CHINA EM FOCO

Separatistas da 'independência de Taiwan' serão punidos pelo governo da China

Governo chinês anunciou uma lista de líderes "obstinados da independência de Taiwan" que receberão medidas punitivistas, além de empresas, instituições e patrocinadores

Créditos: Xinhua - Taipei, capital do território insular chinês de Taiwan.
Escrito en GLOBAL el

Os líderes do movimento separatista do território chinês de Taiwan serão punidos. O anúncio foi feito por um porta-voz do Escritório de Trabalho de Taiwan do Comitê Central do Partido Comunista da China nesta terça-feira (16). 

Integram a lista de "obstinados da independência de Taiwan" que receberão medidas punitivistas Bi-khim Hsiao, Koo Li- hsiung, Tsai Chi-chang, Ker Chien-ming, Lin Fei-fan, Chen Jiau-hua e Wang Ting-yu. Já estavam nesta relação Su Tseng- chang, You Si-kun e Jaushieh Joseph Wu.

O porta-voz explicou que as punições serão adotadas para salvaguardar o desenvolvimento pacífico das relações na região e os interesses imediatos do povo de ambos os lados do Estreito de Taiwan.

Os nomes da lista e os familiares, instituições - entre elas a Fundação de Taiwan para a Democracia e o Fundo de Cooperação e Desenvolvimento Internacional -, empresas e patrocinadores afiliadas a eles, serão responsabilizados por toda a vida de acordo com a lei e estão proibidos de entrar no continente chinês e nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, de forjar cooperação com organizações e indivíduos relevantes e exercer atividades lucrativas. Outras medidas punitivas serão tomadas, informou o porta-voz.

Ministro da Defesa chinês enfatiza coragem e capacidade do ELP para derrotar intrusos

Global Times - O conselheiro de Estado chinês e ministro da Defesa Wei Fenghe

O conselheiro de Estado chinês e ministro da Defesa, Wei Fenghe, disse nesta terça-feira (16) que os militares chineses têm confiança e coragem para derrotar qualquer intruso. Ele também enfatizou a determinação e vontade firmes e a forte capacidade de salvaguardar a soberania nacional e a integridade territoria.

Wei fez as declarações enquanto participava de um fórum de segurança internacional em Moscou (Rússia) por meio de videoconferência. "A China ama e defende a paz e, ao mesmo tempo, defende firmemente seus principais interesses nacionais. Não há absolutamente nenhum bom final para a 'independência de Taiwan' e a interferência de forças externas nunca terá sucesso", afirmoui.

Henry Kissinger adverte os EUA contra mudar sua política de Uma só China

CFP - O ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger fala em um fórum em Cingapura (6/11/18)

O ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, pediu ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden, que seja "cuidadoso" ao lidar com a questão de Taiwan. Ele pontuou que as duas visitas recentes de legisladores estadunidenses ao território insular chinês fizeram Pequim questionar o compromisso de Washington com a política de 'Uma só China'.

As declarações de Kissinger foram feitas durante entrevista ao The Wall Street Journal (WSJ). Ele expressou preocupação com uma potencial crise entre as duas maiores economias do mundo. Para evitar esse cenário, o ex-secretário de Estado estadunidense de 99 anos recomendou que Washington escolha um caminho consistente com sua política de longa data na região chinesa de Taiwan que na avaliação dele tem preservado a paz entre a China e os EUA por 50 anos".

"Deve-se ter muito cuidado, portanto, em medidas que parecem mudar a estrutura básica", afirmou. Kissinger, que desempenhou um papel fundamental na facilitação da China-EUA. cerca de 50 anos atrás, alertou para um perigoso "desequilíbrio" no mundo de hoje ao apresentar seu novo livro, "Liderança: Seis Estudos em Estratégia Mundial", ao WSJ.

O equilíbrio, como ele explicou, tem dois componentes. "Uma espécie de equilíbrio de poder, com a aceitação da legitimidade de valores às vezes opostos. Porque se você acredita que o resultado final de seu esforço deve ser a imposição de seus valores, então acho que o equilíbrio não é possível. Então, um nível é uma espécie de equilíbrio absoluto", disse ele.

