CHINA EM FOCO

Xi Jinping destaca a meta da prosperidade comum para o povo chinês

Nos meses que antecedem o 20º Congresso Nacional do PCCh, o presidente da China tem visitado várias províncias e durante os discursos sempre destaca o processo de modernização do país centrado nas pessoas

Créditos: Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, acena para os cidadãos enquanto visita um parque florestal em Jinzhou, província de Liaoning, nordeste da China (16/8/22)
Escrito en GLOBAL el

As lideranças do Partido Comunista da China (PCCh) estão em contagem regressiva para o 20º Congresso Nacional do PCCh, que será realizado em novembro na capital chinesa, Pequim. 

O evento é de grande importância para o povo chinês e este ano a expectativa é que marque o início a uma nova jornada de construção abrangente da China em um país socialista moderno.

Nesses meses que antecedem o congresso, o presidente chinês, Xi Jinping, que também é o secretário-geral do PCCh, tem feito várias viagens pela China. Nesta semana, ele está visitando a província de Liaoning, localizada no nordeste do país. Nesta quarta-feira (17) ele visitou a capital, Shenyang; na terça-feira (16) ele esteve em Jinzhou.

Durante os discursos, Xi tem destacado as características essenciais da modernização da China e reiterado o pedido de esforços para revitalizar os locais que visita. Ele ressalta que a modernização no estilo chinês apresenta prosperidade e felicidade comuns para todos, não apenas para alguns.

"Como defendemos e desenvolvemos o socialismo com características chinesas e impulsionamos o progresso coordenado em aspectos materiais, políticos, culturais, éticos, sociais e ecológicos, fomos pioneiros em um caminho novo e exclusivamente chinês para a modernização e criamos um novo modelo para o progresso humano", disse Xi no discurso que fez durante a cerimônia para celebrar o centenário do PCCh, em julho de 2021.

Espera-se que a vigésima edição do Congresso Nacional do PCCh elabore um plano para a estratégia de duas etapas para permitir que o país alcance a modernização nacional básica até 2035 e, em seguida, transforme a China em um grande país socialista moderno e próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo em meados deste século.

Ao transformar a China em um país socialista moderno, o PCCh deixou claro que nenhum grupo étnico ou região será deixado para trás, pois a modernização do país tem o objetivo de promover o desenvolvimento geral do povo e visar a prosperidade comum para todos.

China coordena atuação diplomática em defesa da política de 'Uma só China'

Xinhua - Embaixadores chineses nos EUA, Qin Gang; e na Grã-Bretanha, Zheng Zeguang. 

Desde a visita da presidenta do Congresso dos EUA, Nancy Pelosi, ao território chinês de Taiwan, seguida da viagem de uma delegação de parlamentares estadunidenses à ilha neste mês de agosto, o governo chinês tem articulado a atuação de diplomatas para defender a política de 'Uma só China'. 

Nesta terça-feira (16), o embaixador chinês na Grã-Bretanha, Zheng Zeguang, publicou um artigo de opinião no jornal The Guardian no qual pediu aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha que lidem com os laços com a China com demonstração de respeito e para evitar confrontos.

No texto, Zheng destaca que Taiwan é parte inalienável do território da China desde os tempos antigos e que a 'independência' do território insular significa guerra e levará a um beco sem saída. Ele ressaltou que "o povo chinês protegerá firmemente, a qualquer custo, sua soberania nacional e integridade territorial".

Também na terça, o embaixador chinês nos EUA, Qin Gang,  concedeu um entrevista coletiva que contou com a participação dos principais veículos de comunicação em Washington D.C, entre eles Reuters, Associated Press, Bloomberg, National Public Radio, The Washington Post, The Wall Street Journal, The New Yorker, The Hill, POLITICO, Axios, Defense One.

Qin respondeu a perguntas sobre as relações China-EUA, a questão de Taiwan, relacionadas a Hong Kong e a diplomacia chinesa. 

Sobre a questão de Taiwan, o diplomata chinês destacou que o objetivo de Pequim é alcançar a reunificação pacífica. Qin garantiu que esse é o desejo da China, porque existe a crença de que essa tática serve aos interesses das pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, que são compatriotas. 

"A última coisa que fazemos é brigar com nossos compatriotas. Faremos nossos maiores esforços e mostraremos a maior sinceridade para alcançar a reunificação pacífica. A razão para não renunciarmos a meios não pacíficos para a reunificação não é visar o povo chinês em Taiwan. É dissuadir um pequeno número de forças separatistas e dissuadir a intervenção estrangeira", explicou.

