa a criação para registrar o centenário do PCCh e homenagear a grande era chinesa, superar o impacto da epidemia e atender às necessidades das pessoas com desenvolvimento, acender o impulso industrial e aumentar a energia do mercado com inovação. 

Ele elencou que ao longo de 2021, 186 filmes foram produzidos em Pequim, o que representa cerca de um quarto do total do país que coloca a cidade entre os três primeiros na lista anual de bilheterias domésticas. "'O Lago Changjin', 'Revolucionário', 'Nossas Olimpíadas de Inverno' e outros filmes excelentes contam as histórias heróicas épicas com coração e emoção, gravam a gloriosa marca de 'A Cidade das Olimpíadas Duplas' e constantemente aprimoram a cultura de 'ver Pequim em um grande drama' como cartão de visita", destacou.

Mo ressaltou ainda que o progresso da indústria cinematográfica de Pequim é um epítome vívido do desenvolvimento ascendente e positivo dos filmes chineses na nova era. Ele sublinhou que este ano será realizado o 20º Congresso Nacional do PCCh. "Embarcando em uma nova jornada, Pequim tem a confiança e a força para fazer maiores contribuições para a construção de um país cinematográfico forte", afirmou.

A capital chinesa, disse Mo, apoiará totalmente criações de alta qualidade, otimizará continuamente o ambiente de desenvolvimento e criará uma plataforma de intercâmbio inovadora. Além de trabalhar com a maioria dos cineastas para promover o desenvolvimento de alta qualidade de filmes chineses, finalizou

O embaixador argentino na China, Niu Wangdao, representou o país de honra do festival de cinema. A vice-diretora executiva da Administração Estatal de Cinema, Meng Xianglin; e o integrante do conselho editorial da CCTV , Fan Yun, também participaram da cerimônia de abertura.

Xi responde a carta de funcionários da área cênica da Montanha Huangshan

China Daily - Esquerda: Hu Xiaochun verifica a saúde de um pinheiro durante uma patrulha na MontanhaAmarela na província de Anhui. Direita: Hu cuida do pinheiro no inverno.

O presidente chinês, Xi Jinping, respondeu no sábado (13) a uma carta de Li Peisheng e Hu Xiaochun, dois funcionários da área cênica da Montanha Huangshan, na província de Anhui, leste da China.

Na mensagem, Xi elogiou os dois por sua dedicação em higienizar o famoso ponto cênico chinês e guardar o marco 'Saudação do Pinheiro'. "Expressei esperança de que eles continuem a servir como modelos para transmitir ativamente a verdade, a bondade e a beleza e espalhar energia positiva", escreveu o líder chinês.

China Daily - Esquerda: Hu Xiaochun verifica a saúde de um pinheiro durante uma patrulha na Montanha Amarela na província de Anhui. Direita: Hu cuida do pinheiro no inverno. 

China apresenta instrumentos de ratificação de convenções de trabalho forçado com a OIT

A China depositou instrumentos de ratificação de duas convenções sobre a eliminação do trabalho forçado junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O representante permanente da China no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra (Suíça), Chen Xu, apresentou os documentos relativos à Convenção sobre o Trabalho Forçado de 1930 e à Convenção de Abolição do Trabalho Forçado de 1957 ao diretor-geral da OIT, Guy Ryder, na sexta-feira (12).

O anúncio foi feito pelo Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social chinês. A pasta informou que as duas convenções, entre as 10 convenções fundamentais da OIT, são os documentos jurídicos internacionais mais importantes na eliminação do trabalho forçado.

Com essas ratificações, a China, um estado-membro fundador da OIT, reforça o compromisso de respeitar, promover e realizar os Princípios e Direitos Fundamentais da OIT no Trabalho, de acordo com um comunicado de imprensa da organização divulgado na sexta-feira.

O Comitê Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional da China ratificou as duas convenções em sua 34ª sessão, realizada em abril. O governo chinês sempre se opôs ao trabalho forçado, e a ratificação das duas convenções demonstra a posição firme na proteção dos direitos e interesses dos trabalhadores e na repressão ao trabalho forçado.

