CHINA EM FOCO

Xi Jinping visita cidade-chave para a Revolução de 1949

Presidente chinês esteve nesta terça-feira em Jinzhou, na província de Liaoning, nordeste da China, local onde foram realizadas uma das principais campanhas que culminaram na vitória do Partido Comunista da China na Guerra de Libertação

Créditos: Xinhua - O presidente chinês Xi Jinping inspeciona a cidade de Jinzhou, na província de Liaoning, nordeste da China (16/8/22)
Escrito en GLOBAL el

O presidente chinês, Xi Jinping, visitou nesta terça-feira (16) a cidade de Jinzhou, na província de Liaoning, nordeste da China. No local foi realizada uma das principais campanhas militares que culminaram com a vitória do Exército de Libertação Popular (ELP) e na Revolução de 1949, que o povo chinês chama de Guerra de Libertação. Ele esteve no Memorial da Campanha de Liaoshen, onde teve a oportunidade de analisar a história da libertação do nordeste da China.

A Campanha de Liaoshen foi a primeira vitória crucial ELP contra o governo nacionalista do Kuomintang durante a fase final da Guerra Civil Chinesa, junto com as campanhas militares Huaihai e Pingjin. Durou 52 dias, entre setembro e novembro de 1948, e foi um passo importante para a vitória do Partido Comunista da China (PCCh) que culminou com a Revolução de 1949.

Xi também visitou um parque florestal em Jinzhou, onde conheceu os esforços da província para o controle de enchentes e restauração e conservação ecológica. Na ocasião, ele instruiu os funcionários sobre como melhorar o trabalho de controle de enchentes e a capacidade de prevenir desastres naturais. Xi exigiu que as autoridades locais garantam a segurança da vida das pessoas no controle de enchentes e expressou total confiança na revitalização da região nordeste da China.

O nordeste, incluindo as províncias de Liaoning, Jilin e Heilongjiang, foi uma das primeiras regiões da China a se industrializar. As indústrias tradicionais incluem siderurgia, fabricação de automóveis e aeronaves, construção naval e refino de petróleo.

Afligido por uma população envelhecida, redução de investimentos e saída de talentos, o "cinturão da ferrugem" do nordeste começou a mostrar um declínio acentuado nos indicadores de desempenho econômico há seis anos.

Em abril de 2016, o governo central lançou novas medidas para revitalizar a região. Graças às reformas, conquistas de desenvolvimento foram registradas, impulsionadas por um ambiente de negócios melhorado e um compromisso de facilitar ainda mais o acesso ao mercado para investidores estrangeiros.

"A modernização chinesa é uma modernização na qual todas as pessoas desfrutam de prosperidade comum, não apenas algumas."
Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

Em 2020, as três províncias do nordeste alcançaram um crescimento econômico positivo, um sinal da resiliência econômica do país no contexto da pior pandemia do mundo em décadas.

Sanções contra a 'independência de Taiwan' são legítimas, garante o goveno chinês

CFP - Ma Xiaoguang, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, em entrevista coletiva, Pequim, China (27/4/22)

As medidas punitivas do continente chinês contra os separatistas obstinados da 'independência de Taiwan' têm uma base legal sólida e são completamente legítimas, razoáveis e legítimas. A declaração foi feita pelo porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Ma Xiaoguang, nesta quarta-feira (17).

A parte continental da China impôs na terça-feira (16) sanções, entre elas a proibição de entrada de sete defensores da "independência de Taiwan" para salvaguardar o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito.

"Taiwan é parte da China. Qualquer um que ponha em risco a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento não escapará da sanção das leis nacionais", afirmou Ma. Ele comentou ainda sobre a declaração emitida pelo ue o conselho de assuntos continentais de Taiwan, que disse que as sanções são "nulas e sem efeito".

O continente chinês tomará outras medidas necessárias para frustrar resolutamente qualquer tentativa de dividir o país, se a autoridade do Partido Democrático Progressista (DPP) continuar a apoiar os obstinados da "independência de Taiwan", reiterou o porta-voz.