Qin afirmou ainda que para os arranjos após a reunificação, o governo chinês propõe a filosofia de “Um País,Dois Sistemas”, que seria o melhor modelo para Taiwan, mas que serão acatadas sugestões de cidadãos chineses dos dois lados do Estreito. 

"'Um país, dois sistemas' ainda é a solução mais inclusiva para resolver a questão de Taiwan. É uma solução pacífica, democrática e ganha-ganha que mostra nossa boa vontade. Diferentes sistemas políticos não são um obstáculo à reunificação e não são um pretexto para separar Taiwan da China. Portanto, acreditamos que, à medida que a nação chinesa realizar a reunificação, haverá mais espaço e possibilidades para a implementação da solução de Taiwan de 'dois sistemas', destacou.

29 réus em Hong Kong se declaram culpados de subversão

Um total de 29 réus, incluindo Joshua Wong Chi-fung, um instigador dos distúrbios de Hong Kong, se declarou culpado na quinta-feira da acusação de "conspiração para subverter o poder do Estado" na Região Administrativa Especial de Hong Kong da China, de acordo com um jornal de Hong Kong. quadra.

China conecta à rede a maior instalação de computação do tipo contêiner do país

CMG - O Wuhan Supercomputing Center oferecerá poder computacional de 50 petaflops no estágio inicial.

A maior instalação de computação do tipo contêiner da China, o Wuhan Supercomputing Center, foi recentemente conectada oficialmente à rede nacional e está em fase final antes de ser lançada.

Localizado na província de Hubei, no centro da China, o centro oferecerá poder computacional de 50 petaflops no estágio inicial, equivalente a 100 mil computadores de alto desempenho operando simultaneamente, e deverá expandir para 200 petaflops. O poder de computação refere-se aproximadamente à capacidade de processar dados.

A expectativa é que o projeto entre em operação no dia 30 de setembro e fornecerá serviços de suporte de poder de computação para algumas empresas e instituições de pesquisa, incluindo universidades.

Embora seja retardatárioa no campo da computação de alto desempenho, a China agora lidera o mundo com cerca de 35% dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo e tem construído rapidamente uma rede de centros nacionais de supercomputação, onde as pessoas podem usar o poder da computação como um serviço, assim como água e eletricidade.

O 14º Plano Quinquenal do país (2021-2025) define planos para construir 10 sistemas de computação exascale até o final de 2025.

China reforçará apoio ao parto e à paternidade

A Comissão Nacional de Saúde da China, com a colaboração de 16 outros departamentos do governo chinês, emitiu uma diretriz para introduzir uma série de políticas de apoio pré-natal e pós-natal e promover o desenvolvimento populacional equilibrado a longo prazo.

As medidas anunciadas nesta terça-feira (16) incluem serviços de cuidados maternos e de assistência à infância de utilidade pública, políticas de licença maternidade e parental e preferenciais de habitação e tributação e a promoção de locais de trabalho favoráveis ??à fertilidade.

Nos últimos anos, a China tem visto um número crescente de pessoas cobertas pelo seguro maternidade. Em 2021, o número chegou a 240 milhões, 1,5 vezes o de 2012.

A diretriz recém-divulgada estabelece que os governos locais podem explorar maneiras de expandir a cobertura do seguro de maternidade para incluir trabalhadores em empregos flexíveis.

As famílias com mais de um filho podem usufruir de um tratamento favorável no pedido de habitação para arrendamento público (PRH). Isso inclui prioridade para selecionar casas relativamente maiores, tempos de espera reduzidos para PRH e substituição de unidades por outras maiores à medida que a população familiar aumenta.

Até o final de 2021, mais de 1,1 milhão de famílias com menores, 69 mil com três filhos e 23 mil com dificuldades especiais pela perda ou deficiência de seus filhos únicos tiveram acesso ao PRH.

China promoverá exposição que destaca o patrimônio cultural do país

Entre os dias 25 e 29 de agosto será realizada a sétima edição da Exposição do Patrimônio Cultural Imaterial da China na cidade de Ji'nan, província de Shandong, leste do país. O anúncio da data do evento foi feito pelo Ministério da Cultura e Turismo chinês nesta quarta-feira (17).

O tema do evento será "Conectando a vida moderna e florescendo com brilho encantador" e tem a proposta de construir uma plataforma para mostrar os resultados dos esforços de preservação da China, promover esses esforços e orientar o trabalho de proteção futuro.

A exposição será em formato híbrido, com programação presencial e on-line e realizará quatro exposições temáticas e contará com mostras de moda, gastronomia e cultura do chá.