Novo Partido de Taiwan faz contribuições positivas para as relações através do Estreito

Xinhua -  Ma Xiaoguang, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado.

O Novo Partido de Taiwan fez contribuições positivas para promover o desenvolvimento pacífico das relações no Estreito de Taiwan e avançar na reunificação pacífica da pátria. A declaração foi feita pelo porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, Ma Xiaoguang,  neste domingo (14).

Ma fez as observações em resposta à pergunta de um jornalista sobre as comemorações do 29º aniversário de fundação do Novo Partido. Ele destacou que desde a fundação, a sigla assumiu uma posição clara na promoção da reunificação pacífica através do Estreito de Taiwan, defendeu resolutamente o princípio de uma só China e se opôs firmemente à 'independência de Taiwan..

"Acreditamos que o Novo Partido certamente desempenhará um papel importante nas relações através do Estreito nos próximos dias. Com base na adesão ao princípio de 'Uma só China', continuaremos trabalhando com pessoas visionárias na ilha, incluindo o Novo Partido e trabalhar juntos para alcançar a reunificação nacional e compartilhar a glória do rejuvenescimento nacional", acrescentou Ma.

Estação Espacial da China: Como reduzir o ruído dos equipamentos?

Espaço Tripulado da China - Equipamento usado para simular o ruído dentro da estação espacial. 

Nenhum som pode ser ouvido no espaço porque não há meio para ele viajar. Mas dentro da estação espacial chinesa, que atende três taikonautas enquanto eles vivem e trabalham no espaço, o zumbido do equipamento pode ser um verdadeiro incômodo.

Felizmente, o ruído não é um problema. Para fornecer um ambiente de vida tranquilo e confortável para os taikonautas, a equipe de pesquisa na Terra fez um grande esforço. Quando a espaçonave tripulada é lançada no espaço, o ruído fora da espaçonave pode atingir 140-160 decibéis – 110 decibéis é o limiar de dor para o ser humano médio.

Para verificar se o ruído fora da espaçonave afetará os taikonautas e a operação, a equipe de pesquisa desenvolveu um grande ambiente de teste para simular todo o ruído ensurdecedor que pode ser gerado durante o voo e colocou a espaçonave recém-construída no ambiente de teste para uma análise completa.

O módulo de laboratório Wentian tem três áreas de dormir e vários gabinetes para experimentos. Também é equipado com inúmeros aparelhos, incluindo compressores, bombas, ventiladores, refrigeradores para experimentos e instalações de controle para gerenciar a posição da espaçonave. Quando essas máquinas começam a funcionar, elas geram uma grande quantidade de ruído, o que cria um ambiente sonoro complexo.

Os pesquisadores usaram a ciência para destacar todos os equipamentos que são muito barulhentos. Por exemplo, o refrigerador é um dos equipamentos que fazem barulho dentro do módulo Wentian porque possui o maior número possível de funções integradas.

Muitos materiais de redução de ruído não podem ser usados ??para isolamento de ruído no espaço porque podem afetar a qualidade do ar na estação espacial a longo prazo. Os pesquisadores tiveram que projetar uma nova bomba e materiais de redução de ruído.

Como os equipamentos são diferentes em aspectos, incluindo o tamanho, localização e a causa do ruído, a equipe de pesquisa teve que usar diversos métodos para reduzir o ruído, como cobri-los com borracha ou colocá-los dentro de caixas à prova de som.

Graças a esses esforços, o ruído na área de trabalho no módulo Wentian é mantido abaixo de 60 decibéis. São 50 decibéis na área de dormir, o que oferece aos taikonautas um ambiente tranquilo para descansar enquanto continuam seu trabalho no espaço.

Mídia chinesa registra manifestações do dia 11 no Brasil 

As manifestações realizadas por todo o Brasil na quinta-feira (11), quando foi feita a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, foi notícia na mídia chinesa. Confira o vídeo da CGTN

Com informações da Xinhua, China Daily, CGTN e CCTV