O outro nível, disse ele, é "equilíbrio de conduta, ou seja, há limitações para o exercício de suas próprias capacidades e poder em relação ao que é necessário para o equilíbrio geral".

No entanto, Kissinger considerou a abordagem dos EUA à diplomacia em termos missionários, com ênfase na conversão de ideias. "Estamos à beira da guerra com a Rússia e a China em questões que criamos em parte, sem nenhum conceito de como isso vai acabar ou a que deve levar", observou.

O diplomata veterano não ofereceu conselhos específicos sobre como os EUA devem administrar suas relações com a China e a Rússia, mas disse: "Tudo o que você pode fazer é não acelerar as tensões e criar opções, e para isso é preciso ter algum propósito. "

Sistema de partidos políticos da China prosperou na última década

Xinhua - Segunda reunião plenária da quinta sessão do 13º Comitê Nacional da CCPPC foi realizada no Grande Salão do Povo em Pequim, capital da China (7/3/22)

O sistema de cooperação multipartidária e consulta política da China, liderado pelo Partido Comunista da China (PCCh), cresceu com os tempos e tem demonstrado forças distintas. A avaliação foi feita pelo vice-chefe do Departamento de Trabalho da Frente Unida do Comitê Central do PCCh, Chen Xu, em coletiva de imprensa que apresentou um balanço das mudanças e realizações do sistema ao longo da última década nesta terça-feira (16). 

"Um novo modelo de sistema de partido político formado na China tornou-se ainda mais claro em termos de design de alto nível", observou Chen. Ele comentou que a adesão e a melhoria da cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh faz parte da estratégia básica do partido.

Chen descreveu que a estrutura do sistema multipartidário tem sido cada vez mais sólida e extensa, com novas regulamentações e políticas adotadas na última década. Enquanto isso, o consenso político sobre o tema se tornou cada vez mais firme e desempenhou um papel mais eficaz na governança do Estado.

Além do PCCh, há outros oito partidos políticos na China. Indivíduos proeminentes sem filiação a nenhum dos partidos políticos também estão incluídos no sistema.

Seguindo os princípios de coexistência de longo prazo, supervisão mútua, sinceridade e partilha dos tempos difíceis e suaves, as partes criaram em conjunto um sistema de cooperação multipartidária em que o PCCh exerce o poder do Estado e as outras partes participam plenamente na administração estatal.

De acordo com Chen, 29 figuras não pertencentes ao PCCh atuavam como vice-governadores e em outros cargos correspondentes em 31 províncias, regiões autônomas e municípios em todo o país em junho de 2021, e outros 380 eram membros de órgãos de liderança de governos em nível de prefeitura.

Partidos não-PCCh e indivíduos proeminentes sem filiação partidária têm desempenhado papéis positivos na governança do Estado. Eles participaram ativamente do pico de emissões de carbono do país e da campanha de neutralidade, esforços de redução da pobreza e proteção ambiental ao longo do rio Yangtze ."Um novo modelo desenvolvido no solo chinês, o sistema de partidos políticos da China mostrou pontos fortes em vários aspectos", disse Chen.

A Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) serve como um mecanismo chave para a cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh.

Na última década, o Comitê Nacional da CCPPC recebeu mais de 58 mil propostas e arquivou mais de 47 mil peças. Um grande número deles fez parte das políticas e medidas do país, elencou o vice-secretário-geral do Comitê Nacional da CCPPC, Zou Jiayi. 

Zou afirmou que a CCPPC fez grandes esforços para construir um amplo consenso e fortalecer a grande unidade de todos os filhos e filhas da nação chinesa em casa e no exterior.

O sistema de partidos políticos da China é capaz de representar extensiva e infalivelmente os interesses fundamentais de todos os grupos étnicos e setores sociais. Esse modelo evita os defeitos dos sistemas partidários antiquados que representam apenas alguns poucos ou os interesses estabelecidos.