Imprensa chinesa noticia início da campanha presidencial brasileira

A mídia chinesa noticiou nesta terça-feira (16) o início da campanha presidencial no Brasil. Os jornalistas da China classificaram a corrida eleitoral brasileira como a mais polarizada em décadas. Os registros destacaram, em especial, a disputa entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"A disputa coloca um populista nacionalista com uma agenda apoiada por conservadores cristãos contra um ex-líder sindical e presidente de dois mandatos do país (2003-2010), que foi preso por corrupção até que suas condenações fossem anuladas", escreveu a CGTN.

A matéria destaca ainda que Lula tem vantagem de dois dígitos na maioria das pesquisas de opinião para a votação de 2 de outubro, e a vantagem sobre Bolsonaro aumenta nas simulações de um segundo turno esperado para 30 de outubro.

A rede de notícias registrou ainda que na noite de terça Lula e Bolsonaro estiveram na mesma sala da posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para chefiar a autoridade eleitoral do Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo discurso foi marcado por uma defesa enfática da democracia e do sistema eleitoral.

Moraes, destacou a CGTN, declarou que é um orgulho que a democracia brasileira possa apurar e publicar os resultados eleitorais no dia da votação, resultado de um sistema de votação eletrônica que Bolsonaro tem atacado repetidamente. O ministro, um crítico do atual presidente, liderou investigações sobre notícias falsas divulgadas como ferramenta política pelo círculo íntimo de Bolsonaro.

China impulsiona inovação científica em máquinas e equipamentos agrícolas

CFP - A Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS) lançou uma iniciativa para fortalecer a inovação científica e tecnológica em máquinas e equipamentos agrícolas.

A Academia Chinesa de Ciências Agrárias (CAAS, da sigla em inglês) lançou na terça-feira (16) uma iniciativa para fortalecer a inovação científica e tecnológica em máquinas e equipamentos agrícolas.

A medida tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento mecanizado, inteligente e verde da produção agrícola. Além de fornecer um sólido suporte de equipamentos para garantir a segurança alimentar do país e promover o desenvolvimento agrícola e rural de alta qualidade.

Focada em resolver os principais problemas de máquinas e equipamentos agrícolas, a iniciativa pede o aprimoramento da pesquisa científica e tecnológica sobre máquinas agrícolas eficientes, inteligentes e verdes.

Vacina de mRNA desenvolvida em Xangai aprovada para ensaios clínicos

Uma vacina de mRNA Covid-19 desenvolvida por uma empresa em Xangai foi aprovada para ensaios clínicos pelo Centro de Avaliação de Medicamentos da China nesta segunda-feira (15). Com voluntários para a primeira fase de testes já selecionados, a empresa se prepara para a fabricação da vacina.

Fundada em 2016, a Stemirna Therapeutics é a primeira empresa em Xangai a obter aprovação para ensaios clínicos de vacina experimental de mRNA Covid-19.

Ensaios clínicos de Fase I têm sido realizados com 120 voluntários saudáveis ??para avaliar a segurança, tolerabilidade e como a vacina reagirá aos sujeitos. Os voluntários vão receber duas injeções com intervalo de 21 dias entre elas.

China divulga plano de desenvolvimento cultural até 2025

A China divulgou o plano de desenvolvimento cultural para o 14º período do Plano Quinquenal (2021-2025) para promover a cultura socialista e transformar o país com uma base cultural forte. 

O plano classifica a cultura como a alma do país e da governança nacional e observa que sem a prosperidade e o desenvolvimento da cultura socialista, não haveria modernização socialista.

A China pretende ver uma etiqueta social e civilidade aprimoradas, uma causa e indústria cultural mais prósperas, um aumento adicional no apelo da cultura chinesa e uma melhoria adicional no sistema cultural, de acordo com as metas e tarefas estabelecidas no plano.

Lançado em conjunto pelos escritórios gerais do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado, o plano foi elaborado de acordo com o Esboço do 14º Plano Quinquenal do país (2021-2025) para o Desenvolvimento Econômico e Social Nacional e o Objetivos de longo prazo até o ano de 2035.