CHINA EM FOCO

Pequim tem melhoria constante da qualidade do ar na última década

Morador de Pequim registra há 10 anos, diariamente, o céu da capital chinesa e constata a evolução da qualidade do ar

Créditos: Global Times - Zou Yi registrou céu de Pequim ao longo de uma década, sempre com o celular na mesma posição no distrito comercial da capital
Escrito en GLOBAL el

Nos últimos 10 anos, desde janeiro de 2013, Zou Yi tira fotos diárias do céu de Pequim no distrito comercial da cidade ( CBD, da sigla em inglês). Ao longo da década ela testemunhou a melhoria da qualidade do ar da metrópole. 

Os registros feitos em 2013 mostravam o céu geralmente cinza. Com o passar dos anos, as fotos comprovaram a mudança gradual da cor do céu de Pequim para azul claro, às vezes cristalino. Zou gravou o céu da capital com o celular todos os dias da mesma posição, uma forma direta e objetiva de testemunhar a mudança, que recebeu muita atenção nacional e internacional.

Global Times - Parte dos registros feitos do céu de Pequim ao longo de uma década.

Em 2012, o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh) foi um ponto de virada e representou o catalisador por trás da iniciativa Bela China e da busca por céu azul, água e solo limpos.

Graças à campanha do país "vencer a poluição do ar", a densidade média do principal poluente PM2,5 em Pequim caiu para 33 microgramas por metro cúbico em 2021, de 89,5 microgramas por metro cúbico em 2013, de acordo com o Ministério de Ecologia e Meio Ambiente chinês.

Em 2011, muitas cidades na China sofreram com fortes smogs, o que desencadeou discussões acaloradas e chamou a atenção da comunidade internacional. 

O monitoramento e publicação do índice de qualidade do ar (AQI) foi o primeiro passo. A China promulgou o "Plano de Ação de Prevenção da Poluição do Ar" em 2013, que foi instrutivo no combate à poluição do ar e viu os efeitos logo depois.

Vencer a batalha para defender os céus azuis tornou-se uma importante decisão e implantação feita pelo 19º Congresso Nacional do PCCh.

Em 2020, a porcentagem de dias com boa qualidade do ar foi de 87% em 337 cidades no nível da prefeitura e acima, um aumento de 5,8 pontos percentuais em relação ao nível de 2015.

Em 2021, Pequim avançou no tratamento da poluição do ar, pois a cidade atingiu o padrão nacional de qualidade do ar. A cidade teve 288 dias de boa e excelente qualidade do ar, 112 dias a mais do que em 2013. O número de dias severamente poluídos durante o verão e o outono foi de oito dias, caindo 86,2% em comparação com 2012, segundo a Xinhua.

A concentração média de PM2,5 na cidade foi de 33 microgramas por metro cúbico em 2021, o nível mais baixo desde que os registros começaram em 2013.

Ao longo dos anos, o presidente Xi Jinping enfatizou o avanço da civilização ecológica em muitas ocasiões. "Águas claras e montanhas exuberantes são bens inestimáveis", as palavras frequentemente citadas têm sido um componente-chave dos pensamentos de Xi sobre o progresso ecológico, segundo a Agência de Notícias Xinhua.

Ao discursar na 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU em setembro de 2020, o presidente Xi disse que a China pretende atingir o pico de emissões de CO2 antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060.

Na 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU em 2021, Xi anunciou que a China aumentaria o apoio a outros países em desenvolvimento para desenvolver energia verde e de baixo carbono e não construiria novos projetos de energia a carvão no exterior.

Conselho de Estado da China atua para fortalecer o mercado de trabalho do país

O governo central chinês intensificou as medidas para criar empregos e estabilizar o mercado de trabalho com a promessa de continuar a concessão de empréstimos para startups elegíveis e trabalhadores autônomos e ajudar graduados universitários e trabalhadores migrantes a encontrar empregos.

Em reunião executiva realizada no dia 13 de julho, o Conselho de Estado, Gabinete da China, adotou uma série de medidas para reforçar o emprego, incluindo uma política para estipular que empréstimos garantidos de até 200 mil yuans (US$ 29.700) serão concedidos a startups elegíveis e autônomos e a famílias, com bonificações de juros a serem oferecidas com fundos do governo.

Durante o encontro foi pedido que os governos locais destinassem fundos para ajudar as bases de incubação de empresas a reduzir os aluguéis e outras taxas para startups.

A reunião ocorreu quando a taxa de desemprego urbano da China atingiu 5,7% no primeiro semestre deste ano, com a taxa de desemprego urbano pesquisada caindo de 6,1% em abril para 5,5% em junho, de acordo com o Escritório Nacional de Estatíticas (NBS, da sigla em inglês).

O Relatório de Trabalho do Governo deste ano estabeleceu a meta de criar 11 milhões de empregos urbanos e manter a taxa de desemprego urbano em ou abaixo de 5,5%.

Enquanto isso, a taxa de desemprego para pessoas de 25 a 59 anos foi de 4,5% em junho, uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a maio e próxima do nível médio do ano passado. 

O porta-voz do NBS, Fu Linghui, disse em entrevista coletiva em 15 de julho que o país mudou a maré para o aumento da taxa de emprego urbano à medida que a economia está se recuperando gradualmente.

O desemprego juvenil continua sendo um grande desafio no mercado de trabalho do país, já que a taxa de desemprego para pessoas de 16 a 24 anos atingiu 19,3% em junho.

Fu atribuiu o aumento do desemprego juvenil ao desemprego friccional – o período de pousio entre empregos sucessivos – já que a maioria dos jovens estava entrando no mercado de trabalho pela primeira vez. Ele sublinhou a necessidade de continuar a dar prioridade à ajuda a grupos-chave, incluindo os jovens, a encontrar trabalho numa tentativa de estabilizar o mercado de trabalho.

A reunião do Conselho de Estado em 13 de julho pediu esforços intensificados para ajudar no emprego de graduados universitários, que totalizou um recorde de 10,76 milhões este ano. 

Durante o encontro foi anunciado que serão implementadas políticas para apoiar a contratação de graduados em indústrias de terceirização. O Conselho de Estado se comprometeu a oferecer serviços de emprego sob medida para graduados que ainda precisam encontrar emprego e realizar programas de obras públicas de forma eficaz.

Também ficou decidida a permissão para que trabalhadores com folhas de pagamento flexíveis ingressem em programas de pensão básica e seguro médico onde trabalham e sejam estendidos os subsídios de seguro social a graduados e àqueles que têm dificuldade em encontrar emprego quando se envolvem em empregos flexíveis.

A chefe do departamento de promoção de empregos do Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social, Zhang Ying, comentou em entrevista coletiva em 22 de julho que ajudar os graduados desempregados a encontrar empregos continuará sendo uma prioridade daqui para frente. Ela afirmou que o governo fornecerá serviços personalizados para graduados desempregados, incluindo aumentar o recrutamento no nível de base e fornecer mais estágios.

MoCA Shanghai realiza primeira exposição de 2022

O Museu de Arte Contemporânea de Xangai abriu a primeira exposição do ano na semana passada. O evento vai até o dia 14 de agosto.

Intitulada 'Huayuan: Back to Nature'(Jardim: de volta à natureza, em tradução livre. Em chinês, huayuan significa jardim), a exposição apresenta as criações de 12 artistas chineses que vêm em várias formas, incluindo pinturas, instalações, pedras e arte em realidade virtual (VR). 

"Da arte tradicional de montanhas e rios a criações contemporâneas dos mesmos temas, os artistas chineses têm contado suas visões e atitudes em relação à vida e ao mundo por meio da representação da natureza. Eles construíram um sistema estético diferente do Ocidente por meio de diálogos entre a Natureza e o mundo espiritual", descreveu a diretora do MoCA Xanghai,  Miriam Sun.

A história de amor que inspira o Festival Qixi

Suara - Niulang e Zhinü, romance celebrado durante o Festival Qixi

O caractere chinês ? ("ai"), que significa amor, é a palavra-chave do Festival Qixi da China. Este evento tradicional tem uma história de mais de dois mil anos e tem origem no conto romântico 'Cowherd and Weaver Maid' (O Vaqueiro e a Fada Tecelã, em tradução livre).

A história relata o romance entre Niulang, uma divindade chinesa que é identificada como a estrela Altair na constelação de Aquila e é o responsável pelos rebanhos celestes; e Zhinü, a deusa da tecelagem e a estrela Vega na mitologia chinesa que era a mais nova das sete filhas do Imperador de Jade e acredita-se que tenha tecido as vestes reais do pai das nuvens.

O Festival Qixi também é conhecido como 'Double Seventh Festival' (Duplo Sétimo Festival, em tradução livre) por ser comemorado no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês, geralmente em agosto. Este ano, o evento será realizado nesta quinta-feira, 4 de agosto. 

Quando os antigos chineses olharam para o céu, descobriram que a Via Láctea parecia um grande rio no céu, que eles chamavam de Rio Celestial. Em cada extremidade do Rio Celestial, estavam as estrelas Altair (Niulang) e Vega (Zhinü).

Segundo a lenda, uma fada dos céus chamada Zhinu se apaixonou por um vaqueiro chamado Niulang, e os dois se casaram secretamente. Isso ofendeu a Rainha do Céu, que os baniu para as extremidades opostas do Rio Celestial. 

Todos os anos, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar chinês, diz-se que um bando de pássaros voa para o céu e forma uma ponte que permite que eles se encontrem. Este conto popular chinês gradualmente se tornou uma história popular entre as pessoas.

O Festival Qixi cai no meio do verão, quando o clima está agradável e o céu está claro e muitas vezes pontilhado de estrelas à noite, dando às pessoas vistas da Via Láctea em todo o país. 

Em razão da lenda de Niulang e Zhinu, as pessoas contemplam o céu estrelado nesta noite, à espera de ver o casal se encontrar na Via Láctea. É costume que as pessoas façam desejos durante o festival.

De acordo com o folclore, as pessoas tinham o costume de colocar lamparinas iluminadas para flutuar no rio para iluminar o céu e ajudar Niulang a encontrar o caminho para Zhinu, por temerem que ele não pudesse ver na escuridão.

Atividades importantes no Festival Qixi incluem adorar os deuses, orar por destreza e competir na costura. As meninas competem para ver quem tem as melhores habilidades de costura. 

Na noite do festival, são oferecidas frutas da estação sob a lua brilhante, feitos desejos enquanto olham para o céu e orações para serem dotadas de sabedoria e destreza no bordado.

De acordo com o costume tradicional Han, uma camada de solo é colocada em uma pequena prancha de madeira alguns dias antes do Festival Qixi. As sementes de milho são então semeadas no solo. Quando brotam brotos verdes, pequenas cabanas modelo, flores e árvores serão adicionadas para fazer com que pareça uma pequena vila com casas de fazenda. Às vezes, feijão mungo, feijão azuki ou trigo são embebidos em uma tigela de porcelana. Quando os botões crescerem alguns centímetros de altura, eles serão amarrados em um pacote com fio de seda vermelho e azul. Esses costumes refletem as esperanças dos povos antigos de ter um bebê em breve.

Os costumes folclóricos do Festival Qixi também incluem secar livros e roupas ao sol, pois a prática pode impedir que sejam comidos por traças. Dizia-se que a porta do céu estava aberta e a luz do sol estava forte no sétimo dia do sétimo mês lunar, quando o Rei Dragão secou suas escamas. Portanto, as pessoas costumavam colocar roupas, colchas e afins sob o sol, enquanto os estudiosos também colocavam seus livros ao sol.

Desfile de moda é realizado em passarela de vidro em montanha

China Daily - Desfile de moda a 1.520 metros acima do solo  (30/7/22)

A montanha Qixing, localizada em Zhangjiajie, na província de Hunan, na área central sul da China, se transformou em uma passarela para um desfile de moda. Modelos que participaram do Concurso Mundial de Embaixadores da Imagem Turística Mundial percorreram uma plataforma panorâmica de vidro localizada a 1.520 metros acima do solo.

Qixing Mountain tem falésias irregulares em quatro lados e é um local onde turistas desfrutam a plataforma panorâmica de vidro e para se sentir como se estivessem nas nuvens com os vales sob os pés. 

China Daily - Desfile de moda a 1.520 metros acima do solo  (30/7/22)

O concurso está na 14a edição e este ano foi realizado no dia 30 de julho. O evento é uma vitrine anual dos setores de turismo, moda e cultura de Hunan.