O sistema multipartidário une todos os partidos políticos e não afiliados em direção a um objetivo comum, que é o rejuvenescimento da nação chinesa no presente e mitiga os riscos de supervisão inadequada no regime de partido único, e os problemas de rotação de poder e competição destrutiva entre múltiplos partidos políticos. 

Primeiro-ministro pede que seis grandes províncias ajudem a apoiar a economia nacional

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, pediu nesta terça-feira (16) que seis grandes províncias "assumam a liderança" na estabilização da economia nacional. As províncias são Guangdong, Jiangsu, Zhejiang, Shandong, Henan e Sichuan, que, juntas, representam mais de 40% da economia geral do país, observou Li. 

Essas províncias devem encontrar maneiras de aumentar o consumo, trabalhar para revitalizar os mercados financeiros e restringir os gastos do governo, instou o primeiro-ministro.

Apesar de "um choque inesperado" no segundo trimestre, a economia da China se estabilizou e se recuperou em junho, observou o premiê chinês durante uma videoconferência.

A tendência de recuperação da economia continuou em julho, mas pequenas flutuações permanecem, disse Li. Ele pediu um maior senso de urgência e a consolidação das bases da recuperação econômica.

China anuncia plano de ação para impulsionar inovação empresarial

As autoridades chinesas divulgaram nesta segunda-feira (15) um plano de ação para estimular a capacidade de inovação tecnológica das empresas.

O anúncio do plano de ação 2022-2023 foi feito em conjunto pelos ministério da Ciência e Tecnologia e das Finanças e especifica medidas de apoio em 10 áreas, incluindo o estabelecimento de um mecanismo para que as empresas participem regularmente da tomada de decisões de inovação científica e tecnológica do país .

O documento se compromete a implementar incentivos fiscais para apoiar empresas em pesquisa básica de fronteira. Também exige apoio financeiro, como capital de risco, para inovação empresarial e maior acesso empresarial a recursos de tecnologia científica e cenários de aplicação.

Para facilitar a cooperação internacional, o plano destaca o apoio às empresas na construção de centros de inovação científico-tecnológica no exterior e centros de inovação e empreendedorismo offshore.

As instituições de pesquisa e desenvolvimento, com financiamento estrangeiro, são incentivadas a participar de projetos de ciência e tecnologia do governo, de acordo com o plano de ação.

National Geographic lança documentário sobre vulcão no Festival de Cinema de Pequim

National Geographic Documentary Films - Katia e Maurice Krafft em "Fire of Love".

O documentário da National Geographic, 'Fire of Love' (Fogo do amor, em tradução livre), chegou aos cinemas chineses durante o 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, que teve início na sexta-feira (12) e prossegue até o dia 20 de agosto. 

Dirigido por Sara Dosa, o filme conta a história de dois amantes franceses, Katia e Maurice Krafft, que morreram em uma explosão vulcânica em 1991 e deixaram um legado que enriqueceu o conhecimento sobre o mundo natural.

O longa capturou as imagens de vulcão mais explosivas já registradas. Enquanto isso, conta como o casal mudou a compreensão das pessoas sobre o mundo natural e salvou dezenas de milhares de vidas. 

A diretora Sara Dosa e a equipe de filmagem criam uma celebração lírica do espírito de aventura dos intrépidos cientistas, com base no arquivo dos Kraffts, muitos dos quais não são vistos há quase três décadas.

A exibição de 'Fire of Love' faz parte da popular seção Panorama do cinema de Pequim do festival, que oferece aos fãs sucessos de bilheteria nacionais e estrangeiros recentes, além de clássicos mais antigos, especialmente os raramente vistos na China continental. 

As exibições deste ano incluem filmes do guru grego Theodoros Angelopoulos, a versão do 50º aniversário de "O Poderoso Chefão" e oito filmes IMAX da franquia "Harry Potter". Quando os ingressos foram colocados à venda ao meio-dia de 10 de agosto, a maioria esgotou em poucos minutos.

Com informações da Xinhua, CGTN, Global Times e